Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Sarney acusou o golpe

O presidente do Senado, José Sarney, acusou o golpe com a nomeação, pelo prefeito João Castelo, do ex-governador José Reinaldo para a secretaria de Governo do município. Na sua coluna semanal, publicada sempre aos domingos no jornal O Estado do Maranhão, de propriedade de sua família, Sarney destila ódio e rancor contra o que considera seus dois principais adversários políticos no Maranhão: Zé Reinaldo e Castelo. E a junção dos dois ex-governadores de Estado, numa soma de esforços para por fim as perseguições do clã a Prefeitura, fortalecendo política/administrativa o prefeito visando a melhoria da qualidade de vida da população de São Luís e, por outro vértice, a busca da unidade política no intuito de derrotar a oligarquia em 2014 acabou provocando um abalo sem proporções nas estruturas sarneysistas. Foi um duro golpe nos planos palacianos.

Castelo, Zé Reinaldo e Flávio: os adversários

Além de criticar a gestão do prefeito João Castelo por estar asfaltando a cidade (‘lama asfáltica’ segundo sua concepção) e realizando tantas outras obras, como se o governo da filha não fosse o retrato real do abandono e do descaso, Sarney afirma que a ida de José Reinaldo para a gestão castelista é “politicalha, com a nomeação de um prefeito alternativo, como chefe de gabinete” (sic). Vamos entender. Quer dizer que o presidente do Senado considera como algo negativo a decisão de um ex-governador, com larga experiência administrativa e política, mostrando desprendimento de quem já foi chefe de estado para ser apenas um auxiliar no intuito somente de querer ajudar sua cidade? Puro recalque, ou inveja como queiram. Sarney ‘esquece ou finge esquecer’ que o governo Roseana parece mais um rodízio dado a tantas trocas que se realizam para atender meros interesses políticos.

Discurso idêntico

Pior de tudo foi Sarney dizer: “volto a insistir que é preciso não falar em oposição e governo”. Se o que o Governo do Estado faz contra a Prefeitura de São Luís não é oposição, por que tenta, então, a todo custo inviabilizar as obras da administração municipal, a exemplo do que de tudo fez pra impedir o prolongamento da Av. Litorânea e a construção do Hospital Central de Urgência e Emergência sem falar do sequestro dos recursos deixados pelo ex-governador Jackson Lago? Por que não há uma ajuda do governo do Estado em direção à Prefeitura, sendo que o maior parceiro deste é o governo federal através da presidenta Dilma Rousseff, do PT? Curioso nisso é que o discurso de José Sarney está afinadíssimo com o que vem sendo propagado aí por algumas lideranças políticas. Coincidência, não? A rebordosa em forma de chilique de Sarney aponta para os seguintes fatos: que a dupla Zé Reinaldo/Castelo e Flávio Dino é uma ameaça que tira o sono da oligarquia em 2014; define, também, quem serão os alvos do clã nas eleições de São Luís, que mais uma vez será marcada pelo campo Sarney e anti-Sarney.

Deu no Dr.Pêta: ‘Verdadeira Oposição’

Meu amigo, o pessoal do Sarney tá ‘tontinho’ com a ‘incerta’ do prefeito João Castelo ao emplacar o ex-governador José Reinaldo Tavares como seu Secretário de Governo. Foi um ‘golpe’ e tanto, pode crer. Pelo visto, a visão de águia foi muito bem ‘absorvida’ por Zé Reinaldo, que anda enxergando longe, como Zé Sarney. Afinal, teve muito tempo ‘lá dentro’ para aprender e aplicar ‘aqui fora’, depois do importante rompimento de 2006 que levou à vitória da Frente de Libertação capitaneada por Jackson Lago. Foi um passo decisivo, essa união Castelo/Zé Reinaldo, para fazer ‘cair a ficha’ de muita gente que andava por aí se dizendo oposição. Oposição aqui, meu amigo, só tem uma…, é contra o Sarney! Como é que alguém em sã consciência política pode dizer que é oposição, e logo contra Castelo, se o prefeito é boicotado, perseguido e massacrado de manhã, de tarde e de noite pelo grupo Sarney e sua poderosa mídia?! Ele, sim, é o verdadeiro oposicionista. Não fosse, não estaria debaixo desse bombardeio todo. Marrapá! Que ‘diabo’ de oposição é essa, que quer destruir a verdadeira Oposição do Maranhão…, e, pior, sabendo que a eleição de 2012 é a preliminar da eleição de 2014?! Oposição uma ova. Quero ver ganhar eleição de Sarney para o governo do Estado, ainda mais com Lobão como adversário, ‘estraçalhando’ a verdadeira oposição.

‘Oposição a Castelo’?

E tem mais: se não parar com essa idiotice de lançar candidato de ‘oposição a Castelo’, o Sarney ainda pode dar o golpe e tomar a Prefeitura. Reflitam aí, ‘cabeças duras’: Sarney quer ‘quórum’ para levar a eleição para o segundo turno. Fez o jogo nacional, do PT, lançando o vice-governador Washington Luiz, mas o candidato dele e da filha no segundo turno é Tadeu Palácio, que já tem aí o seu grande motivo para ‘abandonar o barco’: a ida de Zé Reinaldo para a Prefeitura. E Sarney está contando, e muito, com essa ‘oposição de meia tigela’ aí para levar a eleição ao segundo turno, com Castelo e Tadeu, que, diga-se, está bem situado nas pesquisas. Já pensou, Tadeu com apoio de Roseana e todo o grupo Sarney no segundo turno?! É parada dura. E aí, meu amigo, se o ex-prefeito ganhar, adeus Corina, pois eles estarão com o governo do Estado, a Prefeitura de São Luís e o Ministério das Minas e Energia em 2014. Brinca com Sarney, brinca, pra ver! (Do Colunaço do Pêta deste domingo no Jornal Pequeno)

Maurício Almeida deve assumir na Câmara

O suplente de deputado federal Maurício Almeida, filho do advogado e presidente do diretório estadual do PSB José Antônio Almeida deve assumir em breve uma cadeira na Câmara Federal. Maurício ficará no lugar do também suplente Simplício Araújo (este ocupa o lugar de Ribamar Alves), que sairá para concorrer a Prefeitura de Pedreiras.

Leis inúteis

Das leis ordinárias sancionadas pela presidenta Dilma entre 8 e 15 de maio, treze tratam do “dia de alguma coisa”. De um abobalhado “Dia do Reggae” a um certo “Dia do Quilo”, entre outras tolices. (Da coluna do Claudio Humberto)

Título merecido

Márcio Jerry, presidente do PCdoB local, receberá, segunda (28), às 11h, na Câmara Municipal, o título de cidadão ludovicense. Natural de Colinas (MA), Jerry chegou a São Luís em 1982 e desde então participa ativamente da vida política da cidade.

‘Em três décadas morando em São Luís participei de incontáveis lutas, sempre pela margem esquerda da vida.

Principalmente de comícios memoráveis com Haroldo Sabóia, Ananias Neto, Aldionor Salgado, Cordeiro Filho, Renato Archer, Zé Mário Ribeiro da Costa. PMDB de oposição,’ relembrou o comunista.

PCdoB recua e caminha para aliança com o PT

Pressionado pelo ex-presidente Lula em São Paulo e pelo PT no país inteiro, o PCdoB está recuando em sua estratégia inicial para estas eleições de priorizar o lançamento de candidatos próprios a prefeito nas capitais.

Em São Paulo, os parlamentares comunistas já dão como certa a aliança em torno do candidato do PT, Fernando Haddad.

No resto do país, só são tidas como absolutamente seguras as candidaturas pelo PCdoB de Manoela D’ávila, em Porto Alegre (RS), e de Inácio Arruda, em Fortaleza (CE). (Poder Online, iG)

Pedro Novais e o “pepino” da CPI

"Pepino maior que o meu"

O ex-ministro do Turismo Pedro Novais (aquele que gastou dinheiro da Câmara em um motel do Maranhão) encontrou Odair Cunha anteontem no cafezinho da Câmara e resolveu puxar assunto sobre as dificuldades de Cunha como relator da CPI mista do Cachoeira:

– Que pepino você pegou, hein? Esse pepino é muito maior que o meu lá no ministério…

Odair concordou. (Por Lauro Jardim)

O esquecido Sarney

Há uns sete ou oito anos, um instituto de pesquisas realizou uma extemporânea sobre candidatos a Presidente da República. Para surpresa geral, José Sarney aparecia muito bem colocado, o que valeu uma entrevista no Programa do Jô Soares. Com a voz embargada Sarney disse “o povo não me esqueceu, Jô”. Com olhar maroto, Jô devolveu de bate-pronto: “Não esqueceu ou não lembrou?”. (Do blog do Fernando Albrecht)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens