Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Culto à submissão

José Carlos Sousa (esq.) e Silva e Sérgio Murilo de Paula Barros Muniz (dir.)

Ninguém sabe o que leva homens que atingem posições decisórias nas mais variadas áreas de atuação a serem submissos a outros. Seria a vaidade? A questão econômica? Ou mesmo o genes da bajulação por terem sido humildes? A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sobre o processo de cassação da governadora Roseana Sarney pode ser considerada um absurdo, mesmo não sendo surpresa para a comunidade. O voto decisório foi dado pelo advogado José Carlos Sousa e Silva, empregado de Roseana Murad, ex-presidente da Fundação José Sarney e que hoje se encontra na condição de juiz eleitoral. Tudo dizia respeito a manutenção do juiz federal Nelson Loureiro no comando da oitiva das testemunhas de defesa da governadora Roseana Sarney e do vice Washington Oliveira que devem ser cassados quando o processo for julgado pelo TSE. O pleno do TRE-MA decidiu que o processo deveria ser devolvido ao juiz Sérgio Murilo de Paula Barros Muniz para que fosse marcada nova data para a audiência das testemunhas. Acontece que por sugestão do ministro Arnaldo Versiani, relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral, o meritíssimo Sérgio Muniz (que tem o pai como secretário do governo Roseana) tinha sido substituído pelo juiz Nelson Loureiro pelo simples fato de, no ano passado, ter deixado o processo engavetado por dois meses, atrasando o seu andamento, como quer Roseana Sarney. Agora, tudo volta para sua excelência Sérgio Muniz que disse que nem sabia que ia receber o processo de volta. Assim é o TRE -MA. Sua composição está por demais equivocada.

Escola Fechada

Na sua política de travar o acesso dos jovens a escola pública, o governo da oligarca Roseana Sarney fechou o colégio Almirante Tamandaré, no bairro da Cohab, em São Luís. Agora a escola é apenas um anexo do Cintra, controlado pela Fundação Nice Lobão. Isso sim, é que é governar para o povo. Quem mandou vender o voto? Bem feito.

Só de helicóptero

O suplente de senador Edinho Lobão, que se encontra no lugar do pai (ministro Edison Lobão) no Senado, está construindo um heliporto na área de sua emissora (TV Difusora) na avenida Camboa, em São Luís. Isso para não pegar engarrafamento nas ruas e avenidas da cidade, ainda mais depois daquele acidente que quase o faz falar pessoalmente com São Pedro. Agora é Edinho e uma porção de gente voando pelos céus da Ilha nos seus helicópteros. (Notas extraídas do Jornal Tribuna do Nordeste do editor José Gomes)

Promessa de Edinho

Falando nisso, o senador Edison Lobão Filho (PMDB), durante entrevista concedida no dia 4 de junho de 2011 ao programa ‘Algo Mais’ (reveja aqui), apresentado pela esposa Paulinha Lobão na TV Difusora (filiada SBT), depois de falar pela primeira vez sobre o grave acidente de trânsito que sofreu na estrada (MA-202) entre os municípios de São Luís e Paço do Lumiar quando seu veículo foi atingido por uma camionete, prometeu que construiria, através do grupo Difusora, uma UTI para crianças na Santa Casa em São Luís. Até hoje não se tem notícia de nenhum leito construído no hospital. Promessa é dívida Edinho.

72, Noves fora Zero

Essa aqui foi enviada por um leitor do blog: “Setenta e dois (72) é um número cabalistico! Sete mais dois (7+2= 9 (noves fora Zero). Vinte e sete (27) é a colocação do Maranhão no rol dos estados com desempenho em IDH. Setenta e dois era o número de Hospitais que o governo do Estado promete para a população de analfabetos nos municípios, para atender a demanda da Saúde. Vinte e sete seria o dia fatídico em que os testemunhos de Roseana deporiam no TRE-MA, mas o cabalístico de Codó recebeu a mensagem do além e adiaram por tempo indeterminado os tais depoimentos. Pelo que parece, tudo pode ser noves fora zero. Isso é que é ser cabalístico”. Muito bom.

Muito jogo pela frente

Ainda tem muito jogo pela frente para o candidato da oligarquia Sarney, o vice-governador Washington Oliveira vencer no PT. Pela tese de prévia indireta, o candidato do PT (Bira ou Washington) será escolhido pela maioria dos votos de uma espécie de colégio eleitoral formado por 264 eleitores, dos quais 44 são membros do Diretório Municipal e 220 delegados escolhidos entre os filiados de São Luís (cerca de 4500 filiados).

Derrotados novamente?

O jogo é parecido com a campanha de governador de 2010, quando o PT do Maranhão decidiu, por 87 votos contra 85, rejeitar aliança com o PMDB de Roseana e apoiar a candidatura de Flávio Dino ao governo do estado. O grupo liderado por Washington, que defendia uma coligação PT/PMDB em torno da candidatura de Roseana ao governo, foi derrotado por uma diferença de dois votos (do total de 175 delegados).

Esperança

Apesar da chantagem, compra de filiados, empregos no governo, ou seja, todo apoio da máquina do Estado, Roseana, Washington e os sarnopetistas acabaram derrotados. Foi necessário o presidente Lula determinar a intervenção do Diretório Nacional para reverter a decisão do PT no Maranhão de não apoiar a reeleição de Roseana. Portanto, não é impossível impor mais uma derrota a oligarquia, mesmo sabendo das dificuldades, uma vez que é mais fácil comprar 264 petistas do que 4500. Vá em frente Bira.

PPS com Dino

Não será surpresa alguma o apoio do PPS a uma eventual candidatura do presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB) a prefeito de São Luís, caso o comunista decida mesmo por disputar a eleição de outubro próximo. O PPS, hoje na base do prefeito João Castelo (PSDB), fez o mesmo na eleição para o governo do estado em 2010, quando aos 45 minutos do segundo tempo deixou de apoiar Jackson Lago para marchar com Flávio. Anotem aí.

DCE sarneysista

Enquanto a juventude do Maranhão e de todo país pede Fora Sarney e Cassa Roseana, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai na contramão da luta da classe. A foto acima registra membros do DCE visitando o deputado sarneisista Roberto Costa (PMDB). Para quem não lembra, Costa e o grupo Sarney cooptaram toda a direção do Diretório da UFMA. Uma vergonha ver estudante se vendendo por poucas migalhas. O que já foi e o que é hoje o movimento estudantil do Maranhão… É muita turma de pelego por aí!

Queda de Aluísio

Informações de bastidores dão conta de que o secretário de Segurança do Estado, o agente da Polícia Federal Aluísio Mendes deve mesmo ser exonerado do cargo. Para o seu lugar, estaria sendo cogitado um coronel do Exército indicado pelo senador João Alberto. Vale aguardar e conferir.

‘Levo porrada por ele’

O deputado federal Weverton Rocha disse que a definição de quem comandará o PDT do Maranhão sairá depois do Carnaval. “O que a Direção Nacional decidir vamos acatar”, declarou Rocha ao blog. O deputado disse ainda que suas divergências com o médico Igor Lago, filho do ex-governador falecido Jackson Lago, é apenas no campo político. “Se eu encontrar o Igor na rua, ele pode ter certeza que levo porrada por ele assim como levei pelo seu pai”, afirmou.

Onças na Beija-Flor?

Por que será uma camisa da escola de samba Beija-Flor, que homenageará no carnaval deste ano os 400 anos de fundação de São Luís, tem duas onças? Onde é que tem onças em São Luís? Tem, sim, é Babão, Bobão e Godão. Ou será que são as milhões de ‘onçinhas’ que receberam do governo Roseana?

Aniversário de ‘Bob’

Blogueiro Robert Lobato (esq.) ao lado dos também blogueiros do JP Ricardo Santos (dir.) e Jully Camilo (centro)

Quem aniversariou neste domingo (29) foi o colega blogueiro de JP, Robert Lobato. Dono de um dos espaços de maior credibilidade na internet e com uma visão analítica apurada sobre política, Lobato é detentor hoje de um dos blogs mais acessados e respeitados do Maranhão. Portanto, aproveitamos a data festiva para desejar ao amigo muitos anos ainda de vida e mais sucesso no seu blog. Parabéns ‘Bob’!

Da lenha à internet

O desenho da capa do novo CD do maranhense Zeca Baleiro, que vai se chamar “O disco do ano”, será escolhido em votação na internet. A eleição começa segunda. A Som Livre prepara o lançamento para março. (Coluna Ancelmo Góis)

Reconhecimento

O blog do Elias Lacerda (Portal AZ) foi premiado com o troféu “Marcas do Coração”. Promovido pela empresa R5, o evento aconteceu no Lions Clube de Timon, no centro da cidade. Na oportunidade vários segmentos do empresariado local foram também agraciados com o prêmio. O semanário O Timonense, onde Elias responde por sua editoria, foram outros contemplados na solenidade. Este blog parabeniza o colega, dessa forma, pela honraria mais do que merecida.

Boicote à TV Cidade

Policias Militares decidiram não dar mais entrevista ao programa “Qual é a Bronca”, da TV Cidade (Rede Record) até que o mesmo volte a ser apresentado pelo jornalista Osvaldo Maia. Devido o apoio dado por Maia ao movimento paredista dos militares, o governo do Estado pediu seu afastamento da emissora. A retaliação do Grupo Vieira da Silva ao jornalista foi imediata: deram-lhe férias e o tiraram do ar. Bom, vamos ver se o boicote é capaz de reverter a medida equivocada.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens