Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Dia histórico para as oposições na cidade de Timon

A caminhada das oposições para chegar ao governo em 2014 foi iniciada nesta sexta-feira (12), na cidade de Timon, com um evento que reuniu os maiores expoentes oposicionistas no Estado. O ato político foi articulado pelo deputado estadual Luciano Leitoa (PSB). De acordo com o parlamentar, foi um momento importante e histórico na política maranhense tendo vista que as lideranças de oposição tinham o costume somente de se reunir em véspera de eleição. “A idéia é que a partir de agora estes encontros sejam realizados em todo o Estado”, disse Leitoa.

Presentes em Timon estavam o ex-deputado federal e presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), os deputados federais Domingos Dutra (PT), Carlos Brandão (PSDB), o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), os deputados estaduais Rubens Júnior (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT), Gardênia Castelo (PSDB), Cleide Coutinho (PSB), Neto Evangelista (PSDB), os suplentes de deputado federal Weverton Rocha (PDT) e Simplício Araújo (PPS), o presidente estadual do PPS, Paulo Matos, os prefeitos de Caxias, Humberto Coutinho, de Porto Franco, Deoclides Macêdo, e de Matões, Suely Pereira, ambos do PDT, o ex-vice-governador Pastor Porto e a ex-candidata a vice-governador Miosótis Lúcio, do PPS, o ex-prefeito e ex-deputado Chico Leitoa (PDT), entre outras lideranças.

Em seu discurso, Flávio Dino, pretenso candidato a governador do Estado, destacou a importância do encontro e pregou a unidade das oposições já nas eleições municipais com vista, segundo ele, ao projeto maior de 2014. “A jornada até a vitória do povo maranhense em 2014 começa aqui em Timon neste já histórico dia 12 de agosto de 2011”, afirmou o comunista.

Ministro Geni

Um dos grampos da PF na investigação de fraudes no Ministério do Turismo chamou a atenção pela ironia do então segundo homem na hierarquia da pasta, Frederico Costa. Num papo com um amigo, Costa se queixou assim da imprensa:

— Olha, compra aí qualquer revista para ver. Até Pesca & Cia. tá batendo no ministro (Pedro Novais). A Cães e Gatos tá batendo, Casa e Jardim, Focinhos… aquela de cachorro… também bate. Vou te falar: até ‘Palavras cruzadas do Picolé’ tem uma notinha contra.

Aliás… Tem culpa eu? (Coluna do Ancelmo Gois)

O golpe do celular

Sarney foge dos jornalistas

Pelo segundo dia consecutivo, José Sarney escondeu-se atrás do celular, fingindo que falava ao telefone, para evitar os jornalistas. Até a revelação dos esquemas no Turismo, Sarney concedia entrevistas diárias em que falava sobre quase tudo.

A última vez em que recorreu ao celular para escapar das perguntas foi durante a crise do Senado, em 2009. (Por Lauro Jardim)

Oh, sorte!

A avaliação dominante é que o ministro Pedro Novais (Turismo) ficou mais forte depois da Operação Voucher. As denúncias, anteriores à sua gestão, geraram uma rede de solidariedade e ele poderá agora montar a sua equipe. (Ilimar Franco)

Carro cai em cratera aberta pela Caema

Um carro caiu em uma cratera no cruzamento da Rua Militar com a Travessa Militar, no bairro do Cruzeiro do Anil. O flagra foi registrado poucos minutos após o incidente. Vale o registro para mostrar o desserviço prestado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, pior instituição pública do estado e que tem sido campeã do número de reclamações por parte dos maranhenses.

As escavações provocadas pela CAEMA tem sido uma constante na cidade e tem causado sérios problemas. A camada asfáltica é retirada e ficam os buracos que posteriormente são armadilhas para transeuntes e motoristas.

Na rua Sarney Filho, no bairro João de Deus, por exemplo, a empresa fez uma escavação no final de 2009 e até presente data o asfalto não foi recolocado pela Caema e a rua está intransitável. (blog do Hilton Franco)

Duelo de Titãs

Na disputa para o ministro do Turismo, a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP), suspeita de embolsar parte dos R$ 9 milhões para projetos fajutos da ONG Ibrasi, perdeu para Pedro Novais, indicado pelo líder do PMDB, Henrique Alves (RN). (Claudio Humberto)

Viatura é flagrada apanhando alunos

Segundo denúncia enviada por um leitor ao blog ([email protected] e [email protected]) que preferiu não se identificar, por volta das 13h30 de ontem, uma viatura da Polícia Civil foi flagrada apanhando alunos na porta de uma escola no bairro do Anil, em São Luís. Ainda de acordo com o denunciante, o carro estava sendo dirigido por um superintendente de policia civil da capital. Não se sabe ao certo se o procedimento é correto ou não, no entanto é costume ver veículos não só da Polícia, mas diversos órgãos e instituições realizando este tipo de prática. Veja acima as imagens que mostram o momento em que a viatura está parada em frente ao colégio. Com a palavra o secretário de Segurança Aluísio Mendes.

Nota: (12h42). O delegado Sebastião Uchoa, Superintendente de Polícia Civil da Capital, entrou em contato agora há pouco com o blog afirmando que realmente fez a busca da sua filha no colégio usando o veículo da polícia, conforme denúncia enviada por um leitor. No entanto, ele esclareceu, de forma muito gentil e cortês, que a viatura que utiliza faz uso da mesma 24 horas por dia para o desempenho das suas funções e que por motivo de segurança apanhou a filha na saída da escola. “Pela função que ocupo, certamente ela nos traz muitos riscos em face daquilo que enfrentamos. Temos aí o exemplo do que aconteceu com a juíza Patricia Acioli, assassinada na porta de casa em Niterói. Então para proteger e resguardar minha família faço esse tipo de acompanhamento a fim de evitar qualquer risco a eles”, explicou o superintendente Sebastião Uchoa.

Explicado

Está explicado todo o jogo de cena da governadora Roseana Sarney e o proselitismo político de seus auxiliares com a farsa do suposto embargo da Prefeitura de São Luís às obras da Via Expressa. O escopo de todo esse “celeuma”, como definiu Roseana a questão, tem apenas uma motivação: colocar o secretário de Infraestrutura, Max Barros, em evidência, uma vez que a governadora acaba de anunciar Barros como o candidato do grupo à Prefeitura de São Luís. Por isso as aparições à exaustão e os discursos políticos do secretário durante os últimos dias posando de vítima e de homem sério e trabalhador nos meios de comunicação da família. Resta saber se o senador João Alberto e outros membros do clã aceitarão a decisão tomada pela governadora.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

12 respostas para “Notas Rápidas”

  1. Brígida Carvalho Lopes disse:

    Senhor John Cutrim,
    Por pressuposto, um blogueiro de tamanho espaço como o senhor, deveria saber o que diz o Estatuto da Criança e Adolescente quanto às publicações de fotos de crianças ou adolescentes (como foi o fato da “denúncia” das viaturas) na internet. Foi lamentável o uso daquela imagem como argumento, já que com tanta segurança e notoriedade suas publicações são postadas.Estamos todos carecas de saber que o Dr.Uchôa é alvo de muitas investidas daqueles que não o querem assumindo cargos ou fazendo seu trabalho. Me espanta um cidadão normal saber que o carro é uma viatura e ainda saber quem está dirigindo(pela foto o carro deve ter película muito forte), só se a pessoa saber por osmose. O que nos leva a perceber que muitos ainda tentam atrapalhar o nosso Superintendente que tanto zela pela Polícia Civil e a sociedade.

  2. Funcionário Público disse:

    Se o Delegado Uchoa pode buscar seus filhos na porta da escola por causa de sua profissão, então teremos uma constante peregrinação de todos os policiais com o mesmo direito, ou seja, haja viatura para atender a demanda e depois vem apergunta: E o cidadão como fica? E quem é piloto de helicóptero, vai com ele? Lulu, vc vai como?
    Essa É NOSSA SEGURANÇA PÚBLICA.

  3. Lucas Mirante de Almeida Carceres disse:

    Se o Dr.Uchôa fosse um policial que vive no ócio, não desempenha a sua ação não precisaria ter esse cuidado com a família.Mas como sabemos além de ser contra os que mamam nas tetas do governo, preguiçosos e corruptos, ele tem toda a razão de ter essa atenção dobrada. E entendo como viatura aquela caracterizada…Já a da imagem foi escolhida para uso do Superitendente.

  4. Perdão pela minha limitação, mas a pessoa que enviou o e-mail para o bloguista deve ser na certa um frustrado ou um possível investigado pelo Delegado Uchoa, já que este historicamente goza de uma credibilidade social e dentro da instituição do qual pertence, pelos relevantes serviços prestados ao Maranhão e à Polícia Civil, como pessoa ímpar em diversas linhas de trabalhos prestados. A este, o Maranhão e o Pará e a todas suas crianças, “devem” (no bom sentido) o orgulho de ter sido o responsável pela identificação e prisão do maior serial killer do país: Francisco das Chagas nos inúmeros casos relacionados com as matanças das crianças no epitetado “caso dos meninos emasculados”, isto sem falar de outros grandes feitos, os quais, se enumerados, com certeza, verificar-se-á o quão pequena e de tamanha inversão de valor de debilidade de caráter ou personalidade, pode-se atribuir ao “denunciante”. Isso tem coisas de pessoas que têm “medo” do Dr. Uchoa já que esse homem sabe de mais, com certeza…

  5. raimundo beleo disse:

    John esse superitendente está a frente de uma investigação sbre uma perigosa quadrilha gestada dentro do sistema penitenciário, com atuação também fora dele, inclusive envolvido na morte de presos denunciada também pela OAB , eouvidoria de segurança pública, portanto deve se resguardar, e por como cidadão entendo o uso da viatura. É bom lembrar que a policia civil indiciou agora o ex secretário Carlos James, ag apenitenciário, afastado , o carlos james foi indiciado pelo caso do furto do dinheiro do Funpen, que sumiu do cofre da secretaria. É preciso saber se é verdade que carlos james está recebendo dinheiro pela VTI, SEGUDO SE COMENTA o msmo valor que recebia enquanto subsecretário.

  6. não concordo:informo ao dignissimo dr ochôa que não compete ao sr julgar a sua segurança,isto é feito atráves de oficio os orgãos o sr conhece, se for assim todos tem direito , ou é preciso escrever uso exclusivo em serviço.

  7. Jose Trombeta disse:

    BRigida, deixa de ser puxa-saco de poilicia… Vai procurar trabalhar,,,

  8. PROF. TÉCIO LEITE disse:

    ACHO O DR. UCHOU UM GRANDE E COMPETENTE DELEGADO, MAIS NESSA ELE ESCORREGOU E FEIO. SE É NECESSÁRIO A SEGURANÇA DE SUA FAMILIA, ENTÃO O GOVERNO DO ESTADO DEVE PROVIDENCIAR UM POLICIAL PARA FAZER ESSA SEGURANÇA.
    E FOI MUITO HONESTO EM ADMITIR O ERRO.PARABENS DR. UCHOA

  9. valdomiro Araújo disse:

    Companheiro o PPS não está assim tão preocupado em fortalecer a oposição nos municípios pelo menos é o que desmostra, com a visita de lideranças do partido a Cantanhede, onde segundo membros do partido estava presente, Miosótis lúcio candidata a vice-gorvernadora na chapa do PCdoB de Flávio Dino na eleição de 2010, na ocasião em que esteve na casa do prefeito teria entregue o partido nas mão do mesmo o Kabão do DEM aliado de Rosena sarney, o Partido fica agora liderado pelo ex-vereador Jacó, aliado de Kabão que deixa o PHS, que estaria caminhando para os braços de Hildo Rocha.

  10. Roberto Carlos disse:

    Essa pessoa que está dizendo que carlos james fora indiciado no caso furto do fumpem, deve ser um dos pucha saco do uchôa…pois realmente carlos james fora indiciado, mesmo estando a aproximadamente há 11 meses exonerado do cargo… isso só pode ser para prejudicá-lo, mas de nada vai adiantar… certo mesmo é usar os carros oficiais em benefício próprio…

  11. Ao analfabero do “Roberto Carlos”, robô do psicopata do “JB”, “FUMPEM”, não se escreve com “m”, rsssss…Enquanto vcs ladram, Dr.Uchoa vai passandoooo, invejosossss…e se pensarm que vão derrubar Serejo e Fredson, estão enganados, ainda vou sair desse meio…se Deus quiser….

  12. GHANDY disse:

    É lamentável a maneira como acontecem as coisas nesse país! O trabalho do Jonh Cutrim foi louvável, até mesmo porque temos o direito-dever de fiscalizar a atuação de nossa Administração Pública.
    Contudo, verificamos com a resposta do Dr. Sebastião Uchôa, que por sinal é um policial que não tem nome envolvido em escândalo nenhum, uma conduta acertada. Até mesmo porque assim como ele desempenha uma função de risco, deve ter prerrogativas que subsidiem sua segurança e da sua família, que é o caso de nossos políticos (eles possuem todas aquelas preerrogativas de função em decorrência da exposição que devem assumir (pelo menos deveriam)). A Polícia Civil do Maranhão está com um déficit muito grande em vários setores, contudo, devemos nos organizar para exigir as coisas certas. Que tal se nos organizassemos para pressionar o Governo do Estado fornecer condições mínimas para tanto delegados como agentes trabalharem? Ou mesmo largar de influenciar a própria Secretaria de Segurança Pública de maneira equivocada, ou seja, com fins próprios de política e não garantia da Ordem Pública. Que tal se exigirmos uma posição do Estado para por fim nessa greve dos delegados de polícia que dura mais de 2 meses?
    O espaço democrático se faz dessa maneira, porém é lamentável como pessoas como o tal de José Trombeta, acima citado, que simplesmente ofende a conduta reprimida e não justifica com nada. Vamos crescer e amadurecer para que este espaço não vire uma bagunça, que certamente deve ser na casa dessa pessoa!
    Um grande abraço aos que contribuem para uma democracia justa e correta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens