Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

PSOL São Luís tem nova direção

O Diretório Municipal do PSOL em São Luís tem nova direção. Ela foi aclamada por unanimidade em participativa plenária dos militantes do partido na noite da última terça-feira (10/8), no auditório do Sindicato dos Bancários.

O militante do movimento popular da área Itaqui Bacanga, oriundo do movimento de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, Jean Gaspar, foi eleito o presidente municipal do Partido Socialismo e Liberdade na capital maranhense.

“Estamos colocando à disposição dos movimentos sociais uma alternativa para aqueles que ainda acreditam que é possível fazer política de forma diferente”, discursou Jean Gaspar. Junto com ele, foi eleita a direção municipal do partido, que será composta por mais oito membros.

Entre eles, o ex-vereador Luiz Saboia e sindicalista urbanitário, vice-presidente municipal; o jornalista e professor Franklin Douglas, secretário-geral; o advogado e ex-secretário adjunto de Minas e Energia, Lamartine Serra, tesoureiro; a advogada Mari Silva Maia, secretária de organização; a universitária de Serviço Social da UFMA Aline Maria, secretária de Direitos Humanos; a servidora pública Vicemir Fontenelle, secretária de formação; o estudante de Comunicação da UFMA Neuton César, secretário de Comunicação e o acadêmico de Enfermagem da UFMA Clístenes Mendonça, secretário de movimentos sociais.

A reunião do partido que elegeu a nova direção municipal foi concorrida. Participaram filiados de diversas áreas de atuação, a exemplo do movimento sindical bancário, com Enock Bezerra e Claudemir Oliveira – fundadores nacionais do partido; movimento sindical dos servidores municipais, com Denise Albuquerque; movimento sindicado movimento cultural, com Silvio Serra (Boi Pintado), Aru Sanfoneiro e Francisco Assis (músicos); militantes do movimento popular da área Itaqui-Bacanga, Sacavém, São Raimundo; militantes do movimento estudantil da UFMA e de juventude, comerciários e diversos profissionais liberais.

Vereador diz que governo deveria dar bom exemplo

Em discurso na Câmara Municipal, o vereador João Batista Matos (PPS) afirmou que é contraditório apontar o prefeito que fez as avenidas Santos Dumont, Carlos Vasconcelos, Mauro Bezerra, Bernardo Coelho de Almeida e Parque Vitória de ser contra a Via Expressa anunciada pelo governo do Estado.

“Ao realizar estas obras, Castelo mostrou que sabe que o investimento viário em São Luís é prioridade e isso derruba qualquer acusação de que ele seja contra uma via que é anunciada com o mesmo objetivo. Agora as leis municipais devem ser respeitadas hoje e amanhã”, ressaltou.

Batista Matos lembrou que o cumprimento das leis não pode ser visto como perseguição política. “O presidente do Crea e o prefeito João Castelo são acusadas de estarem perseguindo o governo politicamente só por exigirem as licenças legais para uma obra de tão grande porte. Um exagero, pois qualquer reforma que um cidadão deseja fazer em seu imóvel precisa das devidas licenças. Porque que só o governo, que deveria dar bom exemplo, não deve respeitar estes critérios?”, questionou o vereador.

Artimanha: Uniceuma teria nadadores do Fluminense no Jums

Anualmente, o ex-senador Mauro Fecury realiza jogos de basquete e vôlei para reunir amigos em confraternização. Este espírito não vigora, no entanto, quando se trata de competições esportivas das quais participam o Uniceuma – centro universitário por ele criado. Comenta-se que nadadores do Fluminense (RJ) estariam matriculados nessa instituição para, como alunos, participarem dos Jogos Universitários Maranhenses de 2011. Esse seria o caminho mais tranquilo para classificar a equipe de natação para as Olimpíadas Universitárias Brasileiras, que ocorrem em Campinas (SP), no fim do ano. Será que o ex-atleta Mauro Fecury sabe disso?

Escola do Estado em abandono

Este é mais um triste retrato da educação no governo Roseana. O Colégio CAIC, da rede estadual no município de Viana, está em ruínas, completamente abandonado pelo governo do Estado. As paredes da escola estão todas deterioradas, os banheiros entupidos e a quadra na iminência de desabar em cima dos estudantes. Para piorar, as instalações ainda servem de esconderijo de marginais e drogados. Assista ao vídeo acima postado no blog Vianensidades que mostra a triste realidade do colégio. E assim vai o ‘melhor governo da vida’ de Roseana e o pior de toda história dos maranhenses.

Opositores do Maranhão promoverão fórum em Timon

Os partidos de oposição em Timon se reuniram na última quarta-feira para definir as estratégias de organização do I Fórum das Oposições Maranhenses que será realizado no dia 12 de agosto na cidade. Os partidos que estão à frente do movimento são o PSB, PC do B, PCB, PDT, PSDB, PSDC, PT, PTC, PEN (em fase de estruturação), que se agregarão ao movimento entidades civis, sindicatos, ONG’s, associações e a sociedade civil organizada.

Segundo entendimento destes partidos, Timon apresenta as condições necessárias para sediar este primeiro fórum no Maranhão, pois o município é um exemplo de crescimento da prática oposicionista a sucessivos governos que abandonaram o estado, relegando o Maranhão a um dos estados mais pobres da nação.

Segundo os organizadores do I Fórum das Oposições Maranhenses o objetivo principal dos partidos que participam desta iniciativa é discutir a unidade das oposições, evitando a dispersão dessas forças nos municípios em 2012, pois, na avaliação deles, em 2014 a unidade dessas siglas será fundamental para a retomada do poder no estado, que em passado recente foi governado pela oposição, que teve em Jackson Lago sua grande liderança. (Blog do Elias Lacerda)

Romário zangado

Muita gente reclamou do comportamento do deputado Romário durante sua presença em São Luís no último sábado no jogo beneficente no Nhozinho Santos. O “Peixe” não estava pra brincadeira. Primeiro destratou dos fãs que queriam tirar foto. Não pousou com ninguém. Depois meteu a mão em microfones de repórteres que queriam entrevistá-lo. Não foi nada cordial o velho atacante. No jogo foi a palhaçada que alguns viram no estádio. (Jornal Tribuna do Nordeste)

Ato público reúne milhares de estudantes

O Movimento Estudantil Independente (MEI) e a Central Estudantil (CES) promoveram na tarde desta quarta-feira (10), na Praça Deodoro, um ato público em comemoração ao dia do estudante. O evento, que contou diversas atrações culturais, reuniu uma multidão de estudantes.

Durante o evento, as duas entidades apresentaram algumas metas pleiteadas para a classe, como a criação da Central da Meia Entrada – um ponto fixo para vender ingressos de eventos  -, estender até às 20 horas a venda de crédito nos terminais (atualmente funciona somente até as 17h), aprimorar o sistema de venda de crédito pela internet, implantação de banda larga gratuita para todos os estudantes dentro de escolas e universidades e uma campanha contra a cobrança de taxas abusivas feitas por faculdades particulares.

A presidente da CES, Clarissa Almeida, que recentemente assumiu a entidade e já vem desempenhando um bom trabalho, disse que a Central encapará uma série de atividades na busca desses benefícios para os estudantes. “Não é admissível, por exemplo, que existam vários pontos para a venda de ingressos de meia entrada. Nossa luta a partir de agora é que seja criado para isso um ponto fixo em São Luís”, afirmou.

O presidente da MEI, Victor Fontenelle informou que as propostas já foram a apresentadas a Prefeitura de São Luís. “Recebemos uma sinalização positiva da administração municipal, ao contrário do governo do Estado, que até agora não nos deu nenhuma posição”, assinalou.

Ex-ministro teme que Dilma não conclua mandato

O ex-ministro José Dirceu manteve em Brasília conversas reservadas com dirigentes e políticos aliados, como o senador José Sarney, além de lideres partidários. Para um dos senadores do PMDB com quem conversou, Dirceu está “apavorado” com erros da presidenta Dilma no relacionamento com partidos e o Congresso. O ex-ministro deixou claro aos interlocutores o seu temor: que Dilma não conclua o mandato. (Claudio Humberto)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens