Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Protesto no lançamento do livro de Sarney?

O blog tomou conhecimento de que vários manifestantes poderão realizar um protesto durante o lançamento da biografia autorizada do ex-presidente da República e atual presidente do Senado, José Sarney, que ocorrerá nesta segunda-feira (18) em São Luís. O evento, que contará com a presença de Sarney, está marcado para às 18h, na praça de lançamentos do São Luís Shopping, ao lado da Livraria Nobel.

Fracasso de vendas

O livro, intitulado “Sarney – A Biografia” (Leya, 2011), fracasso de vendas até agora em todo país, foi elaborado pela escritora Regina Echeverria, que autografará a obra durante o ato. Segundo Pergentino Holanda, organizador do lançamento, está confirmada a presença de José Sarney. Ele estará no local às 19h.

Maquiagem de encândalos

A obra, que contém erros de informação e ameniza vários escândalos protagonizados por Sarney, entre os quais à forma como conduziu e se posicionou diante de questões como os atos secretos no Senado, traz 624 páginas e quatro cadernos de fotos. O livro exalta, por exemplo, a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido de Sarney, para fazer uma reforma administrativa no Senado. Mas deixa de informar o valor pago – R$ 500 mil em dois anos – e o fato de que a reforma não saiu do papel. Em outro trecho, a autora escreve que Sarney “determinou” a demissão de todos os 136 diretores da Casa, sem citar que elas não se efetivaram.

Ato Secreto

A biografia também menciona uma decisão do senador de anular todos os atos secretos, revelados pelo jornal O Estado de S. Paulo em 10 de junho de 2009, sem citar que, logo depois, a diretoria-geral revalidou esses boletins, inclusive os que tratavam de apadrinhados de Sarney. Ainda sobre esse episódio, ao elencar os pedidos de processo contra o senador, a obra afirma que “o Conselho de Ética estava politizado e não era isento”.

Honorável Bandido

Vale lembrar que o lançamento em São Luís do livro “Honoráveis Bandidos”, que, ao contrário da biografia do presidente do Senado, narra escândalos e falcatruas da família Sarney, ocorrido no dia 4 de novembro de 2009, foi marcado por tumulto, quebra-quebra, socos e pontapés, na sede do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol (reveja no vídeo acima). Comandados por pseudo-lideranças juvenis, a maioria nomeadas na época por Roberto Costa na Secretaria de Esportes e Juventude do governo Roseana Sarney (PMDB), um grupo de estudantes arregimentados tumultuaram o lançamento do livro.

Mau exemplo

Além de ovos, foram jogados no autor do livro, escritor Palmério Dória, e na platéia livretos apócrifos intitulados “Corrupção – Navalhados Bandidos”, com ofensas contra os ex-governadores Jackson Lago e José Reinaldo Tavares. Tudo financiado, de acordo com informações divulgadas no período, pelo governo Roseana. Caso assim ocorra a manifestação no lançamento do livro de Sarney, esta não será nos moldes criminoso da realizada pelo clã no Sindicato dos Bancários.

Do twitter da Péssima

O blog abre espaço para mais uma sessão de pérolas publicadas no twitter da @revistapessima “Deus disse pro Sarney: ‘Desce e arrasa!’. Aí ele desceu no Maranhão e arrasou com tudo”. “Grupo Sarney trará o pugilista Popó e o palhaço Tiririca para jogo em São Luís. Literalmente pau e circo”. “Se foi a polícia de Jackson que matou Gerô, foi a polícia de Roseana que deu um pau nesse servidor da Caema”.

Serra e Flávio Dino trocam figurinhas

O presidente da Embratur, Flávio Dino, e o ex-governador de São Paulo e candidato a presidência da República, José Serra, andaram trocando figurinhas no twitter. Veja abaixo a transcrição da conversa travada entre o comunista e o tucano.

“Obrigado p/visita ao meu twitter, Flávio, boa sorte no seu novo trabalho. Sobre o alucinante déficit no turismo: em 2010 nosso déficit em turismo foi um dos maiores do mundo: 10,5 bilhões de dólares. Em 2010, os turistas brasileiros gastaram no exterior U$16,5 bi. Os turistas estrangeiros gastaram aqui U$6bi”, twittou Serra, ao que Flávio respondeu.

“Obrigado. Mas ingresso de divisas em 2011 será recorde. Com a Copa e as Olimpíadas, vamos mudar de patamar. Mensagens de @joseserra_ são importantes p/ que o turismo seja debatido politicamente. Estratégico para economia e empregos. Com foco na América do Sul, grandes eventos, qualificação profissional e melhor infraestrutura, até 2020 vamos chegar a 20 bi de dólares com turismo”, disse Flávio.

Márcio Jardim e Roberto Costa…

O deputado sarneysista do PMDB Roberto Costa e o petista radical anti-sarney Márcio Jardim eram só alegria no Bacabal Folia, carnaval fora de época realizado neste final de semana na cidade. Veja na foto acima o flagrante do entusiasmo dos dois quando se divertiam na micareta.

Brasileiros exigem que Mano fique na Argentina

A seleção brasileira perdeu nos pênaltis para o Paraguai, na tarde deste domingo (17), após o time de Mano usar o pé de pato e errar todos os chutes ao gol. Revoltados os brasileiros querem que Mano Menezes continue na Argentina e não volte para o Brasil. Os gaúchos, que moram na divisa com a Argentina, estão organizando um mutirão para fechar a fronteira com o país e não deixar Mano atravessar.

Os especialistas em futebol atribuíram, como derrota do Brasil, o fato do técnico da seleção se preocupar mais com os cortes de cabelo dos jogadores, do que treinar os pés deles. “Mano ficava de hora em hora pedindo pra Neymar ajeitar o cabelo, mandou Robinho diminuir o topete, mas esqueceu dos pés de pato dos jogares”, disseram os comentaristas esportivos.

Como se não bastassem os pés, ainda tinha um Pato e um Ganso dentro de campo que não acertaram um bico na bola para dentro do gol.

Em coletiva a imprensa, Mano disse que os argentinos inseriram um chip na bola para desviá-la do gol. “Fomos sabotados pelos argentinos”, disse o técnico. Lá fora, em coro gritavam os argentinos: “Adios Brasil”. (G17)

Arrombamento (I)

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Pinheiro foi arrombada na madrugada de sexta-feira (15). Essa é mais uma violência praticada contra escritórios da CPT no Maranhão. No último final de semana a CPT esteve reunida junto com o Movimento Quilombola da Baixada Maranhense (MOQUIBOM), com mais de 55 comunidades quilombolas, no município de Mangabeira. “É muito suspeito tudo isso, toda vez que realizamos um importante encontro com os quilombolas, alguma sede da CPT aparece arrombada. Dessa vez, fizeram diferente, além de revirarem algumas coisas, levaram o computador. Quando arrombaram a de São Luís, mexeram em tudo mais não levaram nenhum objeto de valor.”, informou Fábio Costa, agente da CPT de Pinheiro.

Arrombamento (II)

O arrombamento só foi percebido pela manhã por um porteiro do colégio Pinheirense, localizado em frente ao escritório da entidade na Avenida Presidente Dutra. Por volta das 7h da manhã, o porteiro percebeu que as portas estavam abertas e não tinha nenhum agente da CPT no local.

Nas alturas

Na abertura do 6º Salão de Turismo, quarta-feira, em São Paulo, o ministro Pedro Novais foi a estrela do evento e passou parte da solenidade ao lado do prefeito Gilberto Kassab e de Orlando Silva (Esporte), ambos bem mais altos do que ele.

Vendo a cena, um assessor brincou:

-No próximo salão, precisamos providenciar equipamento novo para a infraestrutura do turismo brasileiro: um banquinho… (Coluna Painel, da Folha de São Paulo)

Não pagam mesmo

Bolsistas da Fapema estão reclamando da falta de pagamento, há três meses, de suas bolsas de estudos. A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão não estaria repassando a verba para a instituição pagar os bolsistas. Parece que está faltando dinheiro nos cofres do Estado. Ou não? Outra instituição que está sem pagar seus funcionários é a Fundação José Sarney, que fica no Convento das Mercês. Há quatro meses que a administração não se “coça” com os que trabalham. Pior é que foram mandados para casa com os bolsos vazios. Não é possível que esteja faltando financiadores para a Fundação de seu José. Não poderia pedir uma ajuda para seu amigo prefeito de Barra do Corda? Afinal o alcaide, segundo a Polícia Federal, levou só 50 milhões de reais da Prefeitura. (Jornal Tribuna do Nordeste)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens