Fechar
Buscar no Site

Notas Rápidas

Sarney operando

O ex-presidente José Sarney está operando para emplacar o advogado Gustavo Amorim como novo desembargador federal, na vaga deixada por Kassio Marques no TRF da 1ª Região. Nesta quinta-feira (16), os desembargadores do TRF-1 escolheram três, entre os seis advogados, para a lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Gustavo, 38 anos, que vem a ser marido de Rafaela Sarney, filha da ex-governadora Roseana, foi o mais votado, recebendo 23 votos.

Sem críticas a Bolsonaro

Agora, o presidente Jair Bolsonaro deverá escolher um dos três nomes para ocupar a cadeira deixada no TRF1 por Nunes Marques, que foi nomeado para o STF. Esse nome pode ser o de Gustavo Amorim. Não é por menos que a ex-governadora Roseana e a família Sarney têm evitado fazer críticas à gestão do presidente Bolsonaro.

Roberto Rocha no PL?

Após a divulgação de uma foto de um jantar em Brasília junto com o senador Roberto Rocha, os deputados Hildo Rocha, João Marcelo Sousa (ambos do MDB), Marreca Filho (Patriota), Edilázio Júnior (PSD) e Josivaldo JP (PTB), o deputado federal Josimar Maranhãozinho(PL) disse que continua pré-candidato ao governo. Com a imagem divulgada, especulações circularam dando conta que Roberto Rocha pode ser o nome do PL e de Bolsonaro ao governo no Maranhão. (Blog John Cutrim)

Leitoa expulso

 

O vice-presidente da Assembleia, deputado Glalbert Cutrim (PDT) afirmou que o colega, deputado Rafael Leitoa pode ser expulso do partido. O PDT, partido de ambos, compõe o Bloco Parlamentar Democrático, mas Leitoa decidiu, em plenário, acompanhar o Bloco União Democrática e entrar em obstrução na sessão desta quinta-feira (17), na Assembleia.

Obstrução

O bloco União Democrática, com a obstrução da pauta, quer forçar a Mesa Diretora da Casa a apreciar requerimentos solicitando a anulação da eleição para a presidência da CCJ – que elegeu Márcio Honaiser (PDT) – e de todos os atos referentes à formação de blocos no Legislativo.

Regimento cumprido

Eleito presidente da CCJ, Márcio Honaiser diz não haver justificativas para a anulação e garante que todos os trâmites legais foram seguidos. “Os deputados precisam entender que o regimento interno foi cumprido. Estamos tranquilos, por que estamos seguindo a questão regimental da Casa. Não é deputado quem indica membro de Comissão. São os Blocos. Os Blocos fizeram as indicações e está dentro da normalidade. Quem não está satisfeito, se quiser, pode buscar as suas formas, suas alternativas, a Casa é democrática e respeita todo mundo. Estamos seguindo a base regimental e está sendo feito o que precisa ser feito. Queremos que é os membros indicados participem da próxima reunião, dando quórum, para que possamos dar prosseguimento aos trabalhos para não penalizar o Estado do Maranhão”, disse.

Fufuca líder

 

O deputado federal Cláudio Cajado (BA) é o novo presidente nacional do PP. Alçado ao cargo de forma interina, Cajado passa a ocupar o lugar do colega de bancada André Fufuca (PP-MA), que assumiu a liderança do Progressistas na Câmara dos Deputados.

 

Greve ilegal em Santa Inês

O Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu pela ilegalidade da greve dos professores da rede pública municipal de ensino de Santa Inês. A decisão foi do desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho, que ainda estabeleceu uma multa diária de R$ 3 mil, caso seja descumprida a sua decisão. (saiba mais aqui)

Entraves

De acordo com o jornal O Globo, em meio aos acenos entre Lula e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em torno de uma aliança já no primeiro turno da corrida eleitoral, lideranças de 16 estados da sigla resistem ao acordo nacional com os petistas. “No Maranhão, o PSD filiou o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr. para encabeçar uma chapa ao governo na oposição a Flávio Dino (PSB), aliado de Lula. Com o movimento, o ex-prefeito aproximou-se de adversários de Dino, como a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e o senador Roberto Rocha (PSDB). Ambos orbitam em torno de um palanque com Bolsonaro, mas a campanha também busca se afastar da rejeição ao bolsonarismo. Já o apoio de Lula é disputado pelo vice-governador Carlos Brandão (PSB) e pelo senador Weverton Rocha (PDT)”, diz o Jornal.

Candidatura confirmada

“Edivaldo foi um prefeito bem avaliado, jovem e evangélico. Apostamos em sua força na capital para levá-lo ao segundo turno. Ele tinha diálogo com o governo, mas eu sempre fui de oposição, e hoje temos uma candidatura de oposição”, afirma o deputado federal e presidente estadual do PSD, Edilázio Junior.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens