Fechar
Buscar no Site

Notas quentes do Colunaço do Dr. Pêta

PETINHADAS (Jornal Pequeno)

*** Definido o adiamento das eleições municipais para 15 de novembro e conhecido, em definitivo, o alterado calendário eleitoral, pré-candidatos, partidos e apoiadores se movimentam freneticamente em São Luís!!! Os bastidores fervilham!!! Líder em todas as pesquisas, o deputado federal Eduardo Braide mantém a postura de tranquilidade, sem dar bolas para fakes e ‘fuxicos’ que ‘rolam’ pela ‘Grande Ilha’, principalmente nas redes sociais, no que está mais do que correto!!! Com Braide consolidado, a ‘briga’ fica por conta dos postulantes ao provável segundo turno, entre integrantes da base de apoio do governador Flávio Dino e remanescentes do grupo Sarney, hoje enfraquecido, mas com lideranças jovens, como o deputado Adriano Sarney, dispostas a mantê-lo vivo!!!

*** Na base governista, as peças do tabuleiro de xadrez estão sendo movidas com muita competência!!! A intenção é levar a eleição para o segundo turno, onde a história é completamente outra!!! Nesse sentido, teses e mais teses são colocadas nas diversas mesas!!! ‘Experts’ no ‘assunto eleição’ entendem que Eduardo Braide só não será prefeito se disputar um eventual segundo turno com Duarte Júnior!!! Uma disputa com Neto Evangelista, por exemplo, seria facilitada para Braide devido ao “Fator 2022”!!! Com Duarte, hoje segundo colocado em todas as pesquisas, o “Fator 2022” não seria problema!!! Não só com Duarte como com Rubens Jr, Bira, Carlos Madeira…!!! Não que Duarte Jr. agregue politicamente, mas, sim, pelo fortalecimento do palanque com verdadeiros pesos pesados, como o governador Flávio Dino, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, hoje numa situação muito boa junto aos ludovicenses, e Eliziane Gama, uma liderança incontestável em São Luís que não fugiria ao chamamento!!!

*** Como disse, as peças do tabuleiro estão sendo mexidas com muita competência no seio governista!!! Auxiliares de governo, por exemplo, dividem-se nos apoios aos postulantes da base!!! Jefferson Portela (Segurança) e Simplício Araújo (Seinc/Solidariedade), por exemplo, já declararam apoio a Carlos Madeira!!! Clayton Noleto (Sinfra), Carlos Lula (Saúde) e Flávia Alexandrina (Segep) decidiram apoiar Rubens Júnior!!! E Dr. Pêta foi informado de que esta semana outros apoios governistas serão anunciados!!! Tudo na medida certa, devidamente estudado, para que a base faça a sua parte no sentido de levar a eleição para o segundo turno!!! Há alguns riscos, e riscos grandes, devido ao “Fator 2022”, mas esse é um assunto para outra ocasião!!! Por enquanto, o que Dr. Pêta pode dizer é que todo cuidado na base governista será pouco, porque uma simples mexida num outro tabuleiro, “extraoficial”, pode jogar tudo por água abaixo!!! O “fator 2022” requer habilidade, sabedoria, competência e discernimento…, pode crer!!!

*** Ainda sobre eleição, quem se prepara para “entrar em campo” na ‘Grande Ilha’ é a dupla “Jornal Pequeno/JPesquisa”!!! Por enquanto, está ‘calçando as chuteiras’, ajustando o cadarço e ‘luxando o bico’, porque quando ‘cruzar’ as ‘quatro linhas’, sem ‘guias’, independente, é para mostrar realmente a realidade da corrida sucessória da capital!!!

*** Falar em pesquisas, nesse sábado, 4, mais uma sondagem, curiosamente apresentada com votos válidos, foi divulgada!!! Eduardo Braide permanece na liderança isolada, bem distante dos demais postulantes, e o deputado estadual Duarte Júnior segue em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de São Luís, aparecendo, ainda, como o melhor nome do grupo de pré-candidatos apoiados pelo governo estadual!!! E com uma rejeição muito baixa!!! Enquanto outros pré-candidatos da base recebem apoios de auxiliares do governo, Duarte se articula com os partidos, e já conta com apoio do PSL, PTC e de vereadores fortes, como Pereirinha, Genival Alves, Antônio Garcez e Chico Carvalho!!! E o ‘cabra’ tá em contato direto com a população!!! Quase que diariamente está cumprindo agendas nos bairros, ouvindo as pessoas, colhendo reivindicações e apresentando ideias!!! É, meu amigo, a hora é de trabalhar!!! Quem ficar perdendo tempo arquitetando, tramando para tentar derrubar adversário vai tomar uma ‘sova’ grande!!!

*** E o Edivaldo, hein!!! Pois é…, o prefeito aniversariou na última quarta-feira e quem recebeu presente foi a galera da guarda municipal, promovida pelo Plano de Cargos Carreiras e Salário!!! E o aniversariante ainda fez a convocação de professores aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação!!! Ou seja, todo mundo de parabéns…, prefeito e vereadores, pela articulação!!!

*** Falar em Edivaldo, nunca, em tempo algum na história de São Luís, foram implantadas tantas redes de drenagem profunda para escoamento das águas pluviais, com o objetivo de resolver, em definitivo, problemas de alagamento que incomodam bastante a cidade em períodos chuvosos!!! Já são mais de 40 quilômetros de redes de drenagem profunda implantadas em vários bairros da capital!!! A prefeitura está ainda, pela primeira vez, em décadas, executando um grande plano de intervenção, com reformas, reconstruções e construções de 28 feiras e mercados em São Luís!!! Dois determinados: o prefeito Edivaldo e o secretário Antônio Araújo, da Semosp!!! Essa é também a opinião do ludovicense Praxedes Sousa Marques, leitor do Colunaço do Pêta, que solicitou e acha justo o registro!!! Sem dúvida!!! Não é à toa que Edivaldo deu uma reviravolta na sua aprovação como gestor!!! Não é candidato a nada, mas, com toda certeza, para onde ‘apontar o dedo’ vai influenciar muito!!!

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

Penitenciária de Pedrinhas enfrentou sangrenta fase de barbárie e horror

No inicio de 2014, imagens chocantes reforçaram o retrato da barbárie no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Um vídeo divulgado na terça-feira 7 de janeiro pelo jornal Folha de S. Paulo mostrou três detentos sendo decapitados. Em 2 minutos e 32 segundos, a gravação estarrecedora trouxe cenas de puro terror: corpos estendidos no pátio de uma ala no complexo são atacados em meio a poças de sangue que se acumulam no chão. Os demais detentos andam por entre os corpos, espalham o sangue e se vangloriam da ação enquanto arrancam as cabeças dos presidiários mortos.

Um dia após o governo do Maranhão afirmar que o relatório do Conselho Nacional de Justiça sobre o sistema prisional do estado apresentava “inverdades” com o objetivo de agravar ainda mais a situação nas unidades, a Folha de S. Paulo publicou em seu site o vídeo gravado por presidiários mostrando os três homens que foram decapitados dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O vídeo, gravado no dia 17 de dezembro de 2013, foi encaminhado ao jornal pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão.

Segundo o governo estadual, as três mortes foram resultado de uma briga entre membros da mesma facção criminosa.

A violência mostrada no vídeo foi citada pelo então juiz auxiliar da presidência do CNJ Douglas Martins em relatório que foi entregue ao presidente do Conselho, ministro Joaquim Barbosa. No documento, Martins narrou outros casos de violência e afirmou que o governo do Estado não tinha sido capaz de conter a violência nos presídios. Além dos casos antigos, o juiz fez outras acusações dizendo que até familiares de outros presos estavam sendo estupradas dentro do presídio.

Na época, o governo do Maranhão rebateu as críticas feitas pelo juiz afirmando que o relatório possuía inverdades e que o governo havia feito vários investimentos no sistema carcerário. De acordo com a governadora do estado, Roseana Sarney, além do que já fora feito, havia um plano de investimentos na construção de novos presídios, equipamentos, melhoria e manutenção das unidades existentes.

Na terça-feira (7/1/2014) o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) enviou ofício para a presidente Dilma Rousseff e para o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, pedindo providências das autoridades competentes.

Em entrevista ao jornal O Estado do Maranhão — que pertence à família da governadora —, publicada no domingo (5/1/2014), Roseana culpou a morosidade da Justiça, a gestão do ex-secretário de Administração Penitenciária Sérgio Tamer e um grupo de agentes penitenciários pela sucessão de problemas no Complexo de Pedrinhas e pela crise na segurança pública.

Após a série de rebeliões, em 2014, com uma série de direitos violados, o governador Flávio Dino agora comemora os avanços alcançados durante sua gestão.

Ele lembra que quando assumiu o Governo do Estado, em 2015, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas tinha vivido anteriormente 61 mortes violentas.

Três linhas de trabalho foram fundamentais, segundo o governador. Foram ampliados os investimentos em 56,7%, passando de R$ 268,2 mi em 2014, para R$ 343,5 mi em 2018.

Foi feita uma modernização do sistema, com investimento em tecnologia de monitoramento, a extinção da carceragem em delegacias, quatro novas unidades prisionais, 29 ampliadas ou reformadas, como resultado, quatro mil novas vagas criadas.

E o foco na integração social – em 2014 eram 600 presos trabalhando, passou para 2.119 em 2018; 136 oficinas de trabalho; e em 2014 eram 463 internos em atividades educacionais e em 2018 foram 4.864 – com o Maranhão conseguindo aprovar 431 presos no Enem.

*******************************************************

*** Rapaz, e não é que os adversários do desembargador Ney Bello estão preocupados com a crescente aceitação do magistrado nas altas Cortes!!!??? Pois é…, candidato preferencial de diversos ministros, com currículo bem superior aos demais concorrentes e com amplo diálogo da direita à esquerda, do Senado à Câmara, Ney Bello tem impressionado pela desenvoltura!!! Um observador atento comenta que de Sarney a Flávio Dino, de Roberto Rocha a Wewerton, Ney Bello é quase uma unanimidade nacional!!! Talvez seja por isso que essa semana deparamos com a seguinte nota em uma revista de circulação nacional: “Próximo do ministro Gilmar Mendes, do STF, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, trabalha nos bastidores para assumir a cadeira de Napoleão Nunes Maia, no Superior Tribunal de Justiça (STJ)!!! Napoleão deixará a corte em dezembro, quando completa 75 anos, e será obrigado a aposentar a toga. A vaga é destinada a magistrados federais. Diante da movimentação de Bello, juízes que não o veem como um bom nome para o STJ já fazem circular por Brasília alguns predicados capazes de minar seu nome junto ao Palácio do Planalto. Um deles pode ser fatal: os colegas dizem que o desembargador, maranhense, é muito próximo de políticos de esquerda, incluindo o governador Flávio Dino, do PCdoB. Após a elaboração de uma lista tríplice pelo próprio tribunal, a escolha cabe a Jair Bolsonaro, informa a Crusoé”!!! ‘Rapá’…, “ciúme também mata”!!!

*** Meu amigo, tem um ex-deputado da região leste do estado que já protagonizou tanta ‘historinha’ no Colunaço do Pêta, que, reunidas, daria um livro!!! O ‘cabra’ é ‘ninja’, e a cada dia se supera!!! A mais recente, então, é ‘de cinema’!!! Chegou essa semana na Câmara Municipal da sua cidade, chamou o presidente para uma ‘conversa’, ficou por trás dele, disparou uma selfie, e depois ‘mandou bala’: “Rapaz, vamos cassar esse prefeito; tenho toda a papelada para isso”!!! O presidente da Câmara ouviu, mas não esboçou qualquer reação, enquanto o ‘ex-parlamentar’ mostrava “por A mais B” as artimanhas boladas para defenestrar o chefe do executivo municipal!!! Depois, ‘tirou pra fora’, certo de que tinha deixado o vereador pensativo!!! Agora, adivinha!!! Meia hora depois, o ‘ex-deputado’ disparou uma ligação para o prefeito e alertou: “Fulano, onde tu estás? Preciso falar contigo urgente!!! Acabei de sair da Câmara agora…, o presidente e o vereador ‘sicrano’ estão preparando uma ‘casinha’ pra ti…, abre teu olho, vamos abortar essa operação…”!!! Acredita???!!! O prefeito ouviu, não deu bolas, pegou o carro e tomou o rumo de São Luís, onde fez acertos que estão deixando o ‘ex-deputado’ ‘virado na serpente’!!!

*** Viram aí a Roseana???!!! Pois é…, em isolamento ‘quase total’, acordou, sexta-feira, 3, “precisando de aconchego, precisando conversar, ver gente”, sentindo falta dos amigos, dos fuxicos, das ruas…!!! Dr. Pêta lembrou dos tempos da ‘Casa Mal Assombrada”!!! Não sabia que na Península também tinha ‘garparzinhos’, hahahahahahahaha!!! Do seu apartamento, a ex-governadora gravou um vídeo revelando que tem aproveitado o tempo para ler, pegar sol, jogar quebra-cabeça…!!! “Êpa”…, ‘quebra-cabeça’???!!! Bom, aí…, sei não!!! Dr. Pêta já ‘quebrou a cabeça’ aqui e acha que esse joguinho tá mais para um ‘carteado’ de máscara, mantendo distância de metro e meio…, que não faz mal a ninguém, hahahahahahahaha!!! Roseana disse ainda que está aproveitando, também, para rezar, ver TV e brincar com a neta!!! Bom, aí tudo bem!!! “A gente sente falta dos amigos, dos fuxicos, das ruas…, disse a filha de Sarney, classificando a pandemia, ao final, como ‘chata’!!! Chata, não; chatérrima, affffffff!!!

*** Olha essa!!! A Claro, que é a Embratel e Net, pertencente ao 12º homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim, apesar da dedicação da gerência local, no aspecto técnico está deixando a desejar no Olho d’Água, onde grande parte dos usuários está mudando para outras operadoras!!! Apesar de ter uma internet de 220 Mbps de velocidade, passa horas fora do ar e constantemente oferecendo uma velocidade abaixo do que cobra do usuário!!! E a Anatel, como quase todas as agências reguladoras do Brasil, ocupadas por indicações políticas, não está ‘nem aí’ para os usuários, conforme os reclamantes que procuraram o Dr. Pêta para ‘desabafar’!!! Infelizmente, apesar da atenção dos dedicados funcionários, que até se desdobram no atendimento, parece que falta é investimento em tecnologia!!!

*** Rapaz, e essa história aí do fazendeiro e pré-candidato a prefeito de Lagoa Grande que estaria recebendo o auxílio emergencial???!!! Será???!!! Pois é…, destinado a trabalhadores informais, microempreendedores e individuais (MEI), autônomos informais, desempregados e pessoas de baixa renda, o AE estaria sendo ‘abocanhado’ pelo bem aquinhoado ‘Neres Policarpo’, fazendeiro e pré-candidato a prefeito de Lagoa Grande, que viria embolsando as parcelas de ‘seiscentas pilas’ do governo federal!!! Meu amigo, isso é muito sério!!! Pior é que, segundo notícias publicadas por um blog da cidade, o pré-candidato a vice, o comerciante e também fazendeiro Raimundo Carvalho França, da mesma forma, estaria recebendo o benefício…, além de familiares dele!!! Pense num escândalo!!! Na sexta-feira, Dr. Pêta tentou contato com Neres Policarpo, pelo celular, mas não conseguiu!!!

*** E esse Renato aí, escolhido por Bolsonaro para ser o futuro ministro da Educação???!!! Será mais um daqueles que “não cheira nem feder”???!!! E já viram como ele é ‘a cara’ do Teich???!!! Hahahahahaahahahahahahahaha!!!

*** Inacreditável e incompreensível!!! Essa aconteceu com um casal timonense, desempregado, com três filhos autistas: o menor com retardo do desenvolvimento neuromotor e atualmente internado com Síndrome de Kawasaki e covid com resultado positivo!!! Uma neuropediatra atendeu dois deles no Lineu Araújo, no início da semana, e pediu uns exames de sangue!!! No dia seguinte ao pedido, a UBS do Bairro Júlio Almeida disse que não podia fazer os exames porque a médica é de Teresina!!! Resultado: o casal precisou pagar com o que falta pra comer!!!

*** E pra fechar…

*******************************************************

MISTÉRIO

*** Qual empresário da construção civil comprou um helicóptero à vista, e assinou um cheque de 800 mil reais numa mesa de um badalado restaurante da “Grande Ilha”???!!! Eita, que vai ter muito candidato a prefeito voando pelos povoados nessas eleições!!!

*** Por que a pesquisa sobre eleições na ‘Grande Ilha’ publicada nesse sábado informou os números em votos válidos???!!! Será que querem prever o resultado ou prover algum candidato???!!!

*** Qual mansão do Araçagy foi palco de uma reunião de um presidente de poder com mais de 40 agentes de transito, que, ocupando mais de 15 viaturas, praticamente fecharam o acesso à residência de um magistrado???!!! Teria sido um “suspende a greve”???!!!

*** Qual é o pré-candidato a prefeito na ‘Grande Ilha’ que está praticamente fechado com um partido cheio de histórias de confusões em períodos eleitorais???!!!

*** Falar em eleição, por onde andaria aquele ‘famoso’ ‘sujeito oculto”???!!! ‘Evaporou’ de vez ou ainda pretende ‘ressuscitar’???!!!

*** Qual é o ex-deputado do leste maranhense que ficou sem rumo depois que o prefeito da cidade resolveu conversar diretamente com seu vice e a mãe dele, sem precisar mais de intermediação???!!! Pense num ‘cabra amuado’!!!

*** Quem é o pré-candidato a prefeito na ‘Grande Ilha’ que está ‘investindo’ muito no amarelo??? Lembra até o saudoso João Castelo!!!

*** Quem é o fazendeiro e pré-candidato a prefeito em cidade maranhense que estaria recebendo o auxílio emergencial do governo federal???!!! Pior que o ‘pré-vice’ também estaria embolsando o benefício!!! Cuidado!!! Essa lagoa é profunda!!!

*** Qual é a secretaria municipal que anda destoando da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, demorando ‘uma vida’ no julgamento de recursos e com precariedade nas condições de atendimento, deixando contribuintes em pé e submetidos a calor do lado de fora do prédio???!!!

*** Qual é o sindicato que vai lançar uma campanha massiva nas redes sociais e 100 outdoors pela cidade???!!! É o novo normal!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens