Fechar
Buscar no Site

Notas quentes do Colunaço do Dr. Pêta

PETINHADAS

*** Como disse um experiente ‘analista eleitoral’ aqui da ‘Grande Ilha’, alertado, por outro profundo conhecedor das ‘entranhas políticas locais’, para a possibilidade de São Luís ter apenas 1 turno na sucessão de Edivaldo, muita coisa ainda vai ‘rolar’ até o dia 15 de novembro!!! “Inclusive o meu ‘festejo’ e o do Márcio Jerry, que ‘caem’ na véspera do pleito”, brincou meu chefe, consciente de que esse ano, por conta da pandemia, mesmo com a data ainda distante, provavelmente os dois terão que ‘se aquietar’; ou, no máximo, ‘pegar leve’!!!

*** De fato, essa ponte ainda vai ver muitas águas correrem sob suas estruturas até que o eleitor vá às urnas!!! Mas uma coisa não pode ser descartada: a possibilidade de Eduardo Braide vencer no primeiro turno existe!!! E existe por causa do ‘Fator 2022’, ao qual Dr. Pêta se referiu no domingo passado!!! É esse ‘fator’ o grande aliado de Braide…, para o primeiro turno, porque, num eventual segundo, a depender do adversário – Dr. Pêta também falou a respeito, há uma semana –, o grupo do governador Flávio Dino com o prefeito Edivaldo Holanda, e ainda com o forte apoio da senadora Eliziane Gama, principalmente, fará o futuro prefeito de São Luís!!!

*** O xadrez da sucessão de Edivaldo Holanda Júnior, também como disse Dr. Pêta, exige inteligência, habilidade, sabedoria, sensibilidade política, perspicácia e visão de águia!!! Os ‘bastidores dos bastidores’, como costuma falar o editor do Colunaço, indicam uma divisão na base do governo, que ainda não veio à tona, mas que o ‘Fator 2022’, fatalmente, fará vir no tempo certo!!! Mas quem conhece e ‘estuda’ as movimentações sabe os riscos que envolvem essa eleição!!! E são riscos que podem favorecer Eduardo Braide!!! Consciente da consolidação de Braide, como mostram todas as pesquisas, o governo trabalha para levar a eleição ao segundo turno, e executa jogadas no tabuleiro que precisam ser assimiladas por todos os pré-candidatos de sua base!!! Mas isso não basta!!! Outras ações – e ações firmes – se impõem, por parte do comando maior, para evitar ‘desidratações’ que podem ter ‘consequências fatais’!!! Uma desistência de qualquer peça da base desse jogo pode representar grande risco de uma eleição em um turno só…, embora o ‘experiente analista’, mencionado lá no início desse comentário, acredite que isso não será fator decisivo para não ter segundo turno, porque “muita coisa ainda vai ‘rolar’ até o dia 15 de novembro”!!! Vai, sim, não restam dúvidas; mas é bem melhor não apostar nisso!!!

*** E o governo corre riscos também pelo outro lado: o lado do ‘Fator 2022’!!! Uma “cruzada de braços” proposital, como tivemos nas eleições de 2016, devidamente ‘protegida, com acordos secretos garantidos, pode ‘quebrar’ o ‘time’ da situação e fazer com que Eduardo Braide se torne prefeito sem precisar de segundo turno!!! Com certeza, muitos ainda não atentaram para tal risco…, mas é bom que acendam a ‘luzinha amarela’, porque ele existe!!! Bom ler com muita atenção as entrelinhas de tudo isso que Dr. Pêta acabou de ‘falar’!!! Enquanto é tempo…!!!

*** Falar em eleição, Dr. Pêta viu, essa semana, postagem de uma jornalista, em seu blog, com uma indagação: “Por que Rubens Júnior vem sendo tão perseguido pelos opositores”???!!! Rapaz, essa pandemia tá tirando ‘nego’ do ‘prumo’!!! Quem ‘diachos’ está perseguindo Rubens Júnior, gente???!!! ‘Pelamordi’…, vamos defender uma bandeira, mas desse jeito aí…, ‘conlicença’!!!

*** Mais um artigo do ex-governador José Reinaldo, publicado na última terça-feira, 7, no Jornal Pequeno – “Transposição do São Francisco: projeto nosso com detalhes ignorados na atualidade” –, teve ampla repercussão fora do Maranhão!!! De vários estados foram enviadas mensagens a Zé Reinaldo, elogiando o artigo e confirmando a veracidade dos fatos narrados!!! O ex-governador separou três mensagens entre as muitas recebidas!!! As outras ficarão para o livro de memórias que ele escreve!!! De Leonardo Lins de Albuquerque, que trabalhou na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), na área de operações e como diretor de Engenharia, de 1993 a 2002, ele recebeu a seguinte mensagem: “Prezado Dr. José Reinaldo, boa tarde! Por meio do amigo Airton Abreu tomei conhecimento do seu oportuno e belo artigo sobre a história do projeto das Águas do São Francisco. Divulguei o artigo com amigos pernambucanos e em um fórum de cearenses. Não se pode esquecer a história verdadeira. Foi muita luta para água transpor os divisores de água entre PE e Ceará e entre PE e PB. O senhor resgatou muito bem a história verdadeira. Trabalhei na Chesf, na área de operação, e fui Diretor de Engenharia, de 19993/2002. Era um dos poucos a favor do projeto. Criei-me no sertão de Pernambuco e sei o que é seca. Ao ver Bolsonaro olhar para o céu no dia que abriu as comportas para suprir água para o reservatório de Jati, espero que ele tenha agradecido a Deus pela oportunidade dada a ele e também pelos que viabilizaram o projeto, entre os quais o senhor se destaca. Abraços Leonardo Lins de Albuquerque”.

*** De Mário Menel, presidente da ABIAPE (Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia), o ex-governador maranhense recebeu esta mensagem: “Zé Reinaldo, excelente artigo. História nunca divulgada. Oportuno o comentário de Léo, meu amigo de longa data. Parabéns”. O ex-presidente José Sarney também se manifestou sobre o artigo de José Reinaldo Tavares: “Parabéns pelo excelente artigo sobre a Transposição do São Francisco. A injustiça não é somente com o Andreazza, mas também com você. Abraços JS”!!!

*** Rapaz, e não é que, em plena pandemia, a ‘muriçoca-chipada’ do Dr. Pêta, num ‘sobrevoo rasante’ ali pras bandas da casa ‘Del Baron’, descobriu que a suíte ‘péla perereca’ voltou a funcionar a todo vapor!!! Pois é…, não tem água fria no chuveiro, só na ducha do sanitário!!! Pense num ‘desmantelo’!!! Os ‘pombinhos’, agora, têm 102 motivos para não ir à Veneza…, e, assim, ficar mesmo no ‘isolamento social’!!! Eita muriçoca que sabe de coisa…, nunca vi!!!

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

Deputado Domingos Dutra, revoltado, ameaça “tocar fogo na casa de Sarney”

No início de fevereiro de 2009, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) proferiu duro discurso na tribuna da Câmara Federal ameaçando “tocar fogo na casa de Sarney”, caso fosse consumada a cassação do mandato do governador Jackson Lago (PDT).

Com receio das ameaças, o presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), deslocou seguranças do Senado para São Luís. O jornal O Estado de S. Paulo fez a denúncia com esta manchete: “Seguranças do Senado vigiam bens de Sarney no Maranhão”.

A equipe viajou para o Maranhão no dia 9 de fevereiro, onde ficou por quatro dias. Segundo a reportagem, a viagem dos seguranças custou R$ 4.000 ao Senado. O motivo alegado por Sarney foi a cassação do seu opositor político, o governador Jackson Lago.

Sarney disse ser tudo legal e a acusação seria fruto de o Senado ter virado “boi de piranha”. Segundo o senador, as ameaças de explosão da sua casa foram públicas e denunciadas, inclusive, em discurso proferido pelo parlamentar petista.

A assessoria de Sarney afirmou que a prática é legal devido à resolução nº 59 de 2002 do Senado Federal. Nela está escrito que “são consideradas atividades típicas de Polícia do Senado Federal a segurança do Presidente do Senado Federal, em qualquer localidade do território nacional e no exterior”.

Outros jornais de circulação nacional também noticiaram que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mobilizou a polícia legislativa para fazer a segurança de uma casa de sua família no Maranhão. Quatro servidores foram deslocados para São Luís, no início de fevereiro, com ordem para averiguar se havia risco de invasão.

O trabalho, que durou quatro dias, coincidiu com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de cassar o mandato do governador Jackson Lago (PDT). De acordo com os ministros, quem deve assumir é a segunda colocada nas eleições de 2006, Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do senador.

Sarney confirmou a informação do jornal “O Estado de S. Paulo”, mas negou que houvesse irregularidade e criticou as recentes denúncias contra o Senado que, segundo ele, virou “boi de piranha”. O senador disse que não vê motivos para “passar o Senado a limpo”. Para ele, os outros Poderes também têm irregularidades, mas a Casa “virou alvo”.

O presidente do Senado disse que os policiais “não fizeram mais do que a obrigação” de proteger um senador “ameaçado por causa do processo político no Estado”.

VIA CRÚCIS DE DUTRA – Eleito prefeito do município de Paço do Lumiar em outubro de 2016, Domingos Dutra sofreu um AVC no dia 23 de julho de 2019. Até então, ele levava uma vida normal como prefeito, mas passou a enfrentar uma verdadeira via crúcis.

Ficou internado no Hospital São Domingos, onde os médicos lutaram para salvá-lo. Mas, logo os familiares tornaram pública uma desenfreada briga pelo direito de acompanhá-lo, que dura até hoje. Dutra, em razão de seu delicado estado de saúde, continua afastado do cargo de prefeito de Paço do Lumiar.

*** E aquela ‘barca sem leme’ conduzida, recentemente, por um ‘time de primeira qualidade’, que se reuniu para fazer uma visita ao ‘grande’ ‘Cláudio Alemão’!!! Meu amigo, pense num ‘time’: tinha ex-basqueteiro, imortal, empresário nos ramos de Comunicação, Hotelaria e Fundação, ortopedista artilheiro de handebol…!!! Rapaz, e foi tanto erro e suspiros profundos na localização da casa do Cláudio Vaz dos Santos, que vou te contar!!! Uma confusão grande no ponto de referência do encontro: o cemitério do Vinhais!!! Pense na aflição do imortal, que ‘morre de medo’ de alma!!! E o ortopedista ‘doido’ pra chegar pra ‘tomar uma’ e acionar seus teclados!!! Só faltou o ‘tiragosto’ de camarão!!! Faltou camarão na ‘festa’!!! Pior foi o inseto ‘cria esportiva’ de ‘Alemão’, que não pode ir!!! “Esse não dá…, os gafanhotos ainda estão atacando em outras plagas!!! Ô ‘balacobaco’ danado!!!

*** E aquele dirigente que está se sentindo o ‘rei da cocada’, que não recebe nem atende os requerentes, não despacha os processos e deixa empresários prejudicados sem sua regularização ambiental???!!! Pois é…, pior que o ‘dito-cujo’ já é acostumado nessa prática!!! Todo órgão por onde o ‘cabra’ passa é assim!!! ‘Prestatenção’ no ambiente de trabalho, ‘siô’!!!

*** Olha essa que um atento leitor encaminhou ao Dr. Pêta!!! “A eleição de Jair Bolsonaro e dos governadores Wilson Witzel, Romeu Zema e João Dória, só para citar alguns, mostra uma mudança no eleitorado brasileiro, que se identifica com a liderança que não se omite de falar sobre os temas mais delicados e que passa segurança ao tratar dos mais diversos assuntos em evidência na sociedade digital. Citar a maternidade onde nasceu, o boteco onde tomou a primeira birita e a praça onde deu o primeiro beijo…, isso não faz o candidato subir nas pesquisas de intenção de votos. A população quer saber é quantas secretarias a gestão do prefeito vai ter, quantos cargos comissionados o candidato pretende extinguir, como tornar o serviço público mais eficiente, quem são os aliados que estarão na futura gestão…!!! Pois é…!!!

*** E pra fechar…

*********************

A confusão do abre e fecha…

Brasília viveu, essa semana, uma confusão e loucura total no meio de um novo surto de Covid-19:
– Uma enxurrada de decretos do governo e da justiça (um derrubando a decisão do outro);
– Um abre e fecha de atividades econômicas, além de parques, clubes, igrejas, escola, etc;
– Exame positivo do presidente da República;
– Palácio do Planalto infectado (e sendo diariamente desinfectado)
– Ministros, parlamentares e uma ‘penca’ de pessoas fazendo exames, porque estiveram com o presidente;
– Ataques e ameaças nas redes sociais de lunáticos contra juízes e advogados que defendem o fechamentos de academias/bares/restaurantes…
Enfim…, ‘suruba’ total. Uma bagunça administrativa. Atitudes inconsequentes e irresponsáveis – de governos e da população (teimosa toda). Reflexo do que acontece em boa parte do País.
Além de nós, que trabalhamos em casa desde março, outras pessoas precisam retornar ao trabalho, formal ou informal, ganhar o seu pão, tocar seu pequeno/médio/grande negócio. Mas tem que ser dentro de um planejamento e rígido protocolo de segurança sanitária. O vírus não foi embora. O vírus está de tocaia. (Gil Maranhão – Jornalista, correspondente do Jornal Pequeno em Brasília)

MISTÉRIO

*** Qual super, hiper, mega estratégica informação está guardada nas gavetas comunistas em São Luís que faz os dirigentes do PCdoB afirmarem, categoricamente, que o pré-candidato Rubens Júnior decolará rumo ao segundo turno???!!! “Jesus/Maria/José”…, essa Dr. Pêta quer ver para crer”!!!

*** Que comitivas importantes do mundo político nacional estão sendo aguardas em Barreirinhas nas próximas duas semanas???!!! Vixe!!!

*** Qual pré-candidato a prefeito na ‘Grande Ilha’ contratou um ‘time’ de blogueiros “da mais alta credibilidade e visibilidade” (hahahahahahahaha) para divulgá-lo nesses meses que antecedem a eleição municipal???!!! E a coordenadora do ‘esquadrão’ está no ‘pique’ todo!!! Digo nada!!!

*** Quem foi o colunista, “do outro lado da ponte”, que ficou todo ‘ouriçado’ quando leu a notícia de que uma estudante de veterinária havia sido picada por uma cobra naja, no Distrito Federal???!!! Pois é…, e se já estava meio ‘tonto’ com a cena que viu, na novela ‘Fina Estampa’, da cobra que foi colocada pela megera Tereza Cristina no carro da filha da ‘rival bigoduda’, imagina depois dessa!!! É muita cobra para uma semana só, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** E se as eleições municipais da capital fossem um gride de largada de fórmula um, quem seria o nosso “Barrichelo”, hoje???!!!

*** Quem vai dar mais ‘memes’ nessas eleições: o pássaro ‘quero-quero’, lá das bandas do Pindaré, ou o garoto das camisetas Universo Mavel e DC???!!!

*** Quando a Prefeitura da Raposa vai publicar o Edital de Convocação Nº 015/2020 com nome dos candidatos da área da saúde aprovados no último concurso público devido ao enfrentamento do Covid-19???!!!

*** E quem foi a figura, com seus 40 apoiadores, que promoveu uma reunião desafiando o novo coronavírus, com muita aglomeração???!!!

*** Quem será o candidato que precisa aperfeiçoar o discurso de afinidade com a ‘Grande Ilha’???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens