Fechar
Buscar no Site

Notas do Colunaço do Dr.Pêta

PETINHADAS

*** O centenário do saudoso jornalista José Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno, que, vivo fosse, completaria um século de existência nesse 18 de setembro (sábado), não poderia ter acontecido num momento mais especial que este, quando o Maranhão recebe com orgulho, entusiasmo e otimismo a notícia da autorização do Ministério da Infraestrutura (Minfra) para construção e exploração, coincidentemente por quase um século – 99 anos –, de duas ferrovias no estado!!! E não tem assunto na semana que supere esses dois fatos de significados incontestáveis; afinal, Ribamar Bogéa fundou e manteve o Jornal Pequeno para servir o Maranhão!!! E é esse o papel que continua sendo exercido por seus herdeiros, que, a exemplo do fundador, colocam o estado acima até dos seus próprios interesses!!!

*** Em sua edição desse sábado, o JP circulou com um irretocável editorial de capa em homenagem ao Centenário de Ribamar Bogéa, que o Colunaço do Pêta, com todo orgulho e honra, reproduz em sua íntegra!!! CENTENÁRIO RIBAMAR BOGÉA: A MEMÓRIA SEMPRE PRESENTE – ‘Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver’. Quando Martin Luther King proferiu esta frase, era como se ela tivesse sido direcionada a José Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno, que, hoje, neste 18 de setembro, completaria 100 anos, se vivo fosse. A morte nunca será o fim para um homem que dignificou a sua vida. Ribamar Bogéa, sim, fez valer cada minuto da sua existência, honrou as páginas do Jornal Pequeno e deixou registrado um legado para além do tempo. Foi desta forma que viveu, é assim que será lembrado; pelas gerações que encaminhou, a linhagem responsável por seguir colocando nas ruas, dia após dia, a obra idealizada pelo seu fundador, no longínquo 29 de maio de 1951, em plena efervescência da Ilha Rebelde. Não se trata apenas de mais uma lembrança. É o centenário de um homem que ressignificou o jornalismo no Maranhão, deu voz ao povo e lutou pelo direito de dizer a verdade. Sim, era só o que o movia; a veracidade dos fatos, sem dualidades, movido pela coragem e compromisso com a informação. Como a letra do hino que imortalizou: “Jornal que tem coragem é o Pequeno”, Ribamar Bogéa viverá para sempre na mente daqueles que o conheceram. Seu coração pulsará eternamente no peito de toda a família JP, com o sentimento de preservar sua memória e honrar, enquanto houver sol, seu ideal de luta e resistência. 100 anos. Uma história que jamais caberá em tão breves linhas. Um lugar reservado para contar a trajetória do imortal Zé Pequeno para todo o sempre. Assim será”!!!

*** E nestes 70 anos do Jornal Pequeno, que coincidem com o Centenário do seu fundador, a família Bogéa reserva uma surpresa ao Maranhão, que está sendo carinhosamente preparada e que foi viabilizada graças, também – registre-se –, à sensibilidade do governador Flávio Dino, um grande admirador do JP e que tem o apoio deste veículo por acreditarmos na sua determinação transformadora para o estado!!! Por questões meramente burocráticas, a surpresa não acontecerá no mês do Centenário, mas fará parte do ano em que o JP virou SETENTÃO!!! As informações serão publicadas oportunamente, de acordo com o desenvolvimento do projeto!!!

*** Mas, voltando às ferrovias do Maranhão que mudarão o Brasil, só para contextualizar, o ‘Aviso de Autorização’ para a construção e operação das duas ferrovias (Alcântara-Açailândia/Porto Franco-Balsas), com importância transcendental para o desenvolvimento brasileiro, foi publicado no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, 17!!! Em Açailândia, dará uma conexão ampla da Ferrovia Norte Sul, onde se ligará ao Terminal Portuário de Alcântara, que tem potencial para ser o maior porto brasileiro para exportação de todos os tipos de carga!!! A conclusão da Ferrovia Norte Sul e das ferrovias que se ligam a ela (FICO, em Mato Grosso; FIOL, na Bahia; e a ferrovia entre Alto Parnaíba, Balsas e Porto Franco (EF-232), todas essas fazem parte do Sistema Ferroviário da Norte Sul e trarão grandes quantidades de cargas para a Norte Sul…, e grande parte delas se destinará aos portos do Itaqui e ao Terminal Portuário de Alcântara, em uma quantidade que poderá chegar a 100 milhões de toneladas por ano!!!

*** Sem a Ferrovia do Maranhão estaríamos limitados a 20 milhões de toneladas, teoricamente o que é permitido pela Ferrovia dos Carajás!!! Mas, na prática seria menor!!! Assim, a Ferrovia do Maranhão poderá atender todo o Arco Norte, maior produtor de grãos e minérios do Brasil, que, por deficiências reais na logística brasileira, só exporta pelos portos da região 28% das cargas que produz, sendo o restante pelos portos do sul e sudeste, perdendo muito dinheiro nessa rota!!! E como o Porto do Itaqui poderá se beneficiar com a Ferrovia do Maranhão???!!! A FdoM terá uma conexão com a Ferrovia dos Carajás em Alto Alegre do Pindaré, que está ligada ao Itaqui!!! Daí, para ele também cessarão as limitações que existem hoje na Ferrovia dos Carajás, além de ficar isento dessas limitações!!!

*** Além disso, se o transporte de cabotagem feito em navios menores crescer no país como já foi no passado – e isso deverá acontecer –, poderemos receber todas as cargas de grãos dos portos amazônicos, que são em grande número, mas só podem utilizar, por restrições de calado, navios pequenos, inadequados, pouco eficientes e caros para o transporte a longas distâncias!!! Esses navios poderiam fazer um serviço de cabotagem trazendo essas cargas para o TPA e o Itaqui, onde seria feito um transshipment (transbordo) entre eles e os grandes cargueiros de longo curso, com ótima viabilidade econômica, beneficiando fortemente os produtores!!!

*** Também muito importante foi a autorização para a VLI construir e operar a ferrovia EF-232 pelo mesmo prazo!!! Trata-se de um velho e importantíssimo sonho de uma região altamente dinâmica e produtora de grãos do Maranhão e do Piauí: Paulistana, município que possui grandes jazidas de minério de ferro também!!! Foi essa uma luta em que se empenhou com muito afinco o vice-governador Carlos Brandão!!! Muito importante para o a nossa região como um todo!!! É ou não para comemorarmos???!!! Além disso, dará grande viabilidade econômica para produtos que se destinam aos mercados do interior e do Centro-Oeste, que, utilizando fretes ferroviários de retorno, chegarão ao destino com preços incomparáveis, como fertilizantes, gás natural líquido, etc!!! É um mundo novo que se abre ao Maranhão!!! É o Maranhão Competitivo que surge!!! Por fim, os merecidos parabéns à GRÃO-PARÁ MULTIMODAL (GPM) e aos seus sócios luso-brasileiros, que vieram com sua competência e experiência ajudar o nosso estado com projetos tão importantes!!! Parabéns também à VLI, que está dando ajuda preciosa ao nosso estado!!! É isso!!! E vamos em frente!!!

*** Falar em desenvolvimento do Maranhão, no próximo dia 21 de setembro (terça-feira), o vice-governador Carlos Brandão participará da recepção do Governo do Estado a uma comitiva de embaixadores e empresários da Indonésia, Malásia, Mianmar, Vietnã, Tailândia, Cingapura e Filipinas!!! Eles virão conhecer de perto o Maranhão, com a missão internacional de visita ao Porto do Itaqui para ver as oportunidades de investimento!!! Só boas notícias!!!

*** E olha só a ‘bomba’!!! O Sistema Difusora não pertence mais à família Lobão!!! O complexo de comunicação da Camboa foi vendido em definitivo para o badalado advogado Willer Thomas, ligado ao senador Weverton Rocha e com poderosa força nos poderes legislativo e judicial de Brasília!!! Willer fez a negociação juntamente com um empresário de Teresina identificado por Dr. Pêta apenas como Urias!!! A aquisição do Sistema Difusora de Comunicação é mais um sinal evidente de que a pré-candidatura e consequente candidatura de Weverton ao governo do estado é irreversível!!! O presidente do PDT maranhense não tem qualquer participação de direito na compra da Difusora!!! Seu nome não consta em nenhuma página do contrato, em nenhum documento, e ninguém vai encontrar qualquer sinal de envolvimento seu na negociação!!! Tanto que, instado por Dr. Pêta a dizer o que achava do fato, um conhecido político afirmou que Weverton não tinha nada a ver com isso!!! Impossível não ter!!! Impossível o pedetista não estar “dentro-fora” dessa compra “até o pescoço”!!! Um outro político consultado pelo editor do Colunaço foi totalmente ‘na mosca’: “Willer e Urias compraram a Difusora POR e PARA Weverton…, para a pré-campanha e campanha dele ao governo do estado”!!! ‘Na mosca’!!!

*** Enquanto isso, o senador Roberto Rocha e o deputado licenciado Márcio Jerry usam suas respectivas redes sociais para um ‘tiroteio’ ‘naquele’ nível!!! Até quando…!!! Um vídeo de Rocha culpando Flávio Dino pelo aumento dos combustíveis provocou a reação de Jerry: “Olhando aqui um vídeo eu respondo: ‘Roberto Rocha, um senador mentiroso compulsivo. E além de preguiçoso, que há mais de 3 décadas vive da ‘herança’ de 4 anos. Ah, além também de um vil traidor”!!! A reação de Roberto Rocha foi imediata e virulenta: “Flávio Dino, covarde, não responde e escala o pau de mexer merda dele para me atacar. Os comunistas são sempre assim. Não respondem a crítica, só tentam desqualificar o crítico. Sobre traição, não se preocupe, tire isso da sua cabeça, ou que você imagina que esteja. Sou casado”!!! Márcio Jerry subiu o tom na réplica: “Debata comigo, covarde. Te fizemos senador acreditando na regeneração e o que vimos foi a total degeneração e decrepitude. Um senadorzinho inútil vassalo de um genocida estúpido”!!! Silêncio de Rocha!!! Cruz credo…, nível mais baixo que escada de tirar repolho!!!

*** Pior que baixaria ‘pega’!!! No Plenário do ‘Poder Rangedor’ também teve ‘nível gilete’, envolvendo os deputados Marco Aurélio e César Pires!!! Marco Aurélio estava usando a tribuna para defender o secretário Clayton Noleto, da Infraestrutura, quando Pires, o acusador do auxiliar de governo, pediu ‘aparte’!!! “Minha parte está concluída, deputado. Vossa Excelência já mentiu por 20 minutos, acho que está bom por hoje. Acabou a mamada, Vossa Excelência está em fim de carreira”, disparou Marco Aurélio, interrompendo César Pires, que reagiu: “Vossa Excelência é um canalha. Canalha porque disse que estou mentindo. Eu não lhe tratei dessa forma. Vossa Excelência age com molecagem”!!! Saaaaaaaaaaaaai!!!

*** Meu amigo, um suposto caso de assédio na TV Mirante está ‘formigando’ nas redes sociais e já ‘foi parar’ até na Casa da Mulher Brasileira, onde providências começam a ser tomadas!!! O grupo Mirante, muito acertadamente, divulgou um Comunicado informando que “não tolera nem compactua com comportamentos abusivos”, e que vai apurar a denúncia!!! O caso veio à tona quando uma estagiária do grupo deixou no ar, em suas redes sociais, que sofre assédio de um dos repórteres mais antigos do Grupo Mirante!!! O jornalista havia postado uma foto com a colega de trabalho com o texto: “Hoje, num encontro de poucos segundos na TV Mirante com a amiga……….. (jornalista G1). Rapidamente, mas o suficiente pra matar a saudade, com um abraço”!!! Foi o bastante para a estagiária reagir em suas redes sociais: “Ao contrário do que muitos interpretam, não existe amizade, simpatia, muito menos respeito nessa foto. Essa pessoa força uma proximidade que não existe e usa isso pra ser desrespeitoso. Por medo, vergonha e traumas passados, no momento em que ele se aproxima eu não consigo cortar e ser grosseira na frente dos outros, e ele sempre faz isso quando tem alguém por perto, porque sabe que eu sou vulnerável a essa situação. Foi exatamente o que aconteceu no dia dessa foto. Eu não aguento mais. Preciso dar um basta nisso. Essa situação tá me ferindo psicologicamente”!!! Com o vulto que a história tomou nas redes sociais, a ponto de ‘estourar’ num grupo grande de ‘zap’ – “ESTAGIÁRIA DA TV MIRANTE DENUNCIA JORNALISTA POR ASSÉDIO EM AMBIENTE DE TRABALHO” –, o Grupo Mirante decidiu divulgar um comunicado: “O Grupo Mirante informa que não tolera e não pactua com comportamentos abusivos. Toda denúncia será criteriosamente apurada. O Grupo Mirante não comentará publicamente nenhuma investigação desse tipo por ter assumido com todos os seus colaboradores o compromisso de sigilo no processo de apuração. Estamos comprometidos a enfrentar essa situação”!!! E, pelo visto, estão mesmo, porque informações obtidas por Dr. Pêta dão conta de que a Mirante afastou um outro jornalista envolvido em caso de assédio!!! O Colunaço, por decisão do seu editor, decidiu não levar os nomes a público…, pelo menos enquanto as investigações não forem concluídas!!!

*** E aquele prefeito do litoral norte que comprou ‘uma milha’ em preservativos e que contratou um instituto das ‘imperiosas’ para fazer pesquisa científica da covid, conforme noticiou Dr. Pêta domingo passado, hein!!! Pois é…, na noite de sexta-feira, ele estava em Pinheiro, num ‘palanque adversário’!!! Será que foi por causa da ‘regulada’ que levou dos ‘leões’ da Pedro II???!!! Pior é quer ao receber a ‘catracada’ jurou ‘de pés juntos’ que apoiava o vice-governador!!!

*** Olha aí…, vai ver que foi!!! Domingo, Dr. Pêta ‘noticiou’ aqui os balacobacos dele, com festa e regata em tudo quanto é lugar e a galera “nem aí” para a Covid???!!! Pois é…, ninguém com máscara, e ainda acabaram com o estoque de cerveja da cidade!!! O fato levou um ‘velho’ morador da região a comentar com um conterrâneo: “Meu amigo, aqui mataram foi a Covid no feriadão, pode crer”!!! Eu sei é que, depois da ‘notícia’, um poderoso do Palácio dos Leões ‘encostou o prefeito na parede’, dando-lhe uma tremenda de uma ‘regulada’!!! E agora, na sexta, ele ‘me aparece’ no ‘palanque adversário’…!!! ‘Rapá’…!!!

*** Rapaz, e não é que o MAVAM (Museu da Memória Audiovisual do Maranhão) foi homenageado na abertura do Festival Guarnicê de Cinema, edição de número 44, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma)!!! Pois é…, e quem recebeu a homenagem foi o cineasta comandante Joaquim Haickel…, em nome de todos aqueles que no museu se dedicam ao trabalho de pesquisar, coletar, preservar, produzir e disponibilizar fragmentos da memória das pessoas que vivem no Maranhão, com ênfase para as manifestações culturais, artísticas, sociais, esportivas e históricas, de modo geral!!! Joaquim registrou o momento em suas redes sociais!!! “A homenagem que o MAVAM recebeu da maior e mais importante universidade maranhense não é, de modo algum, motivo para nos envaidecermos, mas para termos consciência de que o trabalho que realizamos está sendo notado e valorizado, fazendo com que cada vez mais nos empenhemos em realizar ações cada vez melhores”, disse Joaquim Haickel, também secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luís e ‘batizado’ “Quincas” por Dr. Pêta!!!

*** E pra fechar…

Magno Bacelar

Faleceu na madrugada desta terça-feira, 14 de setembro, o ex-senador, deputado federal, deputado estadual, secretário de educação, prefeito de São Luís e Coelho Neto, e empresário, pioneiro no setor de radiodifusão de nosso Estado, Carlos Magno Duque Bacelar.
Antes de tudo Magno Bacelar foi um homem correto e cordial, um cidadão exemplar, um político descente, uma pessoa humilde, que conheceu o poder, a glória e a riqueza e que soube encarar o distanciamento de tudo isso com a maior dignidade.
Meu pai era amigo de Magno e eu herdei dele essa amizade, coisa que me orgulhava muito, principalmente pelo exemplo que tinha nele, de tolerância e resiliência no enfrentamento das dificuldades que a vida nos reserva.
Na história contemporânea do Maranhão, não conheço ninguém que, pessoalmente, tenha subido tão alto, tenha tido tanto prestígio, fama, dinheiro e poder como Magno Bacelar, e que ao perder tudo isso tenha se portado de maneira tão descente, discreta e elegante.
Para mim, Magno Bacelar será para sempre o melhor exemplo de como se deve encarar o poder. (Joaquim Haickel – Escritor, cineasta e Secretário Municipal de Comunicação).

**********

MISTÉRIO

*** Quais são os empresários de badalado barzinho da Península que a sociedade ‘azedou’, estão se ‘divorciando’ e provavelmente um deles montará negócio com um outro nome, que os amigos ‘zoadores’ dizem que será “Aceite o Pau”???!!! Enquanto isso, o outro já está ‘se ajeitando’ com um Posto na praia!!! ‘Rapá’… hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Quem são os prefeitos da ‘terrinha’ que andam fazendo uso ostensivo das suas ‘máquinas midiática e administrativa’ para tentar eleger parentes e aderentes em 2022???!!!

*** Por que a Polícia permite ‘festinhas’ e mais ‘festinhas’ que andam sendo realizadas em bairros da periferia de São Luís sob comando de chefões do tráfico e seus ‘assessores’???!!!

*** Será que a praia da Península, que já abriga em suas areias um Posto A, agora, com uma ‘separação azedada’ de dois sócios, terá um Posto B???!!! A conferir!!!

*** Quem são os empresários aqui da ‘terrinha’, que, “separados de co(r)pos”, devem agora ir à justiça para dividir bens’???!!!

*** Qual é o jornalista que vai ser investigado por suposto assédio em ambiente de trabalho, e qual é o colega dele que já foi afastado pelo Grupo Mirante, onde os fatos foram denunciados, também por assédio???!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Qual foi o blogueiro que levou um ‘peteleco leonino’ depois de postar nota culpando o governador Flávio Dino pelo aumento dos combustíveis???!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens