Fechar
Buscar no Site

Notas de Sábado

Cassação de Roseana: oitivas confirmadas

Se não conseguirem uma liminar em cima da hora, as testemunhas de defesa da governadora Roseana Sarney Murad e do vice-governador Washington Luiz Oliveira serão ouvidas na próxima segunda-feira pelo juiz Sérgio Muniz, do Tribunal Regional Eleitoral, a partir das 8h30. A chamada oitiva foi determinada pelo ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral que é o relator do processo movido pelo ex-governador José Reinaldo Tavares contra a diplomação dos atuais governantes maranhenses. O documento está muito bem elaborado com provas de que Roseana e Washington durante as eleições de 2010, abusou do uso da máquina estadual caracterizando abuso de poder econômico, propaganda enganosa, troca de favores por votos e outros crimes eleitorais.

Testemunhas

No rol das testemunhas serão ouvidos Fábio Gondim Ferreira da Costa (expert em atos secretos no Senado segundo um deputado roseanista), Roberval Cordeiro Silva, Remi Ribeiro Oliveira, Francisco Emiliano Ribeiro de Meneses, Hildo Augusto Rocha Neto, Ricardo Jorge Murad, Sérgio Antônio Mesquita Macedo, Raimundo Nonato Carneiro Sobrinho, Benedito Bogea Buzar, Gerge Alan Ramalho Pereira. O ministro Versiani quer todos os depoimentos em suas mãos até o próximo dia 10 para que encaminhe o processo para julgamento em plenário até o final do mês.

Interferência

Se não tiver interferência política, Roseana e Washington podem ter o mandato cassado no início de abril, assim como foi feito com Jackson Lago em 2009. Só que Jackson não soube “conversar” com as pessoas certas, o que a oligarquia Sarney sabe fazer muito bem. Daí que a cassação de Roseana não é coisa fácil, apesar dos crimes comprovados. Só que a justiça dos homens falha. A de Deus, nunca. (Do blog do Gojoba, diretor e editor do jornal Tribuna do Nordeste)

Encontro de lideranças oposicionistas

Reuniões importantes das forças de oposição aconteceram anteontem, na cidade de Matões. Líderes oposicionistas estiveram na cidade por conta da inauguração de uma creche pela prefeita Suely Pereira, que vai atender 240 alunos de 0 a 5 anos distribuídos nos turnos matutino e vespertino. Presentes, os deputados federais Carlos Brandão (presidente estadual do PSDB) e Waldir Maranhão (presidente estadual do PP), o deputado estadual Rubens Jr (PCdoB), além de presidentes de outros partidos e muitas lideranças das cidades da região.

Reuniões agendadas da oposição

Na próxima terça-feira (06), em Brasília, está programada uma reunião de dirigentes do PCdoB, PSB, PTC, PP, PT, PPS para discutirem alianças nos municípios. No dia 14, está agendada reunião das oposições em Santa Inês, e já no dia 16, em São Luís, voltarão a se encontrar por ocasião do aniversário do deputado Rubens Jr. (Foto: Felipe Klamt)

Só intervenção tira PSB de Serra em SP

Só uma intervenção no PSB de São Paulo evitará a adesão do partido à candidatura do tucano José Serra à prefeitura da capital. Secretário de Turismo do governo Geraldo Alckmin e presidente do partido no estado, o deputado Marcio França, está decidido a apoiar Serra e não o candidato petista Fernando Haddad. O ex-presidente Lula já entrou no circuito e pediu ao presidente da legenda, o governador pernambucano Eduardo Campos, para tentar enquadrar os socialistas dissidentes.

Um PMDB irritado

José Sarney: irritado com Ideli por causa de pedidos de nomeações que não saem

A casa de Roseana Sarney em Brasília foi palco na segunda-feira de um jantar em que o prato principal era de críticas ao tratamento do governo ao PMDB.

De ministros (Edison Lobão e Moreira Franco) a senadores (Renan Calheiros e José Sarney) eram poucos e graúdos à mesa. O centro das pauladas foi o que chamaram de “a voracidade de um PT perdedor” — o paulista, que, segundo eles, não ganha eleição em São Paulo e, por isso, ocupou todos os espaços no governo federal. Unanimemente, elegeram Gilberto Carvalho como o vilão.

Sarney em especial mostrou-se indignado com Ideli Salvatti, a quem acusa de barrar suas nomeações. (Por Lauro Jardim, Veja)

Escórcio e o raio-x dos aeroportos

Recentemente, o deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi retirado de um avião, em Brasília, por dois agentes da Polícia Federal para ser submetido a uma máquina de raio-x. No Congresso, Maluf evitou fazer alarde sobre seu novo caso de polícia com parlamentares na frente de jornalistas. Mas, na quarta-feira, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) foi tão efusivo ao manifestar solidariedade a Maluf que chamou atenção de diversos assessores e parlamentares. Maluf desconversou e evitou tocar no assunto com o Poder Online. Já Escórcio fez questão de manifestar sua indignação e disse que vai propor uma regra que permita aos deputados apresentarem suas carteiras de parlamentar para serem dispensados do constrangimento de serem revistados antes de entrarem em aviões.

Assista ao vídeo:

PCdoB pode desfazer o bloco com o PSB

Presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo vai se encontrar com o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, na próxima semana. Pretende rediscutir o bloco formado pelos dois partidos na Câmara. O PCdoB avalia que Campos anda mais interessado numa aliança nacional do o PSD. E os comunistas não gostam muito da ideia de se aliarem nacionalmente ao partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. (Poder Online, iG)

Tax free: isenção fiscal para os “gringos”

O governo estuda conceder isenção fiscal às compras feitas no país por turistas estrangeiros. O benefício seria dado equiparando essas aquisições às exportações. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, acredita que a medida ajudará a reduzir o deficit na balança comercial de seu setor, que alcança US$ 14 bilhões anuais. O caso está em debate na área econômica do governo. (Felipe Patury, Época)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens