Fechar
Buscar no Site

Notas de Sábado

‘Via às Pressas’

‘A pressa é inimiga da perfeição’, diz o adágio popular. E a Via Expressa, já convenientemente apelidada de Via às Pressas, a cada passo de sua construção, se transforma num canteiro de problemas para a população da capital. Em primeiro lugar, a Via Expressa vai rasgar pelo meio um sítio arqueológico, o que dificulta o licenciamento da obra pela Prefeitura Municipal de São Luís. Em segundo lugar, é incompreensível esse corre-corre para concluir a obra até 2012.

Na quinta-feira passada, o deputado Bira do Pindaré declarou da tribuna da Assembleia apoio aos moradores do Vinhais Velho. São 35 famílias ameaçadas de despejo em consequência desta obra. Os moradores já se organizaram em Comissão para colher assinaturas de parlamentares que apoiam a luta da comunidade, uma das mais atingidas pela Via Expressa. Existem outras.

Segunda comunidade mais antiga do Maranhão, fundada em 20 de outubro de 1612, a área que o Vinhais Velho ocupa, conforme o deputado Bira do Pindaré, tem um cemitério datado do ano de 1690, fontes naturais, vínculos tradicionais e reservas naturais. Parece que o governo esqueceu tudo sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O deputado Bira do Pindaré garante que a Via Expressa não precisa passar por aquela área, pode seguir outro caminho, até porque a construção de uma alça alternativa custaria menos que o despejo de 35 famílias alojadas naquele sítio histórico.

O secretário de Infraestrutura, deputado Max Barros, deveria levar em consideração as argumentações do parlamentar e dos moradores do Vinhais Velho, pois a pressa em construir a Via Expressa não pode alterar a paz e a tranquilidade do povo de São Luís. (JM Cunha Santos no JP)

Cartório estaria envolvido em fraude

O delegado Carlos Alberto Damasceno que preside o inquérito da morte do empresário Marggion Laniere Ferreira estará na próxima semana na cidade de Vitória do Mearim, onde analisará documentos de um cartório daquela cidade que foram encontrados nas residências do corretor de imóveis Elias Orlando Nunes Filho e do vereador de Paço do Lumiar, Júnior Mojó. Segundo o delegado, são dezenas de escrituras de terenos localizados na região do Aragaçi e que teriam sido legalizados em um cartório de Vitória do Mearim. Continue lendo no blog do Zeca Soares.

Criador Esquecido

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jamil Gedeon, na condição de governador do Estado, inaugurou o Fórum Desembargador Artur Almada Lima na cidade de Caxias. O prédio fica na Cidade do Judiciário. Presente ao evento estava o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal. Durante a solenidade o governador em exercício não falou que tudo aquilo foi planejado por Vidigal quando presidente do STJ. Foi ele quem viabilizou tudo, inclusive a doação do terreno para a Cidade do Judiciário. Vidigal deveria ter sido o principal homenageado. Mas sabe como é, adversário da oligarquia Sarney, Vidigal ficou no seu canto, só observando. Só que o povo caxiense sabe que foi ele que começou tudo.

Gesto importante

O presidente do Diretório Estadual do PSDB, deputado federal Carlos Brandão, marcou presença durante a abertura da 12ª Conferência Estadual do PCdoB, ocorrida na noite desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa.

No seu discurso, Carlos Brandão pregou a unidade entre os partidos de oposição e ressaltou sua presença na solenidade como um gesto importante para que isso ocorra nos pleitos que se aproximam.

“Sei que nesse momento não cabe falar de sucessão municipal, mas sabemos que política é feita de gestos. Então, portanto, não podemos abrir feridas em 2012, porque lá em 2014 talvez elas não consigam ser cicatrizadas”, afirmou o presidente estadual do PSDB.

Vereador classista

Durante entrevista na rádio Educadora o médico Fernando Lima procurou explicar o que faz um vereador. Foi longe, procurando mostrar a etimologia da palavra. E disse que não é de ficar fiscalizando o que há de errado na cidade de São Luís. Como eleito pelo segmento médico, disse que prefere ficar propondo leis para melhorar a vida dos cidadãos. O vereador Fernando Lima falou sobre a falta de banheiros públicos e propôs que a Prefeitura construísse tais banheiros nos casarões que estão abandonados. Como brasiliense, seu Fernando Lima não deve conhecer o valor histórico dos casarões desta cidade de 400 anos. É o que dá eleger gente descompromissada com a cidade. Transformar casarões em banheiro público é demais. (Jornal Tribuna do Nordeste)

Bigode do Sarney

Aberta a temporada de enredos gaiatos de blocos para 2012, o Vem Cá Me Dá, da turma da Barra, no Rio, escolheu o dele. Será “Na faxina do governo, a vassoura é… o bigode do Sarney!”. Diz a sinopse: “Dá para falar em faxina com Sarney, Jucá, Collor e Renan na base aliada? Se chamassem de lipoescultura, tudo bem.” Faz sentido. (Coluna do Ancelmo Gois)

Fina estampa

Circula no que Ancelmo chama de território livre da internet foto de Sarney com Romário, Tiririca e Popó. Até aí, tudo bem. Não fosse a legenda: “Porque o fim do mundo está próximo.”

Operação

Integrantes do sistema de Segurança estadual estiveram em Caxias preparando a operação-padrão da categoria… Em clima de pré-paredismo, a direção maranhense do movimento explicou porque a categoria também pode deflagrar greve.

Precariedade

Não é de agora que policiais e demais servidores dessas instituições denunciam a precariedade da Segurança no Maranhão. Desde o contingente inadequado às condições estruturais mínimas para exercer o ofício, como falta de equipamentos, viaturas, armas, munição, combustível…

Parar

Dado os ouvidos moucos do governo Roseana Sarney às reivindicações, dizem os manifestantes que não vislubram alternativa senão a de parar de vez a máquina policial… E aí, sim, prepare-se para o caos. Acrescentam ainda os manifestantes que as poucas viaturas recém-distribuídas foram resultado de ação do governo federal… Do estado mesmo, nenhum vintém! (Da coluna do Jotônio Vianna no JP)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens