Fechar
Buscar no Site

Notas de Domingo

Ligação com os Sarneys

O blog não vai entrar no mérito do entrevero que ocorreu entre o presidente da Embratur, Flávio Dino e o juiz Sérgio Muniz, por conta do magistrado ter prolatado decisão impedindo a divulgação de uma pesquisa Data M. Agora o que não se pode negar é a ligação próxima de Muniz com a família Sarney. Isso é incontestável. Um exemplo: Sérgio é filho de Antônio Muniz, que vem a ser secretário adjunto da Casa Civil no governo de Roseana Sarney. Ou seja, o pai do juiz é subordinado direto da governadora.

Horário

A zero hora deste domingo (21), começou em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, mais uma edição do horário brasileiro de verão. Esta será a 38a vez que o horário de verão será adotado no país, a 28a de forma consecutiva. A história da medida no Brasil começou na década de 30, pelo presidente Getúlio Vargas. A versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

Sarney ressurgiu

Nos 35 anos seguintes, a medida foi instituída em nove oportunidades: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967. Depois de muito tempo esquecido, o horário de verão ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney, não deixando de ser adotado desde então.

Luis Fernando se fortalece

A sucessão para ocupar a vaga no Palácio dos Leões, em 2014, já está a todo vapor e dentro do grupo Sarney dois nomes tomaram a dianteira. O do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e o do chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva. Sabe-se que há um verdadeiro racha entre o secretariado de Roseana em prol de um ou de outro nome.

‘Lançamento’ da candidatura

Muitos acreditavam, até então, que Luis Fernando já havia perdido a batalha para Lobão, que tem como principais apoiadores Sarney Filho e Ricardo Murad. No entanto, em virtude dos últimos apagões sofridos, inclusive deixando a presidenta Dilma no escuro em Brasília, enfraqueceu-se bastante o ex-governador do Maranhão. Na festa de aniversário do prefeito de Ribamar, Gil Cutrim, realizada ontem, houve o “lançamento” da candidatura de Luís Fernando ao governo do Estado.

Prestígio

Estavam presentes à festa de Gil mais de 30 prefeitos. É claro, caro leitor, que isto representa uma sinalização muito forte do empoderamento de Luis Fernando na disputa que trava internamente com Lobão. Ao seu favor, LF fez uma das melhores administrações do Maranhão quando esteve à frente da Prefeitura de Ribamar. (Do blog Controle Social)

Haja emoção

Há quem diga que foi o risco de novo apagão que levou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, à internação em SP. É fato: O país bateu recorde de consumo de energia na quinta e sexta, com as TVs ligadas na novela da Globo. Melhoras, excelência. (Da coluna Esplanada)

Falta de prestígio

Não é por nada não, mas qual o motivo do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma não terem pisado em São Luís durante a eleição. Todos querem saber. Os dois já peregrinaram por tudo quanto é lugar pedindo voto, menos na terra dos Sarneys.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens