Fechar
Buscar no Site

Notas da Tarde

Problemas técnicos do blog solucionados

Desde o último domingo este blog passava por alguns problemas técnicos, gerando vários transtornos aos leitores que passavam por aqui, entre eles dificuldade no acesso e a impossibilidade fazer comentários (quando se clicava no título da matéria ou nos comentários imediatamente a página sai do ar aparecendo a frase ‘página não encontrada’). Na manhã desta terça-feira, felizmente a equipe do portal do Jornal Pequeno conseguiu solucionar estas falhas. Portanto, informamos aos leitores que os mesmos já podem voltar fazer seus comentários como também repercutir os posts do blog no facebook. No mais, pedimos desculpas pelos entraves.

Vídeo registra perseguição de assaltante a mulher em São Luís

http://youtu.be/VBiC2FIyy5I

Um vídeo publicado no Youtube flagra um assalto ocorrido na tarde de ontem (16) em uma rua na entrada do Parque Athenas – Cohaserma II, em São Luís. Câmeras da segurança interna mostram um homem numa moto perseguindo uma mulher, que sai em desespero pelas ruas do bairro até ser encurralada pelo assaltante. Ela foi obrigada a entregar o celular que estava na bolsa. Confira nas imagens acima toda a saga do assaltante até abordar a vítima.

Orçamento

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, Fábio Gondim, anunciou que foi aberto hoje o orçamento para 2012. O novo orçamento fixa os gastos em R$ 11,0 bilhões, com um crescimento de 13,3% em relação ao orçado para o ano passado. R$ 9,4 bilhões são para o Poder Executivo, incluído o pagamento da dívida.

Sem bloqueio

Para os demais Poderes, segundo Gondim, foram liberadas as cotas relativas a 3/12 do orçado para despesas correntes, exceto pessoal, e investimentos. “O Poder Executivo, que tem a responsabilidade de perseguir as metas de resultado primário, liberou 2/12, o que não significa bloqueio de recursos”, informou.

Codó protesta contra fechamento de escolas do Estado

O projeto do governo do Estado de reorganização da rede estadual de educação, que prevê fechamento de escolas públicas, também chegou ao município de Codó, na região dos Cocais. A comunidade escolar do bairro Trizidela foi às ruas da cidade protestar contra o fechamento da escola Reitor Ribamar Carvalho.

A Delegacia Regional do Sinproesemma de Codó participou do ato público em apoio à comunidade e em repúdio contra a ação do governo, que não dialogou com os segmentos atingidos pela medida.

Com faixas e cartazes, a caminhada dos estudantes, pais e professores saiu do bairro Trizidela e prosseguiu até a Unidade Regional de Educação (URE). A escola fechada, segundo a delegacia sindical, beneficia vários moradores do bairro e muitos estudantes da zona rural, contrariando o discurso de ociosidade propagado pelo governo, como argumento para o fechamento de escolas no estado.

Pescadores prejudicados

Em briga política só sobra para o povo. É o que está acontecendo com os pescadores da Baixada Maranhense que estão sem receber o seguro defeso por conta de manobra do deputado federal Zequinha Filho. Como foi o Partido Verde quem indicou o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, o parlamentar maranhense se acha no direito de impedir o pagamento dos pescadores baixadeiros com a desculpa de que não vai fortalecer o inimigo político, no caso o prefeito do município de Pinheiro, Zé Arlindo. E o que é que os pescadores têm com isso? Até seu Zequinha que se apresenta como um bom moço está fazendo das suas. Eita Maranhão.

Nessa ele tem razão

O secretário de Estado de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, ficou chateado com uma decisão judicial que mandou que o Programa de Leite Especial atenda a duas crianças que moram no Rio de Janeiro. A justificativa é de que são oriundas do Maranhão. Se a família foi embora para outro Estado, por que o Estado maranhense tem que arcar com as despesas do leite especial? Tem alguma coisa errada aí. Desta vez Ricardo tem razão.

Danos da Via Expressa

Moradores da comunidade Vinhais Velho, bairro de São Luís, realizarão nesta quarta-feira (18/01), um “Almoço da Resistência”, para o qual estão sendo convidados profissionais dos meios de comunicação, militantes de organizações de direitos humanos, parlamentares estaduais e federais, além dos moradores da região. O Vinhais Velho é uma das áreas que serão atingidas com a construção da Via Expressa (uma das alças da Via Expressa – também chamada de “Via Depressa”, “Via Eleição”, “Marginal Roseana Sarney 171” e “Via Shopping by Shopping” – começa em frente ao shopping Jaracaty – de co-propriedade do senador José Sarney, conforme sua declaração à Justiça Eleitoral -, passa ao lado do São Luís Shopping – de quem o marido da governadora, Jorge Murad, é tido como sócio até hoje – e termina ao lado Shopping da Ilha”. Desde o anúncio e a ostensiva propaganda em relação à obra do governo do estado seus moradores vêm se organizando para resistir. Já foram realizados cafés da manhã, reuniões e celebrações ecumênicas.

Almoço de Resistência

De acordo com diversos moradores, após a repercussão destes atos de resistência, a única preocupação dos responsáveis pela obra da Via Expressa é com a manutenção de uma igreja local, com quase 400 anos de edificada. As indenizações propostas estão bastante aquém do valor de mercado. O Almoço da Resistência acontecerá ao meio-dia, na Granja do Japonês, localizada na Rua Grande, nº. 90, no Vinhais Velho. Que o povo do Vinhais Velho se lembre sempre do mal que o governo de Roseana Sarney faz para a cidade de São Luís. (Do jornal Tribuna do Nordeste do editor José Ribamar Gomes)

Aniversário de blogueiros

Quem aniversariou no dia de ontem, 16, foram os blogueiros Luís Pablo e Matias Marinho. O primeiro reuniu um grupo de amigos no restaurante Dona Maria para comemorar a data. Portanto, aos dois, os sinceros votos de felicidade e sucesso do titular deste blog.

Do PMDB para o PMDB

O Ministério do Turismo, comandado pelo peemedebista Gastão Vieira, firmou um convênio de 2.1 milhões de reais com a prefeitura de Petrolina (PE), do correligionário Julio Lóssio, para promover ações turísticas no município e no Vale do São Francisco. A família de Fernando Bezerra, do PSB, que se cuide.

(Atualização às 19h48: o Ministério do Turismo entrou em contato e informou que a emenda foi autorizada pela Secretaria de Relações Institucionais e é do deputado federal José Chaves (PTB/PE).) (Por Lauro Jardim)

PDT quer eleger 500 prefeitos neste ano

O PDT quer eleger 500 prefeitos neste ano. Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, essa é a meta da sigla. Hoje, o partido administra 368 municípios. O presidente da Força Sindical, deputado Paulinho da Força, será candidato a prefeito de São Paulo, garante o presidente do partido, Carlos Lupi. Segundo ele, o PDT já conta candidatos a prefeito em quinze capitais. Além de Paulinho, o PDT já fechou que concorrerá com Gustavo Fruet em Curitiba, Carlos Eduardo em Natal, Haroldo Góis em Macapá, Mário Miranda em Boa Vista, Dagoberto Nogueira em Campo Grande, Manato em Vitória, Marcos Medrado em Salvador, Ronaldo Lessa em Maceió, Paulo Rubem Santiago em Recife, Edna Agnolim em Palmas e Amazonino Mendes em Manaus. (Felipe Patury, na Época)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens