Fechar
Buscar no Site

Notas da Noite

Via Expressa continua destruindo reserva

A construção da Via Expressa pelo governo do Estado na área da Reserva Florestal Santa Eulália continua sendo um verdadeiro crime ambiental. A nascente de um rio e palmeiras de buriti (espécie da mata ciliar) estão sendo de forma criminosa destruídas pelas máquinas da construtora responsável pela obra, sob o olhar complacente das autoridades.

MP Inerte

O Ministério Público Estadual, através do promotor de Justiça Fernando Barreto, titular da Promotoria Especializada na Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, voltamos a repetir, até solicitou informações ao secretário de Infraestrutura, Max Barros, sobre o licenciamento da Via Expressa e os impactos ambientais. No entanto, até agora nenhuma medida foi tomada para evitar a devastação do meio ambiente na reserva. Como diz um amigo, realmente o grupo Sarney pode e manda em tudo, até na Justiça…

Patrimonialismo

O cenário é o Rock in Rio: coro impublicável de 100.000 (cem mil) pessoas. O contra cenário: a carta de Sarney ao cantor Dinho Ouro Preto “eu nomeei seu pai embaixador”. Síntese despretensiosa, o velho morubixaba comete ato falho ou confessa crime: se a progressão funcional na carreira de diplomata é por merecimento não haveria o que cobrar, entretanto se fruto de fraude, seus fraudadores buscaram entre si compensação. Fico me imaginando se no Maranhão todas as nomeações tivessem este viés; o que poderíamos dizer, por exemplo, de nosso Tribunal de Justiça, onde seus membros, quase em sua totalidade, ou foram nomeados por Sarney ou atendendo a seus interesses. (Por Renato Dionisio, ex-vereador de São Luís)

Revolta

Diretores de escolas da rede estadual estavam revoltados hoje. O motivo da indignação era a ordem para que os alunos fossem dispensados para estarem presentes na solenidade de filiação do secretário de Infra-Estrutura, Max Barros, no PMDB, que ocorreu na tarde desta segunda-feira na Assembleia Legislativa. Vários ônibus foram descolados para a porta das escolas. “Engraçado que quando é para alguma atividade escolar é a maior luta para conseguirmos transporte, mas já para fazer política não faltam ônibus”, disparou um dos diretores.

Tiririca Cover entre o PRB e o PP

O humorista maranhense, Vandeilson Rocha Sousa, 24, o “Tiririca Cover”, que chegou a final do 6º festival de piadas do programa “Show do Tom” disse hoje ao blog que se filiará ao PRB ou PP para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições do ano que vem. Candidato a vereador no último pleito, Tiririca Cover obteve mais de mil votos.

Roseana apoiará melhor avaliado em Açailândia

Como resultado da visita do ex-vereador por cinco mandatos em Açailândia, Antonio Ferreira, à governadora Roseana Sarney semana passada no Palácio dos Leões, a mesma garantiu que será encomendada uma pesquisa de intenção de votos na cidade onde o que estiver melhor nas sondagens terá o apoio do Palácio na sucessão do prefeito Ildemar Gonçalves. Conforme relataram observadores ao blog, a indicação deverá situar-se entre a ex-prefeita Glaide Santos, o vereador Juscelino Oliveira e o suplente de deputado pelo PMDB, advogado Sérgio Vieira.

Gláuber fez curta no MA sobre a posse do governador Sarney

Circula na internet um precioso documento histórico: trata-se de um filme em curta-metragem, de 10min 19 seg de duração, em preto e branco, dirigido pelo cineasta Gláuber Rocha, o rei do Cinema Novo, mostrando a posse de José Sarney no cargo de governador do Maranhão, em 1966. Tem toda pinta de “marreta”. O documentário exibe o discurso de posse de Sarney diante de uma multidão impressionante, e as imagens ilustram a situação socialmente precária dos maranhenses enquanto o novo governador a descreve. Dirigido por Gláuber, o curta foi produzido por Luiz Carlos Barreto e Zelito Viana, ainda hoje em atividade como produtor e diretor de cinema. (Claudio Humberto)

Sarney e a desinformação

Resposta de José Sarney às críticas de Lindbergh Farias sobre a suposta manobra para tentar beneficiar o Maranhão na discussão dos royalties do petróleo, em desfavor do Rio de Janeiro.

– É uma grande desinformação.

Lindbergh acusa Sarney de trabalhar para fazer com que a divisão dos royalties siga os critérios do Fundo de Participação dos Estados, cujas alíquotas – favoráveis ao Maranhão – teriam sido estabelecidas durante o governo dele.

Sarney diz que o FPE não tem relação com o tema e alega que os atuais critérios de distribuição defendidos pelo Rio foram firmados em 1985, com a ajuda dele, e considera injustas as críticas que vem recebendo. (Lauro Jardim)

Boatos

Boato ou não, durante todo o dia circulou rumores de que o ex-prefeito Tadeu Palácio se filiará ao PP para encabeçar uma chapa com o comunista Flávio Dino para disputar a prefeitura de São Luís em 2012. Algo pouco provável na avaliação do blog.

Conferência do PCdoB

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil convida para o ato de abertura de sua 13ª Conferência, a ser realizado no próximo dia 07 de outubro, às 18 horas, no auditório Fernando Falcão (Assembléia Legislativa).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens