Fechar
Buscar no Site

Nota oficial do DCE da UFMA sobre o caso de racismo contra o aluno Nuhu Ayuba

O Diretório Central dos Estudantes “17 de Setembro” da Universidade Federal do Maranhão, entidade de representação máxima dos estudantes desta instituição, vem a público repudiar os atos de racismo praticados contra o estudante africano Nuhu Ayuba pelo professor do Departamento de Matemática da UFMA, José Claves Verde Saraiva, que ministra a disciplina de Cálculo Vetorial no Curso de Engenharia Química.

É lamentável a postura tomada por um docente, em uma instituição ensino superior pública de grande relevância à comunidade estudantil maranhense. O ato racista, conforme relato do estudante, configura agressões verbais, gerando abalo psicológico, transtornos sociais e danos morais.

Nós, membros do Diretório Central dos Estudantes da Gestão “Da unidade vai nascer à novidade”, viemos a público declarar que nos causou profunda indignação o tratamento dado pelo professor ao universitário por ser negro e africano. Não é difícil visualizar a cena de constrangimento causado pela agressão. Essa situação revela um comportamento racista, xenófobo, discriminatório, ofensivo e injusto, as quais só servem para manter práticas opressoras, que são totalmente inconcebíveis em um ambiente acadêmico plural e universal.

Solicitamos junto à Administração Superior de nossa Universidade a apuração dos fatos, afastamento imediato do professor e depois de constatados os fatos, demissão do Docente.

São Luís, 05 de julho de 2011.

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES “17 de Setembro”

GESTÃO “DA UNIDADE VAI NASCER À NOVIDADE”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens