Fechar
Buscar no Site

Nos 406 anos, São Luís recebe de presente Praça Dom Pedro II restaurada

Comemorando o aniversário de 406 anos de São Luís, a comunidade ludovisense teve mais um motivo para festejar. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal entregaram, na noite de sexta-feira (07), totalmente restaurada, a Praça Dom Pedro II, um dos primeiros logradouros da cidade e um dos mais emblemáticos espaços para a memória e a história da capital maranhense, que é patrimônio cultural da humanidade. O ato de entrega da praça contou com as presenças da presidente do Iphan, Katia Bogéa, do prefeito Edivaldo e do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. A ação marca a ampla agenda de comemorações pelo aniversário dos 406 anos de cidade.

A obra teve como destaque a restauração da escultura Mãe d’Água Amazônica, que está de volta à praça após ser restaurada. A revitalização da praça integra um pacote de obras de mais de R$ 50 milhões que estão sendo executadas na área do Centro Histórico. O prefeito Edivaldo destacou o valor da obra para a preservação da memória e da história da cidade.

“A revitalização desta área tão emblemática para a nossa cidade, testemunha de tantos fatos marcantes da nossa história e grande referência do nosso patrimônio arquitetônico é, sem dúvida um grande presente para a popula ludovicense. Com a restauração de mais esse espaço visando à melhoria e preservação do nosso Centro Histórico, queremos também estimular o espírito de pertencimento na população, para que ela ame e se aproprie desses espaços. De forma que estamos imensamente felizes de entregar esse valioso presente às vésperas do aniversário da nossa cidade, que ganha um novo espaço restaurado, bonito e pronto para receber a visitação dos maranhenses e turistas”, afirmou Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e de secretário municipais.

Em seu pronunciamento o prefeito agradeceu a presidente do Iphan, Katia Bogéa e ao superintendente, Maurício Itapary, pela importante parceria. “Temos a alegria de junto com o Iphan entregar essa importante obra”, disse o prefeito.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa enfatizou a grandiosidade da obra para São Luís, “Estamos muito felizes de entregar a Praça Pedro II amplamente restaurada, no aniversario da cidade. É importante ressaltar que esse espaço não se trata de uma praça qualquer, pois, além de ser o primeiro logradouro público criado na capital, é também praça cívica com a presença de algumas das mais importantes instituições do estado. Além disso, aqui é o ponto de partida da visitação do turista que chega ao Centro Histórico. Eu agradeço imensamente a parceria com a Prefeitura de São Luís, porque, juntos, conseguimos esse excelente resultado de disponibilizar novamente à população esse espaço tão importante para a cidade”, observou Kátia Bogéa.

Ainda conforme a presidente do Iphan, agora reformada, a população tem que se apropriar de seu patrimônio e ser sua defensora. “Em São Luís, estamos desenvolvendo um projeto de restauração de espaços do Centro Histórico, com recursos da ordem de R$ 50 milhões, um esforço impressionante nesse momento de recessão econômica que vivemos no país”, frisou Kátia Bogeá, acrescentando ainda entre as obras que estão sendo executadas com esse recurso a restauração das praças Deodoro e Pantheon, as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, a Rua Grande e outras.

Presente ao ato de entrega da praça, o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, pontuou os aspectos históricos da praça, que é considerada um dos antigos logradouros públicos da capital maranhense. “Mais uma grande obra que é parte de um conjunto de intervenções que o Iphan está realizando em parceria com a Prefeitura, promovendo um verdadeiro resgate desse espaço tão significativo para a cidade que o tem desde os primórdios de sua fundação. A valorização desse espaço mostra a preocupação da gestão do prefeito Edivaldo com a preservação da nossa história, nossa memória e nossa cultura”, ressaltou Julio Pinheiro.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, pontuou a importância do projeto de recuperação de um dos espaços, destacando ser esta uma obra de grande relevância para os maranhenses, por contribuir para o turismo e história da capital. “Trata-se de uma obra valorosa para o Centro Histórico de São Luís, considerando todos os pontos turísticos que estão localizados no entorno da praça e que são grandes atrativos à visitação pública. Queremos agora que a população nos ajude a preservar esse importante patrimônio, que estamos devolvendo à comunidade com todo o esplendor de ser um dos mais belos cartões-postais da nossa cidade que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade”, afirmou Itapary.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens