Fechar
Buscar no Site

No ‘melhor governo’ de Roseana, houve 572 assassinatos em 2012 na Grande Ilha

Ocorreram 72 assassinatos em outubro, na Grande São Luís – apenas um a menos do que em setembro, que teve recorde de crimes de morte, com 73 casos

Por Gabriela Saraiva e Oswaldo Viviani (JP)

Levantamento feito pelo Jornal Pequeno no livro de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML) de São Luís mostra que, no mês de outubro, 72 assassinatos foram registrados, na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) – apenas um caso a menos do que o total de setembro, quando foram somadas 73 mortes. Os homicídios de outubro representam o 2º maior total mensal na gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB), que assumiu o governo em meados de abril de 2009.

Com a totalização do mês de outubro, sobe para 572 o número de assassinatos registrados em 2012. Restando ainda dois meses para o ano acabar, faltam apenas 32 casos para 2012 ultrapassar os 603 homicídios ocorridos em 2011.

Em relação a outubro do ano passado (2011), quando foram somados 49 homicídios, houve um acréscimo de 23 casos, ou seja, de 47%.

Dos casos registrados em outubro, 51 ocorreram com o uso de arma de fogo, 16 com arma branca e dois a pauladas. Em três casos não foi apontado pelo IML o meio empregado para cometer os assassinatos.

Entre as vítimas, 70 eram homens e duas eram mulheres – entre elas uma adolescente de 15 anos, Yasmim Pereira. Ela foi baleada pelo namorado, identificado apenas como “Rafinha”, no dia 12, e morreu no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), no dia 14.

Margarida Pereira Oliveira, de 65 anos, foi morta no dia 24, no interior de sua residência, no Jardim América, com uso de arma branca. O crime teria sido praticado por Ermildo Pereira Oliveira, de 43 anos, com quem a vítima tinha um relacionamento amoroso.

Seis das vítimas de outubro eram adolescentes: Paulo Vitor Almeida Setubal, de 17 anos; Marcos Aurélio Meireles dos Santos, 16; José Wilson Serra, 17; Yasmim Pereira, 15; Wallison Bruno Martins Alves, 16; José Orlando Mendes Lima Júnior, 17; e Natanael da Conceição Privado, 17.

A maioria dos assassinatos de outubro vitimou pessoas com mais de 22 anos. Nessa faixa etária, foram somadas 52 mortes. Entre pessoas de 16 a 22 anos, o total foi de 16 casos. Abaixo dos 16 anos, houve apenas um registro. Dois corpos ainda permanecem sem identificação no IML, e em um caso não foi informada a idade da vítima.

Pelo menos 16 dos 72 assassinatos de outubro podem estar relacionados ao tráfico de drogas. Entre as vítimas estão: Jefferson Mariano Santos Melo, de 24 anos; Manoel Leônidas Carvalho dos Santos Melo, o “Chapola”, 24; Ilton Evandro Rodrigues Brito, 23; Izanildo Marques Sousa, 26; Nilton Cesar Sousa Aguiar, 41; Francisco das Chagas Pereira da Silva, 30; Maciel Rodrigues Amaral, 30; Samuel Lopes Pereira, 28; Marcos Aurélio Meireles dos Santos, 16; um corpo não identificado de um homem morto na Rua Nova do Pirapora; Jhonatan Alves de Almeida, 31; Wallison Bruno Martins Alves,16; Riderck Vinícius Lindoso Torres, 21; Robson Amorim Gomes, 30; Maycon de Sousa Silva, 23; e Luciano Amorim de Jesus, 31.

No Complexo Penitenciário de Pedrinhas, um detento foi assassinado em outubro – Carlos Alberto Borges, o “Sete Meses”, foi morto com mais de 20 chuçadas, no dia 25.

Crimes que repercutiram – No dia 4 de outubro, na Ilhinha (área do São Francisco), Manoel Leônidas Carvalho dos Santos, conhecido como “Chapola”, de 30 anos, foi assassinado ao tentar vingar a morte do irmão, José Luís Carvalho dos Santos, o “Zé Luís”, ocorrida no dia 27 de setembro. No dia 30, Maycon de Sousa Silva, 23, apontado como autor dos disparos que vitimaram “Chapola”, foi morto com ao menos nove tiros na cabeça, de fuzil AR-15 e pistola ponto 40, no Residencial Ana Jansen (área do São Francisco). Todas as vítimas foram apontadas pela polícia como ligadas ao tráfico de drogas.

Uma chacina ocorrida no Bairro do São Raimundo, no dia 10, resultou na morte de três pessoas. Nilton Cesar Sousa Aguiar, 41; Francisco das Chagas Pereira da Silva, 30; e Maciel Rodrigues Amaral, 30, foram mortos por um grupo oito homens, encapuzados, nas ruas 30 e 32 do São Raimundo. Os crimes teriam sido motivados pela disputa pelo tráfico na região, segundo a polícia.

Outro crime que teve repercussão foi a morte do policial civil Cristiano Azevedo da Mota, de 36 anos. Ele foi baleado quando passava pela via pública em uma moto, se deslocando para o trabalho, quando bandidos trocavam tiros no Sá Viana. O fato aconteceu no dia 17.

No dia 22, Wallison Bruno Martins Alves, de 16 anos, foi encontrado enterrado de cabeça para baixo, com as mãos e pernas amarradas, num matagal no Alto do Laranjal. O jovem era usuário de drogas e a principal suspeita da polícia é de que tenha sido vítima de um acerto de contas do tráfico.

No último dia 29, o assassinato do comerciante Alexsandro dos Santos Pires, de 39 anos, causou revolta na população de São Luís. Ele foi morto com quatro tiros, dentro do Mercado Central, ao reagir a um assalto.

Alex, como era conhecido, ainda conseguiu atingir, com uma facada, um dos dois assaltantes que o abordaram, Ronaldo da Silva Rocha, o “Ronaldinho”, que está internado no Hospital Municipal Dr. Djalma Marques (Socorrão 1), sob custódia da polícia.

O segundo assaltante, identificado como Jorge Luís Rocha, fugiu, assim como outro homem, conhecido como “Marquinhos”, que esperava a dupla num carro, próximo ao Mercado Central.

A polícia conseguiu prender outras quatro pessoas, acusadas de envolvimento no crime: Josevan Andrade Fernandes, o “Thiago”; Katiane Lima Farias; Rita de Cássia Rocha, a “Loura” (mulher de Ronaldinho); e Vinícius Cruz da Silva. Também está foragida Riana Cruz da Silva (mulher de Vinícius), igualmente apontada como integrante do bando.

NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM 2012 (GRANDE ILHA)

Janeiro: 59

Fevereiro: 49

Março: 53

Abril: 59

Maio: 44

Junho: 46

Julho: 53

Agosto: 64

Setembro: 73

Outubro: 72

Total parcial: 572

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens