Fechar
Buscar no Site

Niemeyer se manifestou contra golpe que apeou Jackson do governo

O maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que faleceu nesta quarta-feira à noite aos 104 anos, assinou em Brasília, no dia 10 de dezembro de 2008, o manifesto dos movimentos sociais contra a cassação do então governador Jackson Lago (in memoriam). Ele fez uma conclamação “a todos os brasileiros que acreditam na democracia para que se unam na luta pela defesa e respeito do voto e da vontade soberana dos maranhenses”.

O encontro de Niemeyer e Jackson

Oscar Niemeyer elaborou o projeto arquitetônico do futuro Museu de Arte Contemporânea, que seria construído integrado à Praça Maria Aragão, também projetada por Niemeyer.

O projeto foi recebido pelo então governador Jackson Lago (in memoriam) no dia 4 de agosto de 2008, no escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro. Pelo projeto, o museu se integraria no mesmo espaço da Praça Maria Aragão, como um complemento natural.

O Museu, que não foi construído pelo atual governo, seria, além de um marco arquitetônico, um centro de produção para as atividades artísticas no Estado. De três andares, contaria com auditório, oficinas e amplos espaços para exibição de obras.

Já no dia 27 de fevereiro de 2008, Jackson e Niemeyer voltaram a se encontrar.

No escritório, localizado em Copacabana, zona sul Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer foi condecorado por Lago com a Medalha da Ordem dos Timbiras Grau Grande Oficial, um reconhecimento ao arquiteto que dedicou a vida à profissão e às causas populares.

Niemeyer e o governador relembraram a visita feita pelo então prefeito Jackson Lago, ao escritório do arquiteto em Copacabana. Na época, os dois trataram do projeto do Memorial Maria Aragão, homenagem à médica maranhense que se destacou pelos serviços prestados à população do Maranhão.

Nota: Sugestão de post no blog do Raimundo Garrone; vídeo produzido pelo publicitário Daniel Mendes

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens