Fechar
Buscar no Site

Niemeyer entregou a Jackson em 2008 projeto para construção de Museu de Arte Contemporânea em São Luís

Muita gente não sabe, mas o arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu nesta quarta-feira (5) à noite aos 104 anos, elaborou o projeto arquitetônico do futuro Museu de Arte Contemporânea, que seria construído integrado à Praça Maria Aragão, também projetada por Niemeyer. Infelizmente não saiu do papel.

O projeto foi recebido pelo então governador Jackson Lago (in memoriam) no dia 4 de agosto de 2008, no escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro. Participaram o então secretário de Planejamento e Orçamento, Aziz Santos e o arquiteto Marcelo Espírito Santo.

Jackson Lago (in memoriam), Luiz Raimundo Azevedo, Aziz Santos e o arquiteto Marcelo Espírito Santo

Pelo projeto, o museu se integraria no mesmo espaço da Praça Maria Aragão, como um complemento natural.

A praça Maria Aragão foi projetada ao tempo em que Jackson Lago era prefeito da capital e foi a primeira obra de Niemeyer no Nordeste. Ela tornou-se um ponto de referência na cidade, palco de grandes eventos que integram o calendário cultural de São Luís.

O Museu seria, além de um marco arquitetônico, um centro de produção para as atividades artísticas no Estado. De três andares, contaria com auditório, oficinas e amplos espaços para exibição de obras.

Talvez o projeto do Museu de Arte Contemporânea ainda se encontre no Palácio dos Leões. Seria uma boa oportunidade para o atual governo construí-lo e fazer uma homenagem a este grande ilustre brasileiro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens