Fechar
Buscar no Site

Nasce um novo líder político no Maranhão: Luciano Leitoa

Do blog do Feitosa Costa

Encostado ao carro de uma pessoa muito querida numa das avenidas de Timon, de 16h30min a quase 18 horas, assisti impressionado, neste domingo à tarde, ao nascimento não apenas de um candidato a prefeito vitorioso mas sobretudo de um novo líder político do Estrado do Maranhão: Luciano Leitoa.

Ao longo da minha vida jamais tinha visto uma manifestação popular tão legítima, tão natural e tão impressionante quanto a da tarde deste domingo em Timon. Eram milhares de crianças, adolescentes, adultos, mulheres grávidas nas garupas das motos de seus maridos ou namorados, senhoras e senhores idosos, enfim, uma massa com a cara verdadeira de povo gritando com o sorriso característico dos revolucionários o nome de Luciano Leitoa.

As bandeiras tremulavam com orgulho, as pessoas gritavam com convicção e tomavam por completo os passeios e avenidas. Parecia que de repente todos haviam combinado e decidido ganhar as ruas como se aquele procedimento os libertasse de algum jugo e os projetasse para um estado de bem estar espiritual.

Um grupo de jovens me abraça e pede: “Feitosa, pelo amor de Deus, diga o que você viu aqui, essa multidão…é Luciano…é Luciano….!!!”

De repente me assusto com uma correria, daquelas parecidas com as que acontecem nos estádios de futebol, verdadeiras avalanches humanas que ninguém sabe como começou. Tentei saber o que estava acontecendo, desejando que não fosse uma briga parecida com as de torcida …

Graças a Deus não era briga mas com certeza se tratava de uma “onda” gigante, um verdadeiro Tisunami humano que se projetava na avenida com centenas de pessoa querendo entrar no meio dele.

O “Tsunami” era o jovem Luciano Leitoa, que vinha quase que “arrastado” por uma multidão enlouquecida que o exibia em triunfo de momento a momento. O sorriso do jovem líder era recebido com manifestação frenética de rapazes e moças. Os idosos lançavam sobre ele olhares paternais, como se dissessem: “vai, meu filho, comanda o destino do teu povo!”

Pelo que vi neste domingo, com a massa popular se manifestando livre e espontaneamente, e um jovem de pouco mais de 30 anos sendo idolatrado no meio das ruas, não tenho o menor receio de afirmar: Luciano Leitoa será um dos grandes líderes políticos do Estado do Maranhão.

E pelo jeito que reage às manifestações, o será merecidamente.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens