Fechar
Buscar no Site

Não passa de piada de Ricardo a afirmação de que Washington será prefeito

Caricata e em tom de piada. Assim é possível definir a declaração secretário de Saúde e deputado licenciado, Ricardo Murad (PMDB) ao afirmar que o vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT) será o próximo prefeito de São Luís, com o apoio do grupo da governadora Roseana Sarney.

A depender do histórico de desempenho dos candidatos apoiados pela família Sarney em São Luís, os resultados, nada favoráveis ao clã até então, contrapõem e desmistificam o prognóstico de Ricardo.

Como vencer? Washington não passa do patamar de 1% nas pesquisas divulgadas até agora.

Ao longo de mais de cinco décadas de (des)mando no Estado, a oligarquia Sarney jamais conseguiu eleger um prefeito na capital.

A título de informação, desde 1992 o clã não disputa o segundo turno das eleições em São Luís, quando João Alberto concorreu contra Conceição Andrade (candidata da oposição), que se elegeu prefeita.

Por que, então, Ricardo afirma com tanta certeza que Washington comandará o Palácio La Ravardière a partir do dia 1 de janeiro de 2013? Bom, a julgar pelas pesquisas, o vice-governador não teria a menor chance de vencer se as eleições fossem hoje, já que não consegue ultrapassar da faixa do 1%.

O apoio da máquina do governo do Estado? Jaime Santana, em 1985, com o apoio do presidente da República José Sarney, do governador Epitácio Cafeteira e do prefeito Mauro Fecury, no conhecido “Força Total”, perdeu para Gardênia Castelo. A famigerada oligarquia Sarney sofreu uma derrota acachapante na ‘ilha rebelde’.

Ah, a carta na manga então seria o apoio de Lula/Dilma.

Confirmando-se, vale lembrar que Flávio Dino teve o apoio de Lula em 2008 e perdeu a eleição para o tucano João Castelo. Roseana, em 2006, com o apoio de Lula – quem não lembra daquele fatídico comício em Timon onde Roseana teve o braço quase arrancado pelo então presidente?! – foi derrotada para Jackson Lago ao governo do Estado.

No ano retrasado, também com o apoio de Lula, a filha do senador Sarney teve bastantes dificuldades de se eleger. A sua eleição foi garantida a custo de bilhões em convênios eleitoreiros, o que se caracterizou em prática de abuso de poder econômico e político. Se ocorrer dentro do que preconiza a Lei, dificilmente Roseana não será cassada.

No mais, Ricardo Murad, que já foi candidato a prefeito pelo grupo Sarney e foi derrotado atingindo menos de 5%, ao cantar a vitória de Washington antes do tempo, menospreza a capacidade eleitoral de nomes tarimbados como Castelo, Tadeu, Edivaldo Jr., Eliziane Gama, Roberto Rocha e do próprio Flávio Dino, se decidir concorrer. Todos eles já mostraram sua força perante o eleitorado ludovicense.

Portanto, seria melhor Ricardo deixar o pedantismo de lado e ter mais calma e humildade neste momento, até mesmo para não atrapalhar o próprio Washington. Menos Ricardão!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens