Fechar
Buscar no Site

Mutirão “Amigos da Limpeza” recolhe 60 toneladas de lixo e entulhos nas SDUs Norte e Sul

limpeza-02 (2)

A 8ª Etapa do mutirão “Amigos da Limpeza” – uma determinação do prefeito Luciano Leitoa para acabar com a sujeira de Timon – recolheu cerca de 60 toneladas de lixo e entulhos somente nas SDUs Norte e Sul, neste sábado (02) pela manhã. O trabalho está sendo desenvolvido e coordenado pelo superintendente Márcio Sá.

Os beneficiados desta vez foram os moradores da Rua “P”, que começa no residencial Primavera e vai até o centro de convivência do idoso, no bairro Cidade Nova. De acordo com o superintendente Márcio Sá, os trabalhos que não foram finalizados na manhã deste sábado (02), como capina, varição e recolhimento de lixo e entulhos terão continuidade durante a semana.

Prof. Loiola e seus alunos iniciam cadastramento em comunidades

Os alunos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, liderados pelo professor André Loiola, que também é coordenador de Projetos Sociais e Estágio desta Instituição, começam a cadastrar as associações de bairros para levar as ações sociais do Projeto Pacto Por Timon, onde serão estudadas e desenvolvidas discussões e pesquisas com as comunidades acerca dos seguintes eixos: Eixo 1: Segurança Pública e Cidadania (Responsáveis: Docentes e Discentes do Curso de Direito), Eixo 2: Desenvolvimento Econômico e Social (Responsáveis: Docentes e Discentes do Curso de Administração e Contábeis), Eixo 3: Qualidade de Vida (Responsáveis: Docentes e Discentes do Curso de Administração, Direito e Contábeis), Eixo 4: Mobilidade Urbana (Responsáveis: Docentes e Discentes do Curso de Administração, Direito e Contábeis), Eixo 5: Resíduos Urbanos e Geração de Renda (Responsáveis: Docentes e Discentes do Curso de Administração, Direito e Contábeis).

PACTO POR TIMON-2013FINAL (2)O Eixo 1 (Segurança Pública e Cidadania) terá o seguinte objetivo:

1. Investigar as percepções e as sensibilidades sociais de segmentos da população acerca da cultura dos direitos humanos e da relação que eles mantêm com os segmentos policiais;

O Eixo 2 (Desenvolvimento Econômico e Social) terá o seguinte objetivo:

1. Identificação de áreas de segregação social a repercussão no uso de espaços públicos;

O Eixo 3 (Qualidade de Vida) terá o seguinte objetivo:

1. Identificação e espacialização das áreas de vulnerabilidade social de Timon por meio da elaboração do Índice Sintético de Vulnerabilidade Social e a sua posterior espacialização resultando no Mapa de Vulnerabilidade Social.

O Eixo 4 (Mobilidade Urbana) terá o seguinte objetivo:

1. Discutir e buscar melhorias sobre problemas relativos à mobilidade urbana e rural de Timon, focando a mobilidade dos cidadãos, para, a partir daí, elaborar propostas, no curto e no médio prazos, usando como ferramenta legal de proposição a um debate profundo sobre o Plano Diretor Participativo do Município de Timon, visando ao atendimento de melhorias na área social e econômica.

O Eixo 5 (Resíduos Urbanos e Geração de Renda) terá o seguinte objetivo:

1. Ajudar na proposição de soluções viáveis para a problemática dos resíduos urbanos, considerando os aspectos ambientais, sociais, econômicos de Timon, com foco na geração de renda via aproveitamento de insumos energéticos, nos horizontes para 2030. E ainda com os objetivos específicos: Como propor uma estrutura logística otimizada para a cadeia dos resíduos urbanos de Timon que produza receitas máximas e custos operacionais mínimos para os agentes de coleta. Propor soluções para a produção de insumos energéticos (gás, energia elétrica e biocombustível) a partir dos resíduos urbanos de Timon. Utilizar a produção da cadeia de resíduos urbanos para promover a inclusão social de segmentos de baixa renda de Timon, gerando sustentabilidade econômico-financeira aos agentes de coleta daqueles resíduos. Mitigar os impactos ambientais e na saúde pública causados pelo inadequado direcionamento e tratamento dos resíduos urbanos de Timon.

O projeto Pacto Por Timon, que é de autoria do professor André Loiola, que ressalta que ao final de cada mês, enviará as propostas de soluções colhidas na comunidade aos gestores públicos municipais, estaduais e federais, para que contribua na formação de políticas públicas mais eficazes. As associações podem se cadastrar pelo telefone: (99) 32125538 ou no email: ([email protected]).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens