Fechar
Buscar no Site

MP reestrutura cargos do Ibama e amplia número de vagas para concurso público

O governo federal publicou a Medida Provisória 1.181, que inclui mudanças em diversos cargos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) e reestrutura a necessidade de vagas para concurso público, ampliando o quadro de servidores. No Maranhão, a MP foi comemorada pela superintendente Flávia Alves, como um passo importante para fortalecer as atividades e ações da autarquia no Brasil.

Foram transformados os cargos vagos de técnicos para 562 analistas administrativos e 577 analistas ambientais. Além disso, há 967 cargos de analistas ambientais e 330 de analistas administrativos abertos. Com isso, a disponibilidade para concurso público agora é de  cerca de 900 analistas administrativos e de 1.500 analistas ambientais.

Segundo Flávia Alves, superintendente do Ibama no Maranhão, a notícia da reestruturação dos cargos da autarquia, que possibilita chamar os atuais aprovados no último concurso e habilita também a possibilidade de abertura do novo certame, que já está previsto pelo governo federal,  é um passo muito forte para o fortalecimento da política de proteção ambiental no Brasil. “O aumento dessa equipe técnica é uma condição necessária para alcançarmos os objetivos dessa gestão, do que a ministra nos orienta nas superintendências que é o desmatamento ilegal zero, proteção da zona costeira, etc”, disse.

A superintendente enfatizou que os atuais servidores estão engajados, mas é preciso um aumento do número de profissionais. “No Maranhão, no último concurso, nós tivemos a chegada de técnicos ambientais e agora esperamos chegar, pelos menos, alguns analistas ambientais. Estaremos, certamente, mais fortalecidos com esse novo concurso”, reforçou.

Os cargos são justamente os indicados no pedido encaminhado pela autarquia para o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos. A reestruturação no Ibama, que precede a nova autorização de concurso,  já vinha sendo discutida desde o mês de março deste ano.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens