Fechar
Buscar no Site

Movimento no transporte público reduz em 85% em SLZ

Reduziu em 85% a circulação de passageiros no sistema de transporte público da Região Metropolitana de São Luís. O índice reforça o resultado positivo das ações de fiscalizações, monitoramento e educativas, promovidas pelo Governo do Estado, e constata a contribuição da população no cumprimento das medidas determinadas pelo lockdown. O índice é fruto de levantamento conjunto do Governo e prefeituras. A suspensão total de serviços não essenciais e redução da circulação na região tiveram início no dia 5 e prosseguem até dia 14 deste mês.

No transporte urbano, de circulação nos municípios, e também no semiurbano, de circulação entre os municípios, foi registrada a redução de passageiros. No urbano, a média diária de passageiros, que era de 470 mil, caiu para 70 mil, indicando 85% de queda de movimentação neste sistema. No semiurbano, a média de 170 mil por dia diminuiu para cerca de 26 mil, representando 84,4% de menos movimentação. Ou seja, de uma média de 600 mil passageiros nos dois sistemas, com o lockdown diminuiu para, aproximadamente, 90 mil, gerando a redução geral de 85%.

O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Lawrence Melo, avaliou como positivos os números em relação aos objetivos de combate à pandemia do coronavírus na Ilha de São Luís. “Os números de redução do sistema urbano e semiurbano são equivalentes e significa que as medidas estão sendo efetivadas, tendo eficácia e, deste modo, reduzindo a possibilidade de transmissão do vírus. Essas medidas dizem respeito à preservação da capacidade operacional da rede de saúde e das vidas dos maranhenses”, pontuou Melo.

A população entendeu o objetivo e a importância do isolamento social, enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Isarel Pethros. “O principal objetivo neste momento é de orientação e disciplinamento, conscientizando a população de que as ações desenvolvidas pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, têm como único objetivo proteger a vida de todos”, reforça o gestor.

No transporte semiurbano, uma série de medidas são realizadas pela MOB, entre estas, o transporte apenas de passageiros sentados nos coletivos, redução do número de ônibus, permanência das janelas abertas e antes de cada viagem é feita limpeza dos veículos com água e sabão ou álcool 70%. Equipes da SMTT, com o apoio da Polícia Militar, seguem com barreiras nos principais pontos de tráfego.

Quem está em deslocamento em carros particulares ou no transporte coletivo precisa comprovar que trabalha em atividades essenciais ou está a caminho de supermercados ou unidades de saúde, por exemplo. Por meio do Centro de Controle de Operações do Trânsito, da SMTT, é observada em tempo real toda a movimentação dos principais corredores viários da cidade. da capital.

As fiscalizações cobrem ainda o comércio de serviços e produtos não essenciais, que deve permanecer fechado; mercados, que precisam cumprir regras para evitar a transmissão do novo coronavírus; e a circulação de pessoas, que deve ser restrita. O objetivo do bloqueio é fazer com que seja cumprido o isolamento social e reduzir a curva de casos da Covid-19.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens