Fechar
Buscar no Site

Movimento de resistência petista a oligarquia Sarney declara apoio a Bira

As diversas tendências do campo democrático popular do Partido dos Trabalhadores organizaram, na noite desta quinta-feira (19), no auditório do Sindicato dos Bancários, uma plenária do movimento resistência petista.

A resistência petista é o campo do PT-MA que reúne as tendências partidárias contrarias a aproximação e participação do partido com a oligarquia Sarney. A reunião contou com a presença de representantes das tendências que compõem o campo democrático e de figuras históricas do partido.

Joãozinho Ribeiro e o professor Francisco Gonçalves representaram os fundadores do PT-MA e compuseram a mesa da plenária ao lado do deputado estadual Bira do Pindaré, Bruno Rogens (Articulação de esquerda), Creusamar de Pinho (Coletivo Reboliço), Silvio Bembem (Militância socialista), Marlon Henrique (Coletivo Reage PT), Vicente (SMDH), Paulo Jorge (secretário geral do PT São Luís) e o vereador Geraldo Castro (PCdoB).

O debate no evento foi pautado na conjuntura e na leitura do cenário de prévias dentro do PT para decidir quem será o candidato a prefeito de São Luís. Todos os presentes concordaram que a candidatura de Bira do Pindaré representa os anseios da sociedade maranhense por mudanças e por uma nova proposta para São Luís, em contrapartida, a possível candidatura do vice-governador Washington Oliveira representa a ascensão da oligarquia Sarney dentro do PT.

O deputado Bira do Pindaré afirmou que o grupo Sarney representa o atraso e tudo de mal que levou o Maranhão e a capital a ter os piores indicadores sociais do Brasil.

Bira lembrou a força da oligarquia Sarney que apoiará a candidatura do vice-governador a prefeito de São Luís. ‘Vamos enfrentar um império, sabemos quais são as armas deles. Nós temos dignidade, eles não. Nossa dignidade não tem preço’, destacou o parlamentar.

O petista garantiu que sua candidatura representa os projetos da direção nacional do partido. ‘Vamos dar um grito de liberdade contra a oligarquia. Já conversei pessoalmente com o Presidente Nacional do PT e ele garantiu que não haverá intervenção em nosso diretório’, disse Bira.

Em um segundo momento da plenária o professor doutor da UFMA Francisco Gonçalves apresentou uma análise dos cenários nacional, estadual e municipal. O professor demonstrou como o PT vem perdendo espaço para os seus principais aliados (PMDB). Outra certeza de Gonçalves é que as oligarquias não vão cair e acabar somente com o desenvolvimento.

‘Temos que nos organizar. A oligarquia sobrevive da nossa desorganização, da miséria e do empobrecimento do povo, tirando a liberdade. Ela é perversa e deixou o Maranhão com os piores índices sociais. Precisamos acabar com os patrimonialistas como Sarney que dominam o congresso nacional e impedem o projeto de distribuição de renda e de direitos do PT’, considerou Gonçalves.

O professor Francisco entendeu que o lançamento da candidatura de Washington Oliveira a prefeito de São Luís serve para massacrar a resistência petista e inviabilizar a aliança entre PT e PC do B em 2014. Chico disse ainda que a tendência ‘Construindo um Novo Brasil’ do MA perdeu sua autonomia política, pois seu candidato a prefeito foi escolhido em uma mesa com Roseana, Luís Fernando, João Alberto e Lobão, uma demonstração clara da subserviência a oligarquia Sarney.

O apoio a candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré ficou assegurada por toda plenária da resistência petista e uma grande festa ficou marcada para a sexta-feira (03/02). Um jantar em local ainda não confirmado servirá como lançamento da pré-candidatura de Bira a prefeito da capital.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

10 respostas para “Movimento de resistência petista a oligarquia Sarney declara apoio a Bira”

  1. Inácio Augusto de Almeida disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    O Diretório Nacional vai determinar que o candidato é o Washington e todo mundo vai ficar caladinho.
    Esta é a realidade do PT maranhense.
    Eu torço desesperadamente para o Bira ganhar estas prévias.
    Eu só quero ver se ele ganhar e não levar se ele ainda vai permanecer neste partido que se transformou no Maranhão no quintal de Sarney.
    Breve saberemos quem tem razão.

  2. LIMA disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUEM É BIRA DO PINDARÉ??? ISSO É NOME DE PARLAMENTAR OU VENDEDOR DE CACHAÇA EM BECOS DE FEIRAS?????? NUNCA QUE ESSE RAPAZ VAI SER O CANDIDATO DO PT. O PT NACIONAL QUER WASHINGTON OLIVEIRA E ASSIM SERÁ. E SE HOUVER AS PRÉVIAS?????? ORA,TODO MUNDO JA SABE QUAL SERÁ O RESULTADO. SINTO MUITO DEPUTADO,MAS COM ESSE NOME “BIRA DO PINDARÉ” VC NAO TEM CHANCES!!!

  3. LIMA disse:

    SÓ NO MARANHAO MESMO PARA UM PARLAMENTAR TER UM NOME DESSES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. OLHA O NOME ” BIRA DO PINDARÉ””KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. pericles disse:

    Joãozinho Cara de lata amassada Ribeiro meteu a mão no jarro quando era “secretário de CÚtura” do HONESTÍSSIMO Jakson Lago.
    Esse é o principal “muso” inspirador da candidatura de Bira, seguramente um dos maiores IMBECIS deste estado.

  5. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Péricles
    Este Joãozinho foi um dos maiores erros do Jackson. Não entendo onde estava Jackson quando escolheu este Joãozinho para a Cultura.
    ////
    Estão jogando o Bira na fogueira.
    Se o Bira ganha as prévias esta turma sabe que o Diretório Nacional vai impor a candidatura do Washington. Sabem que tudo já foi acertado em Brasília. Sabem que Sarney não apoiará a candidatura do Bira. Sabem que o PT isolado, sem o apoio do PMDB e demais aliados, não tem a mínima chance de vitória.
    Se o Bira perde as prévias terá que, por força da FIDELIDADE PARTIDÁRIA, apoiar a candidatura do Washington, por extensão, apoiar o candidato do Sarney. Afinal, Bira disputou as prévias e perdeu, num jogo “democrático”, ficando assim OBRIGADO a participar da campanha.
    Deixaram ao Bira o direito de escolher entre a cruz e a espada.
    Flávio Dino, muito esperto, alegando estar se preservando para 2014 mantém a boquinha na Embratur e queima o Bira. Bira que poderia ser o grande nome da oposição em 2014.
    Se houver intervenção no Diretório Estadual, se o resultado das prévias, caso seja favorável ao Bira, não for respeitado, eu acredito que Bira abandone o PT. Não lhe restará outra saída. Ficar no PT apenas para manter o mandato de deputado é loucura. Desmoraliza-se, politicamente falando, totalmente.
    É dramática a situação do Bira.
    Enquanto isto, Castelo e seus fiéis escudeiros, entre os quais podemos incluir alguns blogueiros, estão a dar boas e gostosas gargalhadas.
    Que os ludovicenses se preparem para uma nova aloprada no IPTU.

  6. Vicente Jr. disse:

    Se a candidatura de Bira “representa os projetos da direção nacional do partido”, porque a mesma direção (diga-se: Lula) forçou a alinaça com o PMDB em 2010?
    Fala sério, só quem acredita em petista é outro petista…

  7. Jose Trombeta disse:

    John, seria bom lembrar que o pré-candidato a vereador pelo PT de São Luis, o artista popular Moizes Nobre, também estava presente. Quanto aos babões INÁCIO AUGUSTO e LIMA eu vou avisando: Voces só falam merda. Não entendem nada de politica e só sabem babar o saco de Sarney. Inácio, te segura velhote que eu tô de volta.

  8. Inácio Augusto de Almeida disse:

    José Trombeta
    Esforce-se para chegar na minha idade.
    Ser idoso não é crime. Crime é se prestar a confundir a opinião pública a serviço de falso oposicionista.
    Aguarde o resultado destas prévias.
    Não fique se expondo por nada.
    Estão fritando o Bira.
    Bira, um político bem intencionado mais ainda não traquejado para enfrentar as armadilhas das raposas que estão a serviço de Sarney.
    O tempo dirá se eu tenho ou não razão.

  9. JOSÉ RDO. SANTOS disse:

    BIRA DO PINDARÉ É UMA DAS LIDERANÇAS POLÍTICAS JOVENS QUE TRAZ UM ALENTO CONTRA A CORCOMIDA ERA DOS DINOSSAUROS: SARNEY, LOBÃO, CAFETEIRA, CAOSTELO E OUTROS TIRANOSSAUROS REX.
    VAMOS ACABAR COM ESSA ERA JURÁSSICA, VAMOS COLOCAR GENTE JOVEM, COM A CABEÇA AREJADA.
    EU VOTO E FAÇO CAMPANHA PRA BIRA!

  10. Inácio Augusto de Almeida disse:

    José
    Você está certo. O que atrapalha Bira é ele continuar no PT. E o PT no Maranhão não passa do quintal do Sarney.
    Estivesse Bira em um outro partido e teria enormes chances de ser o futuro prefeito de São Luís.
    Como você diz, chega de políticos ultrapassados.
    Chega de Cafeteira, Sarney, Flávio Dino, Castelo, Zé Reinaldo,
    A hora é de renovação.
    A hora é dos que tem coragem de enfrentar os grupos dominantes.
    A hora é dos que não dobram a espinha em nome de uma FIDELIDADE PARTIDÁRIA.
    A hora é dos que não pediram nem nunca pedirão votos para candidata apoiada por Sarney.
    A hora é dos que não se deixam cooptar por um emprego numa autarquia.
    A hora é dos que fazem oposição de verdade!
    Chega de enganação!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens