Fechar
Buscar no Site

Moradores de Vinhais Velho conquistam mais uma vitória contra Roseana Sarney

A 2ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, por unanimidade, anulou despejo determinado pelo juiz da 3ª. Vara da Fazenda Pública contra a senhora Edineia Ribeiro Diniz. Deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) comemorou a decisão

Moradores da Vila de Vinhais Velho, povoação situada na Grande São Luís (MA) e tem que tem mais de quatro séculos de existência, conquistaram, nesta terça-feira (6), mais uma vitória contra o governo de Roseana Sarney.

Por unanimidade, a 2ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão anulou o despejo determinado pelo juiz da 3ª. Vara da Fazenda Pública contra a moradora Edineia Ribeiro Diniz.

Com essa decisão, a avenida Via Expressa continua proibida de destruir todo patrimônio arqueológico, histórico e cultural, que a vila Vinhais Velho guarda há mais de 400 anos.

Dona Edineia Ribeiro de Diniz é filha de “seu” Olegário Ribeiro, que completa hoje 78 anos, e sobrinha de dona Ubaldina (conhecida por Baba), que tem 85 anos. A família Ribeiro Diniz é descendente direta dos índios Tupinambás, que após derrotarem os índios Tapuias, ocuparam a Vila de Vinhais, por volta de 1612.

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que vem acompanhado a luta de resistência da comunidade tradicional de Vinhais Velho e defendendo a garantia dos direitos de seus moradores, comemorou a decisão da Justiça.

“Eu espero que com essa decisão a governadora Roseana Sarney acolha a proposta feita pela comunidade do Vinhais Velho, por entidades diversas e parlamentares mudando a ponte para o final da Vila, pois assim garante tanto a construção da Via Expressa e ao mesmo tempo preserva o patrimônio arqueológico e histórico daquele território secular”, frisou o parlamentar.

A ação na justiça foi patrocinada pela advogada Núbia Dutra. “São momentos de justiça como este que vale a pena ser advogada. Fico muito feliz de estar contribuindo para preservação da história da Vila de Vinhais Velho”, acentuou.

Seu Olegário Diniz, uma dos mais antigos moradores de Vinhais Velho festejou a vitória. “Em meio a 78 anos de idade, este é o melhor aniversário da minha vida. Com esta decisão do Tribunal continuo perto dos meus filhos, amigos e preservando meus ancestrais”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens