Fechar
Buscar no Site

Max Barros pega embalo eleitoral na obra da BR-135

O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, passou a pegar carona no projeto de duplicação do trecho da BR-135, trecho de 26 km do Estreito dos Mosquitos a Bacabeira. Em audiência na última quinta-feira no Ministério dos Transportes, em Brasília, Max, que é pré-candidato a prefeito de São Luís, obteve a sinalização do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) de que a obra terá início em junho do ano que vem, na qual lhe garantiram que o cancelamento da licitação para duplicação da BR-135 não inviabilizará a obra.

No entanto, a mesma notícia já havia sido dada de forma antecipada aos deputados federais da bancada maranhense há menos de um mês em reunião com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Na ocasião, Passos também antecipou a decisão de revisar o processo licitatório da obra, que seguia suspenso após as denúncias de irregularidades em contratos do Dnit que motivaram a saída do antecessor da pasta, Alfredo Nascimento.

Quanto às dificuldades para a execução da obra da BR-135, o ministro Paulo Passos informou aos deputados do Maranhão a necessidade de se realizar um estudo mais detalhado para a obra. A dificuldade em remover a linha férrea, existente no local, é um dos entraves e que deve encarecê-la. Segundo os engenheiros do Dnit, a solução mais viável – e mais barata – seria criar um sistema de proteção com defensas ao longo da linha e construir a nova pista ao lado dela – usando os trilhos como uma espécie de canteiro central.

Uma próxima reunião, marcada para terça-feira (18), dará continuidade aos trabalhos de negociações pela liberação da obra da BR-135, envolvendo os parlamentares da bancada maranhense, Dnit e o Ministério dos Transportes.

Na avaliação atribuída por alguns deputados ao blog, a visita do pré-candidato Max Barros teve muito mais motivação política do que prática. O secretário, que até então estava de fora do processo, apenas ouviu de forma repetida aquilo que já havia sido dito aos parlamentares que integram a bancada maranhense os quais assumiram, de forma suprapartidária, o compromisso de apressar a realização da obra da BR-135. Na opinião deles, a intenção de Max é apenas tirar proveito eleitoral da situação tendo em vista a eleição a qual concorrerá no próximo ano.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens