Fechar
Buscar no Site

Márcio Jerry repudia ataque de Eduardo Bolsonaro à China

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) repudiou as declarações do também deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que na noite da quarta-feira (18), abriu uma crise diplomática entre Brasil e China após acusar sem provas o país asiático de ser o culpado pela pandemia do novo coronavírus.

“Como no Brasil as coisas vão ‘muito bem’, Eduardo resolveu criar confusão com a China. O ataque dele, que é o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, merece repulsa absoluta. Imbecilidade sem tamanho, ainda mais pelo cargo que ocupa. Será que ele esqueceu que a China é o país com maior volume de relações comerciais com o Brasil?”, declarou Márcio Jerry.

Chanceler informal do governo e recentemente cotado para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escreveu uma mensagem no twitter responsabilizando a China pela disseminação global da Covid-19.

“Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. Mais uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”, publicou Eduardo.

Seu discurso segue a linha adotada pelos Estados Unidos. Donald Trump chegou a classificar a pandemia como “vírus chinês”. Na semana passada, o principal militar dos Estados Unidos para a América Latina, Craig Faller, já havia dito que Washington pretende usar o Brasil para conter a influência de Pequim na região, segundo noticiou O Globo.

Após as declarações de Eduardo Bolsonaro, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, fez duras críticas ao parlamentar, e exigiu um pedido de desculpas. “A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e à Câmara. Além disso, [suas declarações] vão ferir a relação amistosa China-Brasil. Precisa assumir todas as suas consequências”, afirmou.

Em seu perfil oficial, a embaixada chinesa no Brasil também rebateu o deputado da bancada paulista. “As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”.

Na sequência, em uma mensagem direcionada também para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a embaixada afirmou que Eduardo era uma pessoa “sem visão de mundo”. “Lamentavelmente, você é uma pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio”.

Em nome da Câmara, Rodrigo Maia pediu desculpas à China. Já o ministro Ernesto Araújo e o Itamaraty não se pronunciaram sobre o assunto.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Uma resposta para “Márcio Jerry repudia ataque de Eduardo Bolsonaro à China”

  1. NESTOR disse:

    A CHINA exporta VÍRUS há décadas….SARS…gripe do frango… Peste suína…CORONA…. Ano que vem NOVOS VÍRUS…..aguardem……. A CHINA fatura BILHÕES com a exportação de VÍRUS….a soja, a carne , tudo cai o preco…. O MUNDO 🌎🌎🌎🌎 paga a conta em MORTES e desastre na economia… Imaginam DITADURA…..agora imaginam DITADURA COMUNISTA….jamais aceitam as VERDADES….. O CORONAVIRUS iniciou na CHINA em WUHAN em setembro passado……o médico que ALERTOU…. Foi PRESO ….e infelismente veio a OBITO alguns meses depois devido ao CORONAVIRUS……DITADURAS agem assim…….e os CANALHAS PTRALHAS comunista de ARAQUE…..adoram DITADURAS _ tipo VENEZUELA e mais ainda DITADURA COMUNISTA da CHINA …amam e JAMAIS faz qualquer crítica TUDO na VENEZUELA do DITADOR MADURO está super certo…. A CHINA também…….essa é a ESQUERDA MALDITA e LADRONA de TRILHÕES do povo brasileiro….que COMANDOU e AFUNDOU o BRASIL durante 16 anos….Cruz credo…. Xô satanás para o INFERNO….ou podem ir para VENEZUELA mais perto ou…..CHINA mais longe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens