Fechar
Buscar no Site

Márcio Jerry recebe alunos da UNDB na Câmara

Na manhã da terça-feira (20), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) recebeu um grupo de mais de 30 estudantes maranhenses na Câmara dos Deputados para uma sessão de debates. Em visita ao Congresso Nacional, alunos de Direito do Centro Universitário UniDomBosco puderam conhecer mais sobre a atuação parlamentar dos representantes eleitos, sobre o cotidiano e funcionamento da Casa Legislativa.

Na pauta, explicações sobre a tramitação de temas fundamentais para o Brasil, como o Pacto Federativo, financiamento de políticas públicas nas áreas da saúde e da educação, reformas política, da previdência e tributária, além de assuntos com importância direta para o Maranhão, como o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), firmado entre o Brasil e Estados Unidos, para uso da Base Espacial de Alcântara.

Diante dos alunos, Márcio Jerry defendeu a aprovação do Acordo, reafirmando a necessidade de criar salvaguardas sociais para proteção das comunidades tradicionais do estado e de atuar para assegurar a soberania nacional. “Não dá para ter acordos em Alcântara sem resolver os passivos sociais com as comunidades quilombolas já afetadas anteriormente. Por isso, além de solicitar a reparação das famílias afetadas, pedimos a criação de um novo ativo para o Maranhão, com a reversão de benefícios em prol do Estado. Quanto à soberania, não é um acordo quem garante a soberania de um país, mas a Presidência e o Congresso Nacional”, apontou.

Acompanhados pelos professores Amanda Travincas e Arnaldo Vieira, os estudantes também puderam participar do debate, questionando o parlamentar acerca de temas como representatividade feminina no Congresso Nacional e de polêmicas mais recentes, como a reintegração de posse de moradores da comunidades do Cajueiro, na zona rural de São Luís.

Para a professora, o encontro de deputados e estudantes favorece a criação de “espaços de aproximação de um parlamentar na atuação política e nos demais poderes”. “Uma honra esta aproximação com o Legislativo, a partir de um representante do nosso estado”, agradeceu.

O vídeo da palestra, na íntegra, está no Facebook Oficial do Deputado, no link https://www.facebook.com/marciojerry/videos/407384566567376/

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens