Fechar
Buscar no Site

Maranhão perdeu quase R$ 500 milhões em investimentos na Saúde

No último domingo (25), o secretário Carlos Lula escreveu artigo destacando uma grande preocupação de todos os maranhenses: como a crise econômica afeta o atendimento das 7 milhões de pessoas no estado.

Segundo o gestor da pasta da saúde, “o orçamento da saúde, diante do severo quadro econômico, entre 2015 e 2019, não cresceu acompanhando a inflação acumulada em 28%. Nosso orçamento sofreu uma perda de aproximadamente 500 milhões reais ao longo destes últimos anos”, escreveu.

Repare que mesmo diante da perda financeira, e, em se tratando de saúde tudo é caro, o Governo do Estado conseguiu expandir a rede de atendimento por todo o Maranhão. Mais hospitais, expansão do serviço de hemodiálise, ampliação de maternidades e unidades especialidades em tratamento de câncer.

No artigo, Carlos Lula destacou esse crescimento inversamente proporcional aos recursos financeiros. “Mesmo com um orçamento sempre crescendo abaixo da inflação, ampliamos a rede de saúde pública maranhense em 206%. Incorporamos 487 leitos adultos e 36 leitos pediátricos nas unidades da rede estadual”.

Se atualmente ouvimos com mais frequência o Governo do Maranhão falar sobre mudanças na rede estadual de saúde, certamente, é para manter os ganhos conquistados em pleno funcionamento – mesmo com uma crise econômica aparentemente sem fim.

“Estamos empenhados em reestruturar a rede de saúde pública para garantir que a crise econômica do país não interfira no que é mais importante: a garantia da oferta da assistência eficiente, especializada e descentralizada para o povo maranhense”, finaliza.

O artigo completo pode ser lido nas redes sociais do secretário Carlos Lula.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens