Fechar
Buscar no Site

Maranhão é o Estado com menor taxa de transmissão do Coronavírus no país, segundo pesquisa nacional

Em coletiva virtual realizada nesta sexta-feira (26), o governador Flávio Dino destacou o mais recente estudo realizado pela PUC-RJ e FGV que aponta o Maranhão como o estado que possui a menor taxa de transmissão do coronavírus no país.

A taxa de transmissão no Maranhão é de 0,84. Quanto menor, melhor. Taxas abaixo de 1 indicam potencial de queda de novos casos de coronavírus.

De acordo com o estudo, apenas dois estados estão com taxa abaixo de 1: Maranhão e Ceará.

“Lamentamos muito a dor de todas as famílias maranhenses que perderam entes queridos. Cada vida importa e o nosso esforço diário é para que haja atendimento hospitalar a todos que necessitam. Mas é preciso que se faça justiça. A baixa taxa de transmissão maranhense é resultado do trabalho sério, honrado e do compromisso que temos de salvar vidas”, disse o governador.

Durante a entrevista, o governador demonstrou por meio de gráficos a tendência de casos recuperados permanecer maior que os casos ativos e ainda a tendência de queda do coronavírus na Ilha de São Luís.  Outro dado divulgado durante a coletiva: a taxa de letalidade maranhense segue abaixo da média brasileira.

Escolas

Na coletiva, o governador Flávio Dino anunciou novo decreto que dispõe sobre protocolos pedagógicos para os alunos da rede pública estadual. Por meio da Secretaria de Educação, o Governo vai dispor de regras pedagógicas para os alunos do Ensino Médio com medidas do chamado ensino híbrido, com aulas presenciais com número reduzido de estudantes e atividades à distância usando tecnologias.

“Essa é uma tendência em nível mundial e que outros estados também estão adotando. Cada prefeitura municipal vai dispor sobre sua própria rede, já que estamos tratando de realidades distintas. Os protocolos pedagógicos do Ensino Superior serão definidos pelos colegiados superiores de cada instituição”, disse o governador.

Sobre a rede de ensino particular, o governador disse que, por haver uma relação contratual privada, será necessária uma pactuação entre pais e escolas para definir como será a retomada das aulas.  A previsão é que em agosto sejam retomadas, gradativamente, as aulas presenciais nas escolas.

O Projeto “Terceirão Não Tira Férias” também foi anunciado na coletiva e será voltado para estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. No período de 13 a 31 de julho os estudantes terão plantão tira-dúvidas, simulados online, além de vídeoaulas, apostila virtual, dentre outros materiais didáticos.

Mapeamento Sorológico 

Ao final, o governador anunciou que nas próximas semanas a Secretaria de Saúde e pesquisadores e professores universitários iniciarão mapeamento sorológico com o objetivo de combater a subnotificação e agregar maior conhecimento científico para distinguir as tendências e monitorar a doença no Maranhão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens