Fechar
Buscar no Site

Maldição

Por Domingos Dutra* e Nubia Dutra**

Não tenho superstição: Passo por baixo de escadas, adoro gato preto e para mim, a sexta feira, 13 é dia de sorte. No entanto respeito as crendices populares. Quando iniciaram as obras do Porto do Itaqui ocorreram mortes, interrompidas somente após realização de oferendas no boqueirão, mesmo assim, de vez em quando ocorrem fatos misteriosos, como a rachadura no casco do navio da Vale, o maior do mundo, em sua primeira viagem, o qual, até momento agoniza na Baia de São Marcos. Dizem ser represália Rainha Inaê, por terem bulido em sua estátua.

Há 29 anos acompanho os conflitos entre os quilombolas de Alcântara e a Base Espacial. Nestas três décadas, os sucessivos governos desrespeitaram os direitos dos remanescentes de quilombo e dos índios tapuias. Coincidência ou não, até o momento a Base Espacial de Alcântara não obteve êxito. Coincidência ou não nestes 30 anos três VLS (Veiculo Lançador de Satélite) explodiram no ar por problemas técnicos jamais esclarecidos. Um lançamento com experimentos de empresas da Alemanha, previsto para cair em terra, caiu no mar e não foi achado nem com uso submarino. O acordo com a Ucrânia não avança, principalmente pelas sucessivas crises políticas naquele país do Báltico e por fim a torre de lançamento em Alcântara explodiu em 2003, dizimando quase que por completo com a inteligência especial brasileira, matando 21 técnicos. Dizem que enquanto o governo não respeitar os direitos dos quilombolas e dos remanescentes indígenas os ancestrais impedirão o sucesso da política espacial brasileira.

Pois bem. A Governadora Roseana e o seu ex-candidato a prefeito, Max Barros decidiram construir a fogo e ferro a Via Expressa, também chamada de Via depressa, Via shopping ou Via Secreta. Esta milionária avenida estadualizada irá destruir a Vila de Vinhais Velho, aonde habitavam os índios tupinambás e fundada pelos franceses em 20 de outubro de 1612. Naquela Vila, Padre Antônio Vieira desancava e escrevia seus discursos e sermões. As famílias de Vinhais Velho já fizeram vários apelos à Governadora para que preserve este patrimônio histórico, arqueológico e cultural do povo brasileiro, porém os dois ateus continuam irredutíveis, pois para Roseana Sarney o dinheiro fala mais alto.

Coincidência ou não na Via Depressa já ocorreram fatos bastante misteriosos, a saber: a) o então Ministro do Turismo Pedro Novais que foi pressionado a empenhar na surdina 20 milhões para Via Secreta caiu em desgraça, pediu demissão e o dinheiro não saiu; b) a Governadora depois que iniciou a construção da Via Secreta deu birola em Bacabal, se afastou do governo para curar sangramento e acaba de pedir licença para ir à França, cuidar da saúde; c) o Secretário responsável pela obra, Max Barros que colou a Via Expressa no seu calendário eleitoral renunciou a candidatura e d) o Macaxeira que também batizou o início da Via Expressa escorregou na escada, quebrando a mão.

Estas coincidências indicam que índios uçacuaba, da Nação Tupinambá não aceitam a violação do seu templo sagrado de Vinhais Velho. É um sinal forte de que o espírito do Frances David Migan que morou na Vila de Vinhais Velho em 1600 não se conforma com a brutalidade.

Cuidado Governadora Roseana. A senhora que se diz devota de São José de Ribamar deve respeitar os ancestrais de Vinhais Velho. O Bita do Barão não tem forças para lhe garantir proteção e impedir as maldições dos antepassados da Vila de Vinhais Velho. Lembre-se que nas previsões dos entendidos, em 2012 haverá muita tristeza no seio da oligarquia.

Ainda há tempo. Aproveite o descanso na linda Paris, se cure, reze no tumulo de abbeville, peça perdão e prometa a DEUS que não destruirá Vinhas Velho, sob pena de continuarem as maldições. Amém !

*Domingos Dutra, advogado e deputado federal

**Núbia Dutra, advogada e psicóloga, com especialização em regressão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

10 respostas para “Maldição”

  1. LIMA disse:

    QUE PENA DEPUTADO QUE OS SEUS ELEITORES,90% DE ANALFABETOS, NAO TEM ACESSO A ESSE TEXTINHO PÍFIO.!!!

  2. MARQUES disse:

    DUTRA VIROU O PAI DINÁ DO MARANHÃO. VAI TRABALHAR DUTRA !!!

  3. pericles disse:

    Dutra “comprou” algumas propriedades em Saco das Almas ( municipio de Buriti de Inácia Vaz) e GRILOU um monte de terra na mesma localidade.
    Dutra hoje é possuidor de um enorme latifundio, e para “gerencia-lo” mandou um irmão ( aquele que morava com a mulher na casa de Praia ( e que casa) de Panaquatira), que na verdade é mais um feitor, se considerarmos a maneira com que trata seus escrav., ops, trabalhadores rurais.
    O Irmão de Dutra foi, mas a cunhada de Dutra NÃO quis ir, fato que enfureceu a “doce” Núbia que, além de espancar a concunhada, ainda a ameaçou de morte caso não desocupasse a casa.
    Este é o casal que quer “libertar” o Maranhão.
    Há propósito Cutrim, tú sabes quanto o casal nota 1,5 pagou pelo pelo motel Saramantha em Paço do Lumiar? Não sabes? Mas eu sei, foram 2,5 milhas, “arranjadas ” ninguem sabe onde.
    É ou não é foda?

  4. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Ou o Domingos Dutra responde as acusações do Péricles ou fica totalmente desacreditado.
    Grileiro é aquele que se apossa de terras alheias mediante documentos falsos.
    E grilagem é crime.
    Se isto cai no Conselho de Ética da Câmara Federal vai dar problemas para o Domingos Dutra.
    Péricles inclusive dá o endereço onde a grilagem aconteceu.
    É preciso esclarecer:
    a)Domingos Dutra é proprietário de terras no município de Buriti de Inácia Vaz?
    b) Domingos Dutra é dono de motel?
    c) Domingos Dutra é dono de casa de praia?
    d) Qual a origem destes recursos?
    Mas vamos aguardar as explicações do Domingos Dutra.
    Ao Péricles eu digo que deve fazer uma relação completa de tudo o que sabe e que tem como provar e encaminhar ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e demais órgãos de fiscalização.
    Este caso não pode acabar assim.

  5. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Complementando o comentário acima:
    São estes os que querem acabar com a oligarquia?
    Finda a oligarquia o que será implantado?
    É por isto que eu me bato pelo surgimento de uma liderança oposicionista autêntica.
    Mas isto esta oposição que aí está não deixa.
    Eles não permitem o surgimento de nenhuma nova liderança.
    E o Maranhão tem que seguir com uma oposição cujos líderes se deixam cooptar por empregos em autarquias do governo, como o Flávio Dino.
    Oposição cujo líderes são acusados de grilagem e por não poderem responder se calam.
    Até quando a política maranhense continuará assim?

  6. Inácio Augusto de Almeida disse:

    O Brasil poderá fazer, até 2013, o lançamento do primeiro satélite espacial brasileiro pela Base de Alcântara, no Maranhão. A informação é do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, que se reuniu ontem com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Kostyantyn Gryshchenko, para tratar do projeto e de outros temas de interesse mútuo. A Ucrânia é parceira do Brasil nessa cooperação. ‘A previsão é que, antes até de 2013, nós possamos fazer o primeiro lançamento. As empresas envolvidas consideram esse projeto irreversível’, disse Patriota.
    ESTA FOI A DECLARAÇÃO DO MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIOR
    /////
    Dizem que enquanto o governo não respeitar os direitos dos quilombolas e dos remanescentes indígenas os ancestrais impedirão o sucesso da política espacial brasileira.
    ESTA FOI A DECLARAÇÃO DO DOMINGOS DUTRA
    ///////////
    Este deputado que nada faz e vive totalmente desinformado apela até para o misticismo tentando atrasar qualquer tipo de programa que traga desenvolvimento para o Maranhão. Como os Corvos, vive da desgraça alheia, do quanto pior melhor.
    Este Domingos Dutra me lembra um cara que conheci que andava sempre carregando uma escada mas morria de medo de altura. Por conta deste medo não trepava de jeito nenhum. E o que é pior, não deixava ninguém trepar.
    E assim a escada ficava sem nenhuma utilidade…
    Assim é Domingos Dutra. Não faz nada e não quer que ninguém faça.
    Mas a escada ele quer…

  7. Caio Túlio disse:

    Caro Cutrim:

    Dois políticos maranhenses têm recebido, ao longo dos anos, minha consideração como eleitor: Domingos Dutra e Haroldo Sabóia. Sempre os vi como homens sérios. O deputado Domingos Dutra, no entanto, parece inclinado a fazer da política o que todos fazem: servir-se dela. Comenta-se que a mulher de Dutra, Núbia, é candidata à Prefeitura de Paço do Lumir. Esse artigo, assinado por Dutra e Núbia, aponta essa direção. Com ele ocupam espaço na mídia. Fica tão evidente o despropósito do artigo que, escrito, em tese por Dutra e Núbia, nele figura a primeira pessoa do singular. Ora, ele não foi escrito pelos dois?! Deveria, então, estar escrito na segunda pessoa do plural. Mas não está. A farsa está muito mal feita. Deputado Dutra, continue coerente. Não enverede pela prática de fazer da política um negócio de família. Não faça aquilo que critica nos Sarney’s.

  8. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Caio Túlio
    Você está coberto de razão.
    Nem todos tem embasamento moral para aproximar-se do poder sem se deixar tocar pela mosca azul.
    A oposição maranhense verdadeira hoje está resumida a Haroldo Sabóia, Eliziane Gama e mais alguns poucos.
    E ainda fica o Luís Nassif a dizer que a Era Sarney está no fim.
    Não me contiver e postei o seguinte comentário:
    ///
    Nassif não conhece a política maranhense.
    Sarney montou um esquema tal que mesmo depois da sua morte o Grupo Sarney continuará ainda a mandar no Maranhão por muito tempo.
    Olhem o quadro político no momento atual.
    Ou o Grupo Sarney ou o Flávio Dino. Flávio Dino que se presta a ser subordinado a um ministro da cota do Sarney!
    Como então se falar que em breve a Era Sarney acabará? Sarney pode até morrer hoje, como eu ou você que está lendo este comentário pode morrer agora, mas o Grupo Sarney continuará através de Flávio Dino. É preciso que o povo tome consciência disto, que o povo não mais se deixe enganar. É preciso que surjam novas lideranças, lideranças que façam uma oposição de verdade a Sarney. Só então poderemos começar a sonhar com o fim da era Sarney.
    ///////////
    Caio Túlio
    Que bela chapa seria Eliziane Gama e Haroldo Sabóia. Ou vice-versa.
    É preciso que ao povo seja oferecida alguma opção.
    Chega de Sarney!
    Chega de Castelo!

  9. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Péricles
    Postei ontem este comentário num outro blog. Como acho que o blog do John Cutrim é o mais acessado do Maranhão, posto aqui o comentário. Trata da “LIBERDADE” de imprensa.
    ///////
    Péricles
    O custo de um exemplar de qualquer jornal supera em muito o preço pelo qual ele é vendido.
    As publicidades é que cobrem os custos.
    E as publicidades são vinculadas ao posicionamento político do jornal.
    Isto também se aplica ao rádio e a televisão.
    Daí não existir um jornal, rádio ou televisão totalmente independente.
    Todos os jornais chamados NANICOS que apareceram FALIRAM. E nestes jornais os jornalistas escreviam de graça.
    Centenas de emissoras de rádio faliram
    Redes de televisão faliram.
    As empresas que patrocinam os jornais DEPENDEM de favores dos governos. É tudo interligado. Observe que a maioria dos anunciantes do JP são simpáticos a Castelo. O mesmo acontece com o outro lado, onde a maioria dos anunciantes são simpáticos a Sarney.
    Felizmente apareceu a Internet.
    E a Internet os que estão no poder NÃO tem como controlar.
    Atente para que nos países onde os comunistas governam eles NÃO permitem o acesso a Internet.
    Vamos aproveitar este espaço e fazer denúncias sérias e responsáveis.
    Não cobre de ninguém uma INDEPENDÊNCIA que em nenhum regime político alguém jamais poderá ter.
    Até porque NINGUÉM é totalmente INDEPENDENTE.
    Todos nós somos influenciados por nossas amizades, por nossas famílias, por nossas simpatias. Não é só por dinheiro ou posição que um homem se torna tendencioso.
    Agora que existe profissional de imprensa que se vende, existe. Que existem canalhas na imprensa, existem. E eu classifico de canalhas aqueles que posam de vestais e na verdade são prostitutas depravadas. Aqueles que não podem ouvir o tilintar de uma moeda que logo se abaixam. Aqueles que praticam atos reprováveis mas que condenam nos outros atos muito menos reprováveis. São os patifes do dedo sujo a apontar as falhas alheias. E destes a imprensa está lotada. A coisa se espalha de uma tal maneira que se percebe claramente a DEPENDÊNCIA DE CERTOS BLOGUEIROS A DETERMINADOS POLÍTICOS. Tem um que para ele é Castelo na terra, Deus no céu e Sarney no inferno. Para outros blogueiros é Sarney na terra, Deus no céu e Castelo no inferno. A coisa é feita de uma forma tão burra que chega a ser ridícula. E termina tendo um efeito totalmente contrário ao desejado. Até porque o povo não é burro. Burro é quem pensa que pode conduzir a opinião pública para onde o chefe mandar.
    Escrevo isto com a experiência de quem já dirigiu emissora de rádio.
    E talvez seja por isto que, mesmo desejando voltar a fazer rádio, não me determino o bastante a voltar a fazer rádio.
    Um abraço e continue com as suas denúncias.

  10. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Domingos Dutra ainda não respondeu as acusações do Péricles.
    Seráo estas acusações verdadeiras, Domingos Dutra?
    Responda!
    Ou você não pode responder e assime que todas elas são verdadeiras.
    Ah, tenho uma sugestão para a sua próxima greve de fome. Faça-a em Cuba. Lá é um local ideal para fazer greve de fome. Até porque você admira muito o monstro barbudo.
    Só não fale em DIREITOS HUMANOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens