Fechar
Buscar no Site

Luto: Décio Sá foi assassinado a tiros na Litorânea

Foto: Imirante

Do portal G1

O jornalista Décio Sá foi executado a tiros, na noite desta segunda-feira (23), por volta de 23h30, na Avenida Litorânea (bar Estrela do Mar), em São Luís. Ele levou três tiros de um homem que estava numa moto. Segundo informações, uma homem desceu da motocicleta, atravessou a pista e foi até um bar onde o jornalista se encontrava e disparou 3 tiros. Um outro homem ficou aguardando o assassino do outro lado da pista.

“Foi um crime muito ousado. Foi um crime encomendado. As pessoas que entrararam aqui no bar vieram com a intenção de executar o jornalista Décio Sá. As pessoas que testemunharam o fato disseram que o autor dos disparos não escondeu nem a cara”, disse o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Segundo Aluísio Mendes, o jornalista Décio Sá levou três tiros.

Nota (1h43): Os peritos do Instituto Médico Legal (IML) dizem que o jornalista Decio Sá foi assassinado com 6 tiros de pistola, sendo 3 na cabeça e 3 em outras partes do corpo. Uma multidão ainda permanece no Bar e Restaurante Estrela do Mar, na Avenida Litorânea. Decio Sá fazia parte de uma família de 10 irmãos e deixa uma filha de 8 anos e a mulher, Silvana, grávida de 2 meses. A informação é do jornalista José Raimundo Rodrigues na página do seu facebook. Ainda segundo informações, a atirador subiu o morro na Litorânea. Deixou cair o pente da pistola, que já está com a polícia.

O crime

Segundo informações preliminares, um homem desceu de uma motocicleta, atravessou a rua e foi até o bar Estrela do Mar, onde o jornalista estava. Para certificar de que era mesmo o jornalista, o assassino foi até o banheiro, próximo da mesa onde Décio se encontrava. Ao sair, atirou seis vezes com uma pistola ponto 40, arma de uso restrito da polícia. Dois disparos atingiram as costas e quatro a cabeça do jornalista. Logo em seguida, o assassino fugiu do local do crime e voltou para a avenida, onde outro homem o aguardava em uma moto. Para praticar o crime, ele não usava capacete e pôde ser visto por testemunhas.

“Por ser uma arma de uso restrito da polícia, pode ser um pistoleiro ou mesmo um policial. O homem que atirou nele era moreno de cabelo liso. O bar estava lotado de turistas. Foi um crime muito audacioso. Ainda não temos informações sobre a motivação, mas o blog dele pode ser uma pista”, explicou o delegado Gutemberg Rego.

O superintendente da Polícia Civil da capital, Sebastião Uchôa, informou que o Secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes e os delegados Maymone Barros e Jeffrey Furtado foram até o local do ocorrido. “Garanto que vamos descobrir quem cometeu esse crime cruel e quem foi o mandante”, afirmou Sebastião Uchôa. (Portal Imirante)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

26 respostas para “Luto: Décio Sá foi assassinado a tiros na Litorânea”

  1. cantor caio Montteiro disse:

    …onde vamos parar meu Deus?isso é uma covardia oque fizeram com o Décio!!
    Vá em Paz.

  2. Pedras Verdes disse:

    Décio Sá inspirou muitos Blogs e a plena liberdade de expressão. Nosso respeito e nossas condolências à família.

  3. Esse é o nosso Maranhão sem lei , até me arrepiei quando vi a matéria no face e juro que pensei que era uma piada . Mas não , infelizmente é real e nosso Estado perde um dos blogueiros mais polêmicos do Estado.
    Acessava sempre seu blog e até comentava suas matérias , todos dias os jornais que acesso são G1 ,JP e DÉCIO .

    Infelizmente perdemos um grande jornalista , LIBERDADE DE EXPRESSÃO COM SEGURANÇA JÁ !

    QUE DEUS FORNEÇA TODA FORÇA POSSÍVEL PARA SUA FAMÍLIA E AMIGOS NESSA HORA TÃO DIFÍCIL .

  4. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Um crime cruel, desumano e covarde.
    A identificação e prisão dos executantes e dos mandantes desta atrocidade é questão de honra para o governo do Maranhão.
    Acontecer em pleno século XXI assasinato de jornalista por encomenda é inconcebível.
    Este crime é de um absurdo tão grande que é dificil se acreditar que ele tenha acontecido.
    Mas aconteceu.
    E aconteceu em local público e de grande frequência.
    Nada justifica tamanha covardia!
    Meus mais sinceros pêsames à família do bravo jornalista vítima da covardia de canalhas que pensam assim calar a imprensa e esconder a verdade.
    ESTE CRIME TEM QUE SER ELUCIDADO!

  5. Inácio Augusto de Almeida disse:

    O assassinato do Décio Sá, a quem não tive a oportunidade de conhecer, não pode se juntar aos já MILHARES de assassinatos não esclarecidos.
    A Governadora Roseana Sarney está na OBRIGAÇÃO de exigir do secretário de segurança a prisão dos executantes (do que atirou e do que esperou na moto), PRINCIPALMENTE, do(s) mandate(s) deste bárbaro crime.
    Este assassinato não pode entrar para a estatística dos crimes de autoria desconhecida.
    É isto que a sociedade maranhense espera da GOVERNADORA ROSEANA SARNEY.

  6. LIMA disse:

    PENA DE MORTE JÁ PARA ESSE VAGABUNDO. ALIAS ACHO QUE NÃO SERÁ PRECISO QUANDO ELE FOR PEGO!

  7. pericles santos disse:

    O JP está em festas, os BALAios fizeram mais uma vítima.
    Quem mandou matar?
    Ora, os métodos dos balaios sempre foram esses, o que esperar de individuos como Castelo, Aderson, Bira , Dutra, Ribamar Alves, Rouberto Rocha, Zé Reinaldo, Marcelo Tavares, Juizes, Desembargadores, empresarios, Gardeninha e outros canalhas.
    Quem mandou matar o Décio sabia a real DIMENSÃO da penetraçção do blogue do Décio.
    Mas os “honoraveis” “jornalistas” do JP não precisam se preocupar com esses assassinatos, afinal, alem de mediocres, eles fazem do mesmo grupo daqueles que empunham as armas que assassinam.

  8. MARCELO BRANDÃO disse:

    Rapaz , não vai dizer que foi o Sarney que mandou matar o Décio , pois para você tudo é culpa do Sarney .O fato é que a morte dele foi encomendada , pois apesar de apoiar abertamente a familia Sarney ele fazia um jormalismo investigativo e incomodava muita gente

  9. Goncalo Neto disse:

    Lamentável, a morte do Décio Sá!
    A que ponto nós chegamos! Quando começa o assassinato de Jornalistas em uma Comunidade, Cidade, Estado ou País, é por que os Órgãos Públicos que deveriam cuidar da Segurança Pública, estão totalmente falidos há muito tempo!
    O trágico, é que, enquanto a violência explode na periferia de São Luis, em bairros como São Raimundo, Cidade Olímpica, área Itaqui Bacanga, Coroado e outros bairros, o Governo do Maranhão se finge de morto!!!
    Agora com a Tragédia da Violência batendo na porta de casa, com a morte de um Jornalista Importante, pertencente ao Principal Jornal da Família Mandataria do Estado, será que eles vão acreditar que a nossa Capital, é a 27ª Cidade mais violenta do mundo?
    Quem será o próximo a ser assassinato, Eu? Você? Ninguém sabe, pois os assassinatos em nossa Capital está há muito tempo fora de Controle!

  10. Luiz Peres disse:

    Que Deus abençoe e conforte a família do amigo Decio Sá, fica o exemplo de coragem do jornalista.
    Espero que o crime covarde seja elucidado.

  11. Estudei Comunicação Social com Décio e não o via há bastante tempo, mas posso afirmar que o Décio era uma pessoa séria, batalhadora, honesta e de opinião.
    É uma perda que não poderá ficar na impunidade.
    O Maranhão é visto pelo Brasil como uma terra de ninguém. Isso precisa mudar e o momento é já!

  12. Esther Carneiro disse:

    IN-DIG-NA-ÇÃO!! Apenas isso. E aí MARANHÃO? E aí jorlanistas? Vamos continuar agindo como gado? Uma profissão sem dignidade? Num Estado em que existem apenas três vertentes: COLUNISMO SOCIAL, PRÓ SARNEY E CONTRA SARNEY? E a nossa responsabilidade moral, conosco, aonde fica?

  13. Raelson disse:

    Terra sem lei…..

  14. Iran Avelar disse:

    Eh amigos blogueiros, se Decio foi assassinado, o que esperar os pequenos blogueiros de cidades pequenas e menos importantes mas que incomodam tanto qnt Decio? locais onde a justica esta distante e as policias desaparelhadas?
    Me parece que ha algo alem da briga politica que envolve pro e anti-sarney qnd um grande aliado da familia morre desta forma… e o velho faroeste do maranhao… meus pesames a liberdade de expressao em nosso estado.
    blog urbano santos on-line

  15. ricardo disse:

    A violência está descontrolada. Ninguém está imune a ela independente de raça, credo, profissão e grupo político. Que vergonha para o nosso Estado. Meus sentimentos à família.

  16. MISHARLES MACEDO disse:

    QUE DEUS DE CONFORTO A ESSA FAMILIA…

  17. Bob Sinclair disse:

    Cuidado , John, você incomoda muita gente do outro lado da ponte, pois você é o mais lido do lado da oposição, junto com Luís Cardoso. Este Estado está virando Chigaco dos anos 30, onde todos estão com medo, inclusive da própria polícia.
    A greve da PM foi um divisor de águas, estivemos juntos, você lembra? Por isso temo por você. Essa arma usada, .40, é de uso exclusivo da PM.
    Lamento profundamente a morte do Décio Sá, apesar das divergências, pois era uma das vozes mais influentes da Blogosfera.
    Só espero que os assassinos sejam pegos, junto com os mandantes, para não ficar como os assassinos de Bertin e de Zé Leocádio…

  18. Francico Miranda de Sampaio disse:

    Embora eu não tivesse nenhuma simpatia pelo estilo de bajulador da clã Sarney, que o Décio Sá fazia, lamento muito esta foma trágica e covarde que foi usada para silenciá-lo, porque, algumas vezes, ele também falava a verdade!
    O Governo Federal manda tomar as armas das pessoas de bem, mas não tem o cuidado de tomar as armas dos pistoleiros e dos assaltantes, que agem aberta e impunemente em todo o país!

  19. Dinho disse:

    Foi executado por conta da sua posição política, não era um esquerdopata. Isso hj em dia no MA praticamente significa assinar sua sentença de morte.

  20. ana carla disse:

    Independente de lado, facção,situação,esquerda ou direita, é um ser humano.Esse é resultado de um Estado cheio de traças, sim, essa traças que nos correm, que nos roubam nos usurpam, nos escravizam, um Estado onde sabem exatamente o que fazer mas não fazem, um estado de políticos omissos, que vem o povo morrendo, sendo assassinado, vivendo nas piores condições possíveis, e estão lá roendo, roendo até o último.Quantos Décios ainda irão morrer de forma covarde??
    Triste esse Maranhão.

  21. João araujo filho disse:

    Pericles espero que voçe tenha como provar as acusações que fisestes, pois o onus da prova cabe a quem acusa e se tu acusas todas essas pessoas com certesa tens provas contra elas.

  22. Fabiana disse:

    Sei que vai parecer cruel e desumano meu comentário, mas nosso Estado é também assim. Lamentavelmente o Décio foi vítima de um sistema arcaico a que ele tanto serviu e defendeu. Não temos um Estado democrático de direito mas um Estado da força, que ele tantas vezes ajudou a fortalecer. Só não achou que, ironicamente, poderia ser uma vitima dele. Embora eu sempre tivesse criticas ao modo de trabalho dele não posso deixar de achar esse crime um absurdo.
    Mas quando alguns poderosos usam de todas as formas de violência para fazer calar a opinião de uma maioria que não se curva aos seu ditames, abre-se o absurdo e perigoso precedente para que alguns outros se achem no direito de fazer valer, pela força, seus desejos. Espero que o sistema de segurança que já declarou empenho total nas investigações use esse mesmo empenho para resolver todos os outros casos que igualmente precisam de atenção.

  23. Bin Alado disse:

    Pericles : não é hora de bestialidades… este é um momento em que todod nós deveriamos implorar para que as autoridades sejam sensatas e deixem as querelas de lado.A morte de décio é um aviso de que o Maranhão carece de direção forte para lidar com esse e outros problemas.A saúde a educação e a segurança são os alicerces de um nação e de uma democracia que se prese como tanto. a liberdade de expressão interrompida com a morte desse jornalista é mais um chute na traseira dos cidadãos de bem deste estado e deste país. Essa sua bostalização decomentário, fere até mesmo o estõmago de um Urubu… Somente uma mente pervertida como a sua pode desferir contra quem quer que seja insultos dessa natureza… O Décio podia ser tudo, mas em nenhum momento que eu o tenha lido, ouvi pronunciar canalhice”Egais” essas suas …Que seja encontrado os matadores de desse ser humano , que nunca mereceu esse fim trágico.

  24. paulo disse:

    LAMENTAVEL É SABER QUE ISSO É COSTUMEIRO ACONTECER EM VÁRIOS MUNICIPIOS DO MA E SÓ AGORA TER TODA ESSA REPERCUSSÃO. VAMOS DEIXAR DE SER HIPOCRITAS, TANTO FAZ SER JORNALISTA, OU OUTRA PROFISSÃO QUALQUER TODAS AS VIDAS SÃO IMPORTANTES E MERECEM A MESMA E INVESTIGAÇÃO.

  25. JOSE RAIMUNDO SANTOS disse:

    Concordo com você, Fabiana: o Décio, lamentavelmente, foi vítima da violência causada pelo roubo e descaso com que seus patrões da Mirante-mentira fazem a este Estado, sendo que os desvios de condutas de agentes públicos e a corrupção desenfreada que Décio tanto denunciava eram homolagadas, em última instância, pela famíglia Sarney, infiltrada em todos os poderes da res publica, com o comportamento de uma verdadeira monarquia, com seus súditos e vassalos a lhe prestarem homenagens e obedientes como cordeirinhos, a exemplo de um Judiciário cheio de corruptos e hipócritas. Tal qual a corte portuguesa instalada no Brasil, em 1808, os bens que mais os interessam eles simplesmente os tomam, a exemplo de Santo Amaro e Barreirinhas, áreas de gás natural-petróleo e pólo turístico, respectivamente.
    Que o jornalista e blogueiro Décio Sá descanse em paz, que sejam encontrados os assassinos e os mandantes, exemplarmente punidos, ao contrários dos assassinos de Bertin e de Zé Leocádio, além do pedreiro da Guajajaras, de Gerô, do sem-terra de Buriticupu, do menino da pipa da Liberdade etc etc etc…
    A Revista Carta Capital definiu bem Sarney: Senhor do Maranhão, Rei do Tapetão.
    Mas a mudança está próxima… Chama-se FLÁVIO DINO!

  26. Ricardo da cohab disse:

    E pericles voce quer mesmo aparecer coloca um espanador na bunda e sai gritando na rua seu imbecio e idiota e filho da p…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens