Fechar
Buscar no Site

Barbárie na Vila Vinhais Velho tem repercussão nacional; presidência da Câmara envia ofício a Roseana Sarney

Domingos Dutra, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, reafirma que vai continuar em vigília na vila centenária “para evitar destruição da comunidade e violação dos direitos das famílias”

(Brasília-DF, 26/07/2012) A luta de resistência pela preservação do patrimônio histórico, cultural, ambiental e arqueológico da Vila Vinhais Velho, na Grande São Luís (MA), ganhou repercussão nacional nesses dois dias.

A comunidade que vai completar no dia 20 de outubro, 400 anos, foi invadida na tarde de ontem (25), pela segunda vez, de surpresa, por um batalhão de choque com mais de 150 policiais militares e até da Força Nacional, na tentativa de destruir a vila e dar prosseguimento na construção da Avenida Via Expressa, do governo do Estado. A invasão gerou um conflito entre policiais e populares.

As fotos das agressões às famílias do lugar, e ainda ao deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, à professora da Universidade Federal do Maranhão, arqueóloga Antonia Mota e outras lideranças de entidades de movimentos sociais – que desde o ano passado estão engrossando a luta em defesa da preservação da vila – foram publicadas na mídia nacional, e motivos de matérias e comentários nas redes sociais (blogs, facebook, sites, jornais eletrônicos) do Brasil e até do exterior.

O fato chamou à atenção da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça; da Procuradoria Geral da República (PGR); Defensoria Pública da União (DPU); do Ministério Público Federal (MPF); da Presidência da Câmara dos Deputados, de vários deputados federais de outros estados e lideranças de instituições com luta focada nos direitos humanos.

Após a barbárie promovida por ordem do governo Roseana Sarney, as lideranças e moradores ficaram a noite em vigília na Rua Grande, a principal de Vinhais Velho, para tentar evitar novas agressões dos policiais – que ontem (25) usaram gás lacrimogêneo, balas de borracha, produtos químicos para dispersar os manifestantes, deixando várias pessoas feridas.

Na manhã desta quinta-feira (26), um batalhão de choque da policia voltou ao local.

Por conta disso, o deputado Domingos Dutra enviou ofício à presidente, em exercício, da Câmara Federal, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), informando que “em face às agressões ao patrimônio arqueológico e à integridade física à gestantes, crianças e idosos” vai permanecer em Vinhais Velho, e pediu adoção de providências “para garantir a minha integridade física, em pleno exercício da minha atividade parlamentar e no empenho da minha missão como presidente da CDHM”.

A Presidente, em exercício, da Câmara dos Deputados, Deputada Rose de Freitas, em resposta à solicitação do deputado Domingos Dutra, encaminhou, na data de hoje (26/07), o Ofício nº 1891/12, à Governadora Roseana Sarney, e o Ofício nº 1890/12, ao Ministro da Justiça, solicitando providências no sentido de garantir a integridade física do Deputado e das “pessoas que se manifestam pacificamente” na comunidade de Vinhais Velho.

Veja a íntegra do Ofício enviado à presidente interina da Câmara Federal, Deputada Rose de Freitas e a resposta da Presidente ao Deputado.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

11 respostas para “Barbárie na Vila Vinhais Velho tem repercussão nacional; presidência da Câmara envia ofício a Roseana Sarney”

  1. Paulo Silva Costa disse:

    ESSA BANDIDA DESSSA DESGOVERNADA ODEIA POBRE…POBRE PRÁ ELA SÓ O VOTO.. E ISSO EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO, DEPOIS É BALA, DOENÇA, FOME E MISÉRIA..ELA LÁ TÁ LIGANDO PRA PATRIMONIO DE VILA DE VINHAIS, ELA TÁ DE OLHO É NO PATRIMONIO DELA E DOMARIDO QUE SÃO OS SHOPIN DA ILHA E SÃO LUIS..POBRE , PRETO QUE SE DANE E SE LASQUE..
    ISSO É PRA ESSE POVO APRENDER A VOTAR EM GENTE E NÃO EM CRIMINOSOS OU CRIMINOSAS!!

  2. pericles disse:

    Ô Mané, pergunta aos “quilombolas” que foram retirados das áreas hoje pertencente ao Centro de Lançamentod de Alcantara, se eles querem ver ainda a cara de Dutra?
    Dutra os ROUBOU, roubou o pouquissimo que aqueles miseráveis tinham e NUNCA mais deu as caras por lá.
    Pergunta se o pessoal do grupo de oradores que foram retirados de suas terras para a construção do lago da Barragem de Estreito quer ver a cara do vagabubdo do Dutra?
    Dutra roubou os miseráveis de Estreito, da mesma forma como ROUBOU os quilombolas de Alcantara.
    Pergunta o que o marginal do Dutra faz em Saco das Almas tendo como testa de ferro seu, dele Dutra, irmão?
    Dutra é um Vagabundo e, em compania de outros bandidos promovem a desordem no Vinhais Velho.
    Quantas, das inúmeras pessoas que promovem a baderna no Vinhais Velho moram naquela comunidade?

  3. suzana disse:

    Jonh Cutrim, mande essas fotos para a revista veja, istoe e para o jornal de sao paulo para ver como o maranhao é escunhabado.

  4. LINGUA AFIADA disse:

    Onde estava Núbia que não estava lá para defender Dutra de levar uma merceida surra da PM? Não é ela que resolve tudo na bala Cadê o babão do Nonato e o baba-culhão do Fred que não estavam lá para apanhar no lugarc de Dutra? Estavam escondidos…

  5. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Se a Presidência da Câmara Federal agisse com a mesma presteza quando se trata de uso de laranja, FURTO DE DINHEIRO PÚBLICO, o legislativo brasileiro seria mais respeitado.
    Que moral tem um deputado acusado por um colega de ter usado laranja em seu gabinete para se arvorar como defensor de pobres?
    A participação do Domingos Dutra neste caso é nitidamente política.
    E deixa o judiciário maranhense numa verdadeira saia justa, já que o uso de força policial tem que ser com autorização judicial. A justiça é que tem que determinar o uso de força policial, não o executivo, que apenas cumpre a decisão judicial. Do jeito que a coisa está colocada, passa para todo o Brasil a impressão de que no Maranhão não vigora o estado de direito, mas o direito da força.
    Mas para Domingos Dutra nada disto importa.
    Acostumado a usar laranja, conforme denunciou o Dep. Chiquinho Escórcio e o jornalista Cláudio Humberto publicou na sua coluna de circulação nacional, e nada acontecer-lhe, Domingos Dutra afronta a tudo e a todos nesta sua ânsia de entrar na mídia. Acha-se este deputado acima da lei. E nisto parece ter razão, já que nunca foi apurado o caso da ex-empregada doméstica usada como laranja por ele.
    No final de toda esta bagunça, a avenida será construída, mas a imagem do Maranhão terá sofrido um enorme desgaste por conta da irresponsabilidade deste deputado acusado pelo Chiqunho Escórcio, a quem chamou de PENIQUEIRO DO SARNEY, de usar laranja.
    O Maranhão precisa escolher melhor os seus representantes.

  6. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    Dutra é um guerreiro, valente e destemido. Ai de nós , maranhenses, se não fosse ele a denunciar essas canalhices dessa verdadeira gang que comanda este Estado há 50 anos. Uma das únicas vozes restante daquele que um dia foi o PT, o partido que falava em ética e combate à corrupção, que seu Washington Oliveira vendeu aos Sarney. As mazelas, as chachinas, as expulsões de agricultores de suas terras, tudo isso Dutra denunciou. Cadê as investigações sobre o Pólo de Confecções de Rosário, que ninguém mais falou? Por que seu Luís Moura tá solto, e ainda vai receber dois milhões de indenização? Por quem o Bando de Bel foi exterminado? Por que nunca mais se falou no Deputado Raimundo Cutrim, acusado pelo assassino Jhonatan de ser o principal mandante da morte de Décio Sá? E dos vendedores de sentença do TJ do Maranhão? Dos restaurantes populares, fechados criminosamente logo após as eleições? Da Estrada Arame-Paulo Ramos?
    Agora vemos uns babões e funcionários do Sistema falar ofensas falsas contra Dutra e nada da oligarquia, porque são pagos para patrulhar a internet e rebater, agressivamente, qualquer coisa que mexa com os interesses da oligarquia. Fazem parte da folha de pagamento do Estado, só pode, claro. Contra as aberrações de Ricardo Murad, nada, um cara que até outro dia dizia horrores contra Roseana, agora tem o cinismo de falar até em moral…
    O Maranhão, todos nós sabemos , ostenta os piores indicadores sociais, em todos os principais itens que se pesquise, principalmente nos mais importantes para um Estado, que são saúde e educação, mas o status quo da quadrilha tem que ser mantido.
    Todos nós sabemos a quem mais interessa essa Via Expressa, que liga dois shoppings de luxo e custou um absurdo de dinheiro público: aos Sarney, aos Murad, aos Fecury e aos Lobão….Sempre as mesmas famílias a usufruir do sangue e do dinheiro de um Estado rico, de um povo pobre e semi-analfabeto. Uma gang com grandes tentáculos em todos os Poderes…Mas a culpa também é do povo, que os perpetua no poder.
    Como diria Victor Hugo: ENTRE UM GOVERNO QUE FAZ O MAL E O POVO QUE O CONSENTE, HÁ UMA CERTA CUMPLICIDADE VERGONHOSA.
    Acorda, gigante maranhense!

  7. Paulo Silva Costa disse:

    PIOR É QUE EXISTE UM MONTE SE CHUPA-SACO QUE COMEM MIGANHAS DA OLIGARQUIA . UM MONTE DE VAGABUNDO QUE VIVEM ROUBAR O ESTADO COM MONTAGEM DE LICITAÇÕES FRAUDULENTAS, DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE..

  8. VIRGULINO ( LAMPIAO) disse:

    BOM DIA A TODOS, AMIGOS, O QUE DEVERIAMOS DISCUTIR AQUI, NAO É SE O DEPUTADO É OU NAO LARANJA OU FUTRIQUEIRO ETC…
    A CONVERSA AQUI É OUTRA…
    1. POLICIA DESPREPARADA, TRUCULENCIA,MAL PAGA E ETC…
    2. DESGOVERNADORA, QUE A TODO CUSTO,TENTA FAZER POLITICA DA FORMA DO CORONEL SARNEY, SEU PAI…
    3. TEMOS QUE RESPEITAR AS CARAS, ESSE POVO QUE PASSA POR TANTOS PROBLEMAS,FALTA DE AGUA,LUZ COM PREÇOS ABUSIVOS,FALTA DE SANEAMENTO BASICO,FALTA DE TRABALHO,OPORTUNIDADES,SAUDE EM CALAMIDADE E TANTAS MAZELAS QUE AFLINGEM ESSE ESTADO…
    POR QUE? EU PERGUNTO? POR QUE?
    ANALFABETISMO EM ALTA, AI VEM UM ACEFALO DEFECAR MERDA(PERIDLES)…
    POR ESSES E POR OUTRAS COISAS MAIS QUE ESSE ESTADO TA NA MERDA…

  9. Roberto Cunha disse:

    A avenida Paulista, viadutos e minhocões da maior cidade do pais também eram habitados por nativos. Isso não passa de mais uma cena patética desse politico hipócrita!
    Fala ai do fantasma criado por ele na Câmara Federal.

  10. SERGIO disse:

    SERÁ QUE A CÂMARA VAI REPRESENTAR O DEPUTADO POR ESSE COMPORTAMENTO VIL E FALTA DE DECÔRO EM SUA VIDA PÍBLICA? SE ACHANDO A PRÓPRIA JUSTIÇA E “EMBARGANDO” A OBRA? APROVEITANDO-SE DA POPULAÇÃO PARA FATURAR POLITICAMENTE COM O CASO?

    ADEMAIS: NA DEMOCRACIA, AS OBRAS PÚBLICAS NÃO PODEM PRIVILEGIAR A MINORIA EM DETRIMENTO DA MAIORIA DA POPULAÇÃO, TANTO QUE A JUSTIÇA AUTORIZOU A CONTINUAÇÃO DA OBRA JULGANDO-A IMPORTANTE E NECESSÁRIA PARA SL!

  11. andré do nascimento disse:

    meu protesto é direcionado especificamente ao Coronel POODLE JEFERSON TELES. onde já se viu, no estado democrático em que vivemos esse monstro de farda fazer o que fez meu caro? Feriu uma inocente ao ordenar o lançamento de bombas de efeito moral, desrespeitou a população, o Deputado, e todos os maranhenses. Que Oficial é esse que não sabe dialogar; é despreparado, é marionete; O que ele quer com isso? CHEGAR AO COMANDO GERAL DA PM? É POR ISSO QUE NINGUÉM GOSTA DA POLÍCIA RAPAZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens