Fechar
Buscar no Site

Lula gostou muito de Fufuca: “Deu liga”, informa colunista do UOL

A reforma ministerial do governo Lula (PT) está travada por conta dos destinos do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do deputado federal André Fufuca (PP-MA). A afirmação é do colunista do UOL Kennedy Alencar, que falou sobre o tema durante o Análise da Notícia do portal UOL.

O presidente Lula tem uma avaliação de que de fato tem um erro na montagem dos ministérios. E isso fica claro quando olhamos para o quanto o governo sofreu em algumas pastas e precisou muito do apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira. Apesar disso, o governo até agora tem entregado sua agenda congressual.

Lula aprova André Fufuca. Um bastidor importante é que Lula gostou muito de Fufuca, diz que deu liga. Lula aprova o jeito do líder do PP na Câmara. Fufuca é um parlamentar habilidoso e está prometendo levar boa parte do partido para dar mais segurança congressual, além de ser um pupilo de Arthur Lira.

O Fufuca é esse tipo brincalhão, informal, e isso dá certo com Lula. Lula não se liga muito em pessoas muito formais.

O Wellington Dias é ex-governador do Piauí, um dos estados onde o Lula teve o maior índice de votação (77% no segundo turno), um estado onde o PT é muito forte. O Ciro Nogueira, presidente do PP, é inimigo do Wellington Dias lá. Uma queda do Dias teria um impacto ruim e negativo para o PT.

Tem uma avaliação negativa sobre o trabalho do Wellington como Ministro do Desenvolvimento Social. Essa avaliação não é apenas do Palácio do Planalto, mas também das pessoas que lidam na área social, que dizem que ele não entende dessa área e não está indo bem.

Tem também o fator Janja. A primeira-dama tem defendido a manutenção de mulheres nos ministérios. Isso ajuda ministras que estão no alvo do PP. O Fufuca adoraria ir para o Ministério dos Esportes, onde está a Ana Moser.

A Janja tem feito interferências para tentar ajudar a manutenção de Ana Moser nos Esportes e de Luciana Santos em Ciência, Tecnologia e Inovação, que poderia ser uma pasta também que entraria na roda.

Os ministérios já se tem. O que o Lula não tem é esse quebra-cabeça, tem que saber onde encaixa cada um.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens