Fechar
Buscar no Site

Lobão depõe no TSE e contesta acusações a Roseana Sarney

Do G1, em Brasília

Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), negou nesta quarta-feira (21) que tenha havido abuso de poder econômico na campanha eleitoral da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).

A governadora e seu vice respondem a processo de cassação no TSE, acusados de compra de voto, abuso do poder dos meios de comunicações e uso direto e indireto da estrutura da administração pública em vários locais, como escolas e ambulâncias.

As denúncias foram feitas pelo deputado estadual José Maria da Silva Fontinele (PRTB-MA) e pelo ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB).

Segundo o processo, a governadora reeleita teria celebrado 79 convênios com prefeitura do interior do estado na intenção de buscar apoio para a eleição. Os contratos, que totalizaram R$ 400 milhões, supostamente teriam como características “desvio de finalidade, violação ao princípio da moralidade e ilegalidades, às vésperas do período eleitoral”.

Ao G1, a advogada Ezikelly Barros, que defende a governadora, negou as acusações e disse que a defesa vai se pronunciar no momento adequado. Lobão depôs a pedido da defesa da governadora para comprovar a “lisura” dos contratos firmados em seu governo.

O ministro peemedebista, que concorreu ao Senado na chapa de Roseana nas eleições de 2010, disse que “não teve conhecimento” do número de convênios firmados entre o governo e prefeituras municipais nem dos valores envolvidos.

Indagado pela defesa de Roseana, o ministro de Minas e Energia também negou ter presenciado qualquer menção a esses convênios em “comício da campanha eleitoral”.

Lobão afastou ainda as suspeitas apresentadas pela acusação de que o marqueteiro Duda Mendonça teria sido contratado pela campanha de Roseana antes do período eleitoral, o que poderia caracterizar caixa dois.

Segundo Lobão, Mendonça foi contratado pelo Diretório Regional do PMDB para elaborar o planejamento de campanha de todos os candidatos a cargos majoritários. Ele disse ainda ter participado de reuniões com o marqueteiro após o registro das candidaturas.

Anulação

Mas o depoimento do ministro favorável à governadora do Maranhão pode ser invalidado pelos advogados de acusação.

Durante o depoimento, o advogado do ex-governador José Reinaldo Tavares, Rodrigo Ferreira Lago, contestou o fato de Lobão ter sido ouvido antes das testemunhas de acusação, o que, segundo ele, seria motivo para anular a oitiva do ministro.

O advogado evitou falar sobre detalhes da estratégia da defesa, mas minimizou o testemunho de Lobão. “Infelizmente, o ministro pouco pode acrescentar ao processo porque nada sabia dos fatos”, disse.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

5 respostas para “Lobão depõe no TSE e contesta acusações a Roseana Sarney”

  1. maria disse:

    Alguém podia imaginar que ele dissesse algo contra a filha do homem?????????Esse processo não vai dar em nada……………. como sempre……..

  2. Francinaldo Morais disse:

    Lobão e Lobinho, mesmo favorecidos por condutas vedadas dos Sarneys nas últimas eleições, podem ter negociado o depoiemento no STJ favorável a Roseana, trocando-o por desdobramentos em cargos agora e/ou eleitorais futuros. Um depoimento ao menos dúbio embaraçaria os Sarneys. As últimas declarações públicas de Lobinho, indicando Lobão candidato a governador de qualquer jeito, sinalizaram o acordo. É preciso ficarmos atentos ao tabuleiro politico e observarmos mexidas que não estavam previstas. Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-MA.

  3. JOSE BARROS disse:

    LOBÃO JAMAIS DIRIA ALGO QUE PREJUDICASSE ROSEANA NO PROCESSO. COM CERTEZA AS OUTRAS TESTEMUNHAS SERÃO DONA MARLY, FERNANDO, SARNEYZINHO FILHINHO E, POR QUE NÃO, O PRÓPRIO SARNEYZÃO. COM ESSES MINISTROS DO TRE… SEI NÃO, VAI DAR EM NADA.

  4. josé carlos araujo disse:

    Jonh, poderiam chamar o blogueiro de Barreirinhas para depor em favor da “tia Rose”, pois, ele transforma a mentira de hoje, na verdade de ontem. Senão vejamos. Hoje, ele se diz amigo e defensor do Zé Reinado. Ontem, 26 de março de 2006 num editorial do Diário da Manhã, sob o “isento título”: O Governador é mentiroso. Veja o que blogueiro escreveu: “Da vida particular aos arremedos políticos, José Reinaldo Tavares é uma piada. É caso único em toda história da política brasileira: é o único rei que não precisa de bobo da corte. E por uma simples e risível razão – ninguém mais bobo da corte do que o REInaldo Tavares…”.
    Assim para falar o que não é verdade, chame o Kenard, a rima é pobre eu sei, mas está “nivel do blogueiro”.
    Fica a sugestão…

  5. Dionato Louzeiro disse:

    FILUCA comemora! Lá na cidade de Pinheiro, a voz corrente é a de que, ao saber que fora convocado pelo TRE para depor no processo de cassação contra a Roseana governadora, seu ex-secretário e parente, Filadelfo Mendes Neto, mais conhecido pela alcunha de Filuca, fez o maior festança.
    Acontece que o ex-prefeito e pai do deputado e secretário, Victor Mendes, foi excretado da equipe de Roseana Sarney. Tudo porque, segundo os boateiros, a governadora teria repassado R$ 10 milhões de reais, a fim de que Filuca comprasse votos para ela, na Baixada Ocidental Maranhense. Coincidentemente, às vésperas da eleição a governo do estado, a mansão de Filuca, na Estrada de Pacas, sofrera um espetaculoso assalto. Já conhecendo a figura, desconfiada, Roseana teria enxotado Filuca de sua camarilha; e recomendado a sua cúpula da segurança pública para que envidasse todos os esforços pelo esclarecimento do fato criminoso ou simulado. A polícia já chegou a alguns dos personagens. Ao saber das revelações das investigações, a TV local de Filuca se antecipou comemorando o sucesso das descoberta, porém, omitiu-se a dizer tratar-se de um pedido da governadora para desmascarar o próprio Filuca. E não um trabalho investigativo, onde Filuca seria a vítima de um assalto; da forma como ele tenta passar aos pinheirenses.
    Agora que Roseana vai precisar da “lábia” de Filuca para escapar da cassação, Filuquinha vê nisso uma real possibilidade de se reconciliar com a ex-patroa e reintegrar-se ao trem da alegria, do qual sempre foi passageiro, ou melhor, o cobrador. Pelo menos, esta é a impressão que ora povoa as mentes de grande parte da coletividade pinheirense. Só uma averiguação mais isenta, sem politicagem, poderá trazer os fatos às claras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens