Fechar
Buscar no Site

Lobão deixa Maranhão e mais cinco estados do NE no ‘apagão’

Do G1 e Estadão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou para hoje às 15h uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para analisar informações sobre o apagão que atingiu seis Estados do Nordeste no sábado. O incidente foi tratado pelo ministério como “perturbação” no sistema elétrico da região.

Lobão está em Nova York para participar de um encontro do Grupo de Alto Nível sobre Energia Sustentável Para Todos, no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e não participará da reunião. Ela será conduzida pelo secretário executivo, Márcio Zimmermann, e terá a participação de integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre outros.

O apagão afetou mais de 5 milhões de nordestinos por 20 a 30 minutos, segundo levantamentos iniciais do governo. No ano passado, problema idêntico atingiu 13,5 milhões em sete Estados, em alguns por mais de três horas. Dessa vez, o problema começou por volta das 15h50 do sábado e atingiu os Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

De acordo com o ONS, responsável pelo Sistema Interligado Nacional, a falha provavelmente teria ocorrido em um transformador, na interligação Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste. No sábado, foi detectada uma explosão de um equipamento na subestação da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) na cidade de Imperatriz. Como o sistema é interligado, esse incidente pode ter provocado a queda de energia em toda a região.

Ainda segundo o ONS, a pane ocorreu das 15h50 às 16h20 e afetou bairros do Recife e outros municípios pernambucanos e em seguida os demais Estados. Com a detecção do problema, um mecanismo de segurança corta a carga de energia de forma seletiva para evitar danos em aparelhos. Apenas serviços essenciais, como hospitais e escolas, não deixam de ser abastecidos.

A Aneel informou que, quando ocorre falha no serviço elétrico, o ONS convoca uma reunião sobre o assunto e geralmente é aberto um processo de fiscalização para apurar as causas.

Causa do problema

A causa da falta de energia, segundo informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste sábado (22), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional (composto pelas empresas fornecedoras de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte), foi um problema nas interligações Sudeste – Norte e Sudeste – Nordeste, atingindo o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

Ainda de acordo com o ONS, as causas do problema ainda não foram identificadas e devem ser apuradas na próxima semana. Segundo as concessionárias de energia, a falha ocorreu em Imperatriz, no Maranhão.

Bahia

Na Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 e atingiu 1,8 milhão de consumidores em 289 municípios do estado.

Pernambuco

Cerca de 1,4 milhão de residências em Pernambuco ficaram sem luz entre as 15h50 e as 16h12, de acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia.

Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia, que não soube precisar o número exato de municípios atingidos – dizendo apenas que 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido.

Paraíba

Na Paraíba, de acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica no estado, a queda afetou apenas alguns municípios do leste e do centro do estado, incluindo a capital, mas durou apenas seis minutos. A Paraíba deixou de receber, neste tempo, a carga necessária para alimentar o estado.

Maranhão

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que a interrupção no fornecimento de energia ocorreu no sul do Maranhão, das15h49 às 16h37 da tarde deste sábado (22). Ao todo, 329.581 unidades conusmidoras foram afetadas. Cerca de um 1 milhão 650 mil pessoas ficaram sem energia. A energia foi reestabelecida às 16h37.

Ceará

No Ceará cerca de 200 mil clientes da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) ficaram sem energia entre 15h50 e 16h20, de acordo com a companhia. O número equivale a 40% do total de clientes da Coelce. Ainda de acordo com a Coelce, a falta de energia afetou principalmente cidades das regiões Sul e Norte do estado. Em Fortaleza, os bairros Messejana, Parangaba e Bom Jardim foram afetados.

Sergipe

Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens