Fechar
Buscar no Site

Lira pauta urgência de projeto que acaba com “saidinha” de presos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pautou para esta terça-feira (17/5) a votação do regime de urgência de um projeto que acaba com a chamada “saidinha” de detentos.

De autoria do deputado Neucimar Fraga (PL-ES), a proposta exclui do Código de Execução Penal todas as possibilidades de concessão de saída temporária do sistema carcerário brasileiro.

Na prática, caso o projeto seja aprovado e sancionado, os presos não terão mais direito a nenhum tipo de saída temporária dos presídios, como as tradicionais saídas de Natal, Dia das Mães e Dias dos Pais.

“Para conter o aumento da criminalidade e garantir um Brasil mais seguro para os homens e mulheres de bem do país é que apresentamos a proposta de eliminar para sempre do ordenamento jurídico brasileiro esse benefício que tanto mal impõe ao povo brasileiro”, diz o autor do PL.

Neucimar critica a saída temporária. Para ele, o benefício já se mostrou ineficiente para reintegrar o preso à sociedade.

“Isso porque, com sua concessão pelo juiz de execução penal, os apenados têm a possibilidade de sair dos presídios sem qualquer vigilância do poder público e com isso voltam a delinquir”, argumentou.

O projeto de Neucimar está apensado a um outro projeto, menos rigoroso, de autoria da ex-senadora gaúcha Ana Amélia, atualmente filiada ao PSD.

Nessa versão, apenas réus primários teriam direito a saída. Ela ocorreria apenas uma vez ao ano e após o cumprimento de um sexto da pena.

Homeschooling
Lira também colocou na pauta da Câmara desta semana a votação da urgência de outro projeto polêmico: o que regulamenta o homeschooling, o ensino domiliciar, em território nacional.

O regime de urgência, quando aprovado, permite que o mérito do projeto seja votado diretamente no plenário da Câmara, sem passar antes pelas comissões ou cumprir prazos e formalidades regimentais. Com informações do Metrópoles e da Agência Câmara

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Uma resposta para “Lira pauta urgência de projeto que acaba com “saidinha” de presos”

  1. Getúlio Leite disse:

    Será que a famigerada, esdrúxula e inconsequente regalia vai chegar ao fim?
    Todos os cidadãos de bem anseiam para que esse projeto do Deputado Neucimar seja aprovado e entre em vigor imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens