Fechar
Buscar no Site

Lideranças comunitárias de Imperatriz dão continuidade aos Diálogos pelo Maranhão

Uma semana após a primeira edição do Projeto Diálogos pelo Maranhão, Imperatriz continuou discutindo propostas para o estado. Reunindo movimentos representantes dos movimentos sociais da cidade, o debate central aconteceu em torno da economia solidária.

_reunião (3)A segunda edição do movimento Diálogos pelo Maranhão em Imperatriz aconteceu neste sábado (23), com a presença de lideranças da Região Tocantina, movidas pelo sentimento de discussão da situação do estado, com a indicação de desafios e propostas para um plano de governo eficiente e plural, que contemple os anseios do povo maranhense.

O Presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável, José Ferreira, o Seu Zezinho, apresentou a proposta de incentivo à economia solidária a partir do governo do estado, como forma de apoiar as comunidades carentes. Seu Zezinho falou de como a prática da economia solidária tem melhorado a qualidade de vida dos catadores de Imperatriz, sem intermédio do poder público, mas somente no espírito de cooperativismo de seus membros.

A economia solidária é uma forma de produção, circulação e distribuição de riqueza centrada no desenvolvimento social e humano, acima da lucratividade. Fazem parte de projetos assim diversas cooperativas e associações comunitárias de Imperatriz, conforme ressaltou Zezinho.

A reunião trouxe ainda um encaminhamento que a partir de agora fortalece a discussão política na região. Uma vez por semana, haverá uma reunião do movimento Diálogos pelo Maranhão, percorrendo os bairros de Imperatriz e cidades da região.

Para o vereador Marco Aurélio, o primeiro passo foi dado para fortalecer as discussões em torno do desenvolvimento da Região Tocantina. “Esse movimento é bem maior do que uma pessoa, do que um grupo. Ele representa um sentimento de participação popular em definir os rumos do Maranhão. Vamos fazer a nossa parte no debate. Toda semana, de forma sistemática, levaremos esta mensagem e mais do que isso, estaremos ouvindo as pessoas e fortalecendo o projeto,” avaliou o vereador.

O Presidente do PCdoB de Imperatriz, Clayton Noleto, declarou a satisfação de perceber o sentimento dos presentes e a definição de metas para ampliar o movimento DIÁLOGOS PELO MARANHÃO. “O povo é sábio e a experiência de discutir políticas públicas para nosso estado nos trará sabedoria,” finalizou Clayton.

Já foi definido o roteiro de atividades do movimento para as próximas três semanas. A próxima edição do evento em Imperatriz será no Bairro Camaçari. Em seguida, em Davinópolis e depois em João Lisboa. Os participantes da reunião serão o ponto de partida das atividades que a partir de agora terão rotina e integração na comunicação e integração de experiências da região para formação de uma nova concepção de participação popular na política maranhense.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens