Fechar
Buscar no Site

Juristas maranhenses realizam Ato em Defesa da Democracia

Centenas de juristas maranhenses se reuniram no Espaço Orienta para lançar um manifesto de apoio à eleição do Presidente Lula. O documento teve como signatários profissionais e acadêmicos do Direito, de diversas regiões do Estado.

“Sem dúvida, essa eleição é mais que a escolha do Presidente da República.  Para nós, juristas, representa a sobrevivência do Estado Democrático de Direito que defendemos e de suas garantias constitucionais. Por isso, não pudemos nos furtar de nos posicionarmos nesse processo. “, comentou o advogado eleitoralista Egberto Magno, responsável pelo jurídico da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB).

O manifesto foi lido pela advogada Anna Abreu, que destacou durante a leitura “Por estes motivos, nós, estudantes de direito, advogados e advogadas, servidores públicos e demais juristas maranhenses de todos os segmentos, assinamos este manifesto, comprometidos com o Estado Democrático de Direito e com os valores de uma sociedade livre, justa e solidária, declarando nosso apoio à candidatura de Lula para a Presidência da República, para que, em um ambiente democrático, possamos retomar o rumo da justiça social, do desenvolvimento econômico e científico, do respeito ao meio ambiente e à pluralidade de cores, credos e culturas que faz desse país um lugar único: Façamos um Brasil melhor para todos os Brasileiros com Lula Presidente!”, encerrou o documento.

O “Movimento dos Juristas Maranhenses LULA 13” é uma união apartidária que objetiva resguardar a Democracia e evitar a agressão as instituições constitucionais. “Esse movimento dos juristas em defesa da Democracia é uma tendência nacional, de juristas progressistas que têm se posicionado em defesa da Justiça e da Constituição brasileiro e só o presidente Lula tem condições governamentais para resguardar a nossa República”, destacou o advogado Sócrates Niclevisky, representante da ABJD.

Durante os discursos houve destaque, para a necessidade da defesa da Justiça Social aos mais vulneráveis. “Não podemos mais nos silenciar, diante de tantos ataques nefastos promovidos pelo atual governo aos mais vulneráveis, as mulheres, os negros, os indígenas, as pessoas com deficiência. Por isso, precisamos nos posicionar a esse ataque ao Estado Democrático de Direito. É nesse sentido de compreendermos toda essa violência institucional, que apoiamos a eleição do presidente Lula, pois ele já demonstrou o seu respeito com a defesa da Democracia, da nossa Constituição e da nossa Justiça”, pontuou a Dra. Susan Lucena, advogada e diretora da Casa da Mulher Brasileira.

Além da centenas de juristas que lotavam o espaço, estavam presentes ainda: a representante dos acadêmicos de Direito e da UNE, Luiza Coelho; a advogada e secretária estadual de Direitos Humanos, Dra. Amanda Costa; o Mestre em Direito e secretário estadual de Segurança Pública,  o coronel Sílvio Leite, o procurador-geral do Estado,  Dr. Rodrigo Maia; a jurista e dirigente nacional da Federação Brasil da Esperança (PT,PV e PCDOB), Criciele Muniz; a advogada e presidente municipal do Cidadania, Dra. Isabela Pearce; o presidente estadual do PT-MA e presidente estadual da Federação Brasil da Esperança, Francimar Melo; os deputados eleitos e advogados, Dr. Carlos Lula e Dr. Rodrigo Lago; os deputados de mandato e advogados, Dr. Bira do Pindaré e Dr. Rubens Jr. Estiveram como convidados o jurista e vice-governador eleito, Felipe Camarão e o governador Carlos Brandão.

“Vê essa mobilização dos estimados juristas maranhenses em apoio ao presidente Lula nos mostra, que estamos no caminho da reconstrução do nosso Brasil. Nos honra muito ter um apoio tão qualificado como dos senhores e senhoras. Tenham certeza, a defesa do Estado Democrático de Direito é o nosso principal compromisso com os brasileiros.”, destacou Francimar Melo, presidente do PT-MA.

Em seu discurso, Felipe Camarão destacou que a luta dos juristas maranhenses são absorvidas pela campanha do presidenciável, Luiz Inácio Lula da Silva. “ Grande orgulho sinto em está aqui com vocês, meus colegas de profissão e militantes dos Direitos Humanos e da nossa Democracia.  Saibam que o TIME DO LULA no Maranhão não só se felicita com esse apoio de vocês,  como endossa o manifesto aqui lançado.  Não podemos retroceder em Direitos e Garantias, precisamos avançar e o avanço nessas eleições tem um nome e um número,  é Lula 13”, enfatizou o jurista e vice-governador eleito do Maranhão.

Ao fim, o governador Carlos Brandão reiterou o fortalecimento da campanha do Lula no Maranhão com o ato promovido pelos juristas, e enalteceu a importância dos profissionais do Direito estarem irmanados nesse propósito.

“Vejo aqui um reflexo do desejo daqueles que querem a segurança jurídica, a garantia da nossa Democracia e dos direitos não apenas nossos, mas das gerações futuras. E sem dúvida,  só conseguiremos tudo isso, se tivermos na Presidência um genuíno representante da República e um democrata,  qualidades inerentes ao presidente Lula. Por isso, com vocês nos apoiando, estou convicto que conseguiremos seguir firmes rumo à vitória.”, finalizou o Chefe do Executivo estadual.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens