Fechar
Buscar no Site

Julião Amin assume mandato de deputado federal

15242018_1126405787474796_8321421397291974244_n

Julião Amin e Wagner Soares Padilha, Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.

O ex-secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão, Julião Amin (PDT), assumiu, na manhã desta sexta-feira (25), o mandato de deputado federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a validação dos votos do ex-prefeito Deoclides Macedo (PDT) e, assim, garantiu a ascensão de Julião Amin (PDT) ao posto de deputado federal eleito.

“Com imensa satisfação reassumi hoje, pela manhã, o meu mandato de Deputado Federal. Foram quase dois anos de luta para reaver o mandato que o povo maranhense a mim concedeu, com a expressiva vitória nas eleições de 2014, com aproximadamente 65 mil votos”, declarou Julião Amin.

Como deputado, Julião Amin afirmou que irá atuar “na luta em prol da moralização dos costumes políticos e em defesa dos pescadores do Maranhão, que foram injustiçados com a perda do direito legítimo do seguro defeso, e em defesa dos trabalhadores, que são vítimas do sistema econômico do país”.

Com isso, perde a vaga Davi Alves da Silva Júnior, o Davizinho (PR). Alberto Filho (PMDB) torna-se o primeiro suplente e fica na Câmara, por enquanto, no lugar do deputado licenciado Sarney Filho (PV), ministro de Meio Ambiente.

Entenda

No último dia 10 de agosto, em sessão plenária, os ministros do STF decidiram, por 6 votos a 5, que apreciação final das contas de prefeitos deve ser feita mesmo pelas Câmaras Municipais, não pelos Tribunais de Contas.

Deoclides Macedo foi candidato a deputado federal em 2014 e teve 56.171 votos, mas, por ter contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, teve o registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que, após recente decisão do Supremo Tribunal Federal de que é competência exclusiva das Câmaras Municipais julgar contas de prefeito, proferiu nova sentença, reconhecendo a condição de elegibilidade de Deoclides.

Com os votos de Deoclides computados, mudou o número de eleitos por coligação e transformou Deoclides em primeiro suplente e garantiu a vaga direta a Julião Amin, que teve quase 65 mil votos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens