Fechar
Buscar no Site

José Reinaldo responde a Sarney

Por: José Reinaldo Tavares

Roseana quer revanche. Ela não perdoa a atitude dos policiais que, cansados de esperar por uma discussão séria sobre suas reivindicações, entraram em greve. Ela, usando de muita prepotência e ameaças, tentou fazer o movimento recuar. A categoria não se intimidou e quem recuou no fim foi ela, que acabou cedendo em tudo o que eles pediram desde o primeiro momento. Na verdade foi muita humilhação.

Agora ela resolveu se vingar e escolheu a PEC 300, que iguala o vencimento dos militares e policiais aos militares de Brasília. Agora vejam que, para dar notícias nos seus jornais e televisões, tentando criar um fato positivo depois do retumbante fracasso do seu projeto midiático com a Beija-Flor do Rio de Janeiro, ela convidou os governadores de outros estados para uma reunião em sua residência na Capital da República. Para os seus jornais, ela iria tratar de vistoso ‘Pacto Federativo’, seja lá o que isso significa.

Para os governadores, iriam tratar da PEC 300, acenando aos que aceitaram o convite com a ajuda muito importante do pai, presidente do Senado. Ela tentou esconder ao máximo o real motivo do encontro para não se incompatibilizar de vez com os policiais. Em vão. E ela tampouco pode dizer que a iniciativa não foi dela, que foi apenas convidada, já que a reunião foi em sua mansão particular em Brasília. Como esconder?

Se o estado não tiver meios de pagar o que preconiza a PEC, o correto, já que foi promessa de campanha da presidente, é negociar com o governo federal para tentar encontrar uma fórmula em que esses custos sejam divididos entre os estados e o governo federal. Os salários dos policiais são realmente baixos e existe a necessidade de que essa função fundamental para a vida em sociedade possa ser cumprida por profissionais recebendo salários mais dignos. E, ao contrário disso, não fazer a lambança que fez a governadora e depois tentar fugir da sua responsabilidade no episódio.

Os policiais definitivamente ganharam uma grande inimiga. Roseana quer revanche!

E seguindo o script caótico dessa gestão, em que pese o ‘tsunami propagandístico’ em que o governo bombardeia a população do estado, tentando fazer com que todos aceitem a lorota de que Roseana faz um grande trabalho na área da saúde, a realidade – sempre a realidade e as estatísticas, que ela deve achar que a perseguem e ao seu governo, divulgadas agora – do índice da saúde por estado mostra o Maranhão abaixo da média nacional. E aí? Esse programa de construir prédios, sempre em suspeitas dispensas de licitações e tentar fazer todos acreditarem que isso é saúde, não podia mesmo dar certo.

É apenas mais uma lorota, como é também aquela da criação dos 400 mil empregos que mensalmente o Caged desmente ao mostrar que aqui, ao invés de emprego, temos desemprego, como mais uma vez em janeiro, com mais 900 desempregados no estado. Aliás, ficar em 25° lugar no país já diz tudo. O governo não existe.

Mas, voltemos à saúde. O governo do Estado, sempre midiático, pegou um índice inteiramente novo e publicado pela primeira vez – repito, primeira vez – para tentar se dar bem. Inventou uma comparação com um índice que teria sido publicado em 2008, no qual o Maranhão estaria em último lugar, para dizer que a saúde do estado subiu nove degraus, saindo do último lugar para o 18°, o que mostraria, então, o ‘avanço’ que o estado teria experimentado com o midiático programa Saúde é Vida do governo estadual entre 2008 e 2010. Mentira!

O índice é novo e foi divulgado pela primeira vez. Não há o que comparar. Tenho certeza de que, se houvesse índice em 2008, este certamente seria maior do que o de agora, mostrando que o estado regrediu na oferta de saúde e não o contrário. Como a saúde poderia melhorar com hospitais fechados em reformas infindáveis e um bando de esqueletos de construções que chamam de hospitais no interior? É apenas mais uma mentira desse governo de araque…

Se alguém se saiu bem, foi o prefeito de São Luís, João Castelo, pois apesar do cerco do estado, que nem lhe permitiu construir um novo hospital de Urgência e Emergência e, na verdade, fechou importantes hospitais na capital, como o PAN Diamante e outros, São Luís foi classificada em 9° lugar no Brasil. E nem festa Castelo fez por isso, embora acima da média nacional. Como se vê não dá para levar esse governo a sério.

Um dos mais importantes juristas deste país, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, no último no domingo, classifica a Lei da Ficha Limpa como uma roleta-russa cheia de balas e diz textualmente: ‘a inelegibilidade pela rejeição de contas de prefeitos, por exemplo, pelos tribunais de contas, será que isso é bom? Nós sabemos que hoje temos problemas nos tribunais de contas. Há uma excessiva politização e partidarização dos tribunais de contas. Ou nós não sabemos disso? Não devemos ser ingênuos ao ponto de não imaginarmos que pode haver manipulação. Imaginemos que um político importante seja condenado em primeiro grau numa ação de improbidade. Alguém desconhece a pressão que haverá sobre o tribunal para julgar também nesse sentido e torná-lo inelegível? Pressão eventualmente política, inclusive. Quem conhece a estrutura de alguns tribunais sabe que isso pode ocorrer e vem ocorrendo’.

Aqui no Maranhão, alguém duvida que a oligarquia, com o poder que tem nas instituições, não vai usar a lei a seu favor contra seus inimigos ou para intimidar e aprisionar em suas teias os políticos vulneráveis? Será que vão acontecer penalidades em políticos importantes para a oligarquia?

Quem viver, verá! O alerta é do ministro Gilmar Mendes, feito publicamente pela imprensa.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

8 respostas para “José Reinaldo responde a Sarney”

  1. pericles disse:

    Como diria o grande filósofo Branchú :
    Todo Castigo para CORNO é óuco.

  2. Luiz disse:

    Só faltava este “ex governador meia boca” querer consertar o que esta errado neste pais. Quando esse malandro foi governador ficava chocando dentro do palácio e não fez nada proveitoso, agora que ficou de Beicinho com Sarney quer ser o paladino da justiça.

  3. Augusto disse:

    Quem este Zé Ruela pensa que engana, quem acredita neste corno velho?

  4. Evan de Andrade disse:

    ôh! TRAIRA,

    TU NÃO SABE NEM O QUE FALA. SÓ TEM VEZ E VOZ PORQUE O PAI DA MOÇA LHE DEU.

    Roseana aceitou porque membros do próprio governo pediram pra ela aceitar, o próprio Sarney pediu para João Alberto negociar. Eu acompanhei todo o desenrolar da história. Na verdade nem o governo, nem os policiais saíram vencedores em suas pelejas. Todos tiveram que ceder em algo.

    A própria policia se não aceitasse a negociação do governo, teria sua base minada. Muitos no interior do estado já estavam desistindo, por isso o comando de greve resolveu aceitar de imediato a proposta do governo. É claro, que lá no carro de som, o discurso na frente da assembleia era outro…

    Eu também estava torcendo para que os policiais tivessem aumento, mas dentro das possibilidades do governo. Roseana é da paz, por isso não ordenou a taca nos rebelados

  5. Gustavo disse:

    O “Ze Maxixe” cornao continua a destilar bobagens. Te recolhe galhudo , tu es um pulha apequenado!

  6. SAMUEL DE VITERBOS P. SANTOS- MÉDICO disse:

    Concordo, plenamente com o José Reinaldo Tavares, que isso é mais uma propaganda enganosa desse governo corrupto e mentiroso. O vereador e médico Chico Viana acaba de publicar dados interessantes no Blog do Luís Cardoso, que desmistificam esses dados, mostrando que, se esses valores propagandeados pelo Estado do Maranhão, através de sua Secretaria de Saúde, fossem reais, estaríamos numa Suiça e não pertinho do Haiti, como vemos diariamente.
    O IDSUS ( Indice de Desempenho do SUS) foi lançado semana passada, avaliando desde 2008 a 2010, os diferentes níveis de atenção- básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de emergência/urgência. A pontuação varia de 0 a 10.
    Os indicadores, 24 no total, medem o ACESSO- oferta de ações e serviços de saúde e a EFETIVIDADE- desempenho do Sistema, ou seja, o grau com que esses serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados que seriam esperados.
    Dos 24 indicadores, 14 avaliam o acesso e 10, a efetividade. Eles analisam desde a proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal, exames preventivos de cancer de mama e de colo uterino, até a cura de novos casos de tuberculose e hanseníase e proporção de partos normais.
    Por esses critérios é difícil acreditar que o Maranhão está melhor do que a capital da República ( Maranhão= 5,20; Brasília=5,09) e do que o Rio de Janeiro (4,58), passando de Mato Grosso (5,08) , Pará (4,17) e Paraíba (5,00).
    Basta ser maranhense, com um pouco de inteligência e imparcialidade, para ver que isso, de forma alguma, corresponde à nossa realidade. Outra coisa, como bem disse o ex-governador José Reinaldo Tavares, esse índice é recém-criado, portanto, não tem como comparar; além do que muitos especialistas em saúde pública criticam esses indicadores, que, além de serem fáceis de manipular, por secretários inescrupulosos, não são os melhores e ainda estão em fase experimental, com dados não muito confiáveis.
    O que se vê de melhora, na verdade, são decorrentes de programas federais, a exemplo das equipes do PSF e da implantação das UPAS. O Estado do Maranhão, por sinal, cortou até Samu dos interiores, a exemplo de Porto Rico, que teve suas verbas da saúde drasticamente reduzidas, por se tratar de adversário político do atual governo do Estado.

  7. PHOENIX disse:

    ESSE QUE TÊM A CARA DE PAU DE ATACAR ZÉ REINALDO E DEFENDER ROSENGANA SÃO PAGOS COM NOSSO DINHEIRO, BANDO DE LADRÕES SAFADOS.
    VOCÊS DEVIAM ERA SE ENVERGONHAR DO MARANHÃO QUE ELA EXIBE, QUE TORNOU-SE UMA VERGONHA NACIONAL, BANDO DE BANDIDOS.
    ZÉ REINALDO LEVOU ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU PARA TODOS OS MUNICÍPIOS, ENQUANTO ELA , ROSENGANA, COMEÇA A FECHAR ESSAS MESMAS ESCOLAS, PORQUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA EDUCAÇÃO.
    ISSO PORQUE É O MELHOR GOVERNO DA VIDA DELA, A RAINHA DO CARTEADO E DA MENTIRA, A FILHA DE DOM CORLEONE, O PODEROSO CHEFÃO.
    HOJE, A MÁFIA ATINGE TODOS OS PODERES DO MARANHÃO, PRINCIPALMENTE O JUDICIÁRIO.
    CORRUPTOS!!!

  8. FABIANA RODRIGUES disse:

    Olha como é o Maranhão, não dá para acreditar que pessoas honestas ,sensatas e inteligentes ainda defendam um governo desses, que só rouba e nada faz, apenas propaganda enganosa 24 horas.
    Dizem que cada povo tem o governo que merece. Eu acho sinceramente que eu não mereço isso, pois sou honesta e trabalhadora. Mas um dia essa farra vai acabar, pois ele, o Honorável Bandido, não é eterno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens