Fechar
Buscar no Site

Jornalistas evangélicos lançam site para checar notícias religiosas e pronunciamentos de políticos cristãos

Política, fake News e religião. Na onda crescente de notícias falsas, as mídias religiosas e lideranças cristãs que cumprem mandato político, também têm compartilhado esse tipo de conteúdo. Atenta a esse contexto específico de propagação de desinformação, a organização Paz e Esperança e um grupo de jornalistas evangélicos criaram o Coletivo Bereia. No próximo dia 31 de outubro, às 18h – data de importante evento religioso, Dia da Reforma Protestante – o Coletivo lançará o site Bereia (www.coletivobereia.com.br), dedicado à checagem de notícias e produção de conteúdo com foco em religião.

O nome faz referência a uma cidade grega, localizada na região da Macedônia, citada no livro bíblico de Atos dos Apóstolos (17.1-13), no Novo Testamento. O texto registra um elogio aos judeus de Bereia, que atendiam às reuniões promovidas pelos cristãos, não apenas por sua abertura para ouvir os ensinamentos, mas pela disposição que tinham de examinarem as Escrituras, diariamente, para identificar se o que Paulo e companheiros diziam estava correto. 

O conselho editorial do site é formado por cientistas sociais, teólogos, jornalistas que atuam no campo da mídia e da religião, dentre os quais, Joana Puntel, docente no curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do Serviço de Pastoral à Comunicação (SEPAC) e autora do livro “Cultura midiática e igreja: uma nova ambiência”; o jornalista Sérgio Pavarini, idealizador do Pavazine, um clipping semanal sobre política, religião, arte e cultura e do Pavablog; e a jornalista Marília de Camargo César, especializada em economia e negócios, autora de livros na área de espiritualidade cristã e histórias corporativas.  

A editora geral do site é Magali Cunha, jornalista e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). “O Bereia foi criado para somar. Sabemos que são muitas as várias iniciativas de agências, sites e coletivos que oferecem serviços diante da realidade tão desafiadora da propagação intensa de desinformação. No entanto, o Bereia quer oferecer uma especialidade ainda não desenvolvida por outro grupo: a checagem de notícias veiculadas nos espaços de mídias religiosas, que têm o público cristão como alvo, e a verificação dos pronunciamentos dos políticos religiosos que estão tão em evidência no cenário político hoje”, explica a editora, também membro da Associação Internacional em Mídia, Religião e Cultura e da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC).  

A edição executiva é de Alynne Sipaúba, jornalista, teóloga, integrante da equipe executiva da Paz e Esperança Brasil. O conteúdo será atualizado diariamente por uma equipe formada por jornalistas e estudantes de comunicação, que farão o trabalho online. O material checado será identificado com as seguintes etiquetas: verdadeiro, impreciso, enganoso, inconclusivo e falso. Além das checagens, o site publicará artigos de opinião de especialistas na área de religião e comunicação. 

Destaque para a seção “Torre de Vigia”, dedicada a monitorar notícias e pronunciamentos de pessoas que possuam mandato, ou ocupem cargos de confiança na gestão pública, e se identifiquem a partir de sua filiação religiosa. O Bereia monitora, por exemplo, os parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica e da Frente Parlamentar Mista Católica Apostólica Romana. A equipe também torna disponível ao público um número de whatsapp para receber solicitações de checagem (98-92000-7205). 

O Coletivo Bereia é apoiado pelas seguintes organizações: Agência Latino Americana e Caribenha de Comunicação (ALC); Associação Católica de Comunicação – Brasil (SIGNIS); Associação Mundial para a Comunicação Cristã – América Latina (WACC-AL, na sigla em inglês); Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (GP Comunicação e Religião – Intercom); e Paz e Esperança Brasil.

O Bereia pode ser acessado no link www.coletivobereia.com.br. Nas mídias sociais Facebook, Twitter e Instagram: @coletivobereia. Informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo Whatsapp +55 98-92000-7205.

Lançamento: 31 de outubro, quinta-feira, 18h. Transmissão ao vivo no Facebook de Outras Palavras.  https://www.facebook.com/outraspalavras/ 

Juliana Dias

Coletivo Bereia

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens