Fechar
Buscar no Site

Jerry sobre AST de Alcântara: “não podemos frustrar uma expectativa”

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) afirmou que o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) aprovado em regime de urgência, ontem, na Câmara dos Deputados, é essencial para o Brasil.  “A inserção no mercado aeroespacial é essencial à soberania do Brasil. Garantia da soberania não é isolamento de mercado mundial potencial que tem mais de 80% de tecnologia patenteada nos EUA. A defesa e garantia da soberania não pode ser reduzida equivocadamente ao AST”, disse.

Jerry votou a favor do Acordo e disse que o AST aprovado não fere a soberania nacional. “Diz-se: “Base de Alcântara será entregue aos EUA”. O Centro Espacial de Alcântara continuará sob comando do Brasil e poderá ter um funcionamento que hoje não tem e que pode levar até , no limite, ao seu fechamento. Não podemos frustrar uma expectativa e uma possibilidade positiva para o Maranhão e o Brasil. Não se trata de algo apenas para amanhã, nem para depois de amanhã. Se trata de estabelecer pré-condições para um período longo, bem mais largo que o governo de Bolsonaro, o breve”, afirmou.

Vice-líder do PCdoB na Câmara, Jerry também explicou que o incremento das atividades no CEA obriga que sejam resolvidos os passivos com quilombolas.

“Desde a década de 80 já tivemos 7 governos no Brasil e nenhum resolveu estes passivos. Hora de reforçar a cobrança e garantir direitos. E garantir contrapartidas financeiras permanentes. Em dois meses e meio jamais Bolsonaro conseguiria formular e negociar um acordo de salvaguardas tecnológicas. É falsa a afirmação de que se trata de um acordo Bolsonaro/Trump. Poderia ter sido Temer/Trump e até mesmo Dilma/Trump. Ou seja, não é um acordo deste governo”, finalizou Márcio Jerry.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens