Fechar
Buscar no Site

Instituto Exata acertou resultado da eleição em 2014 no Maranhão

O instituto Exata acertou em cheio o resultado da eleição no Maranhão em 2014. Diferente do Ibope, que chegou a divulgar que Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho 30%, a Exata, no dia 3 de outubro de 2014, divulgou seu último levantamento e apontou que Dino venceria no primeiro turno com 64% dos votos válidos, contra 32% de Edinho.

O resultado nas urnas foi 63,52% para Flávio Dino e 33,69% para Lobão Filho, ou seja, uma diferença de apenas um ponto percentual dentro da margem de erro.

Já para o Senado, o IBOPE na última pesquisa indicava que Gastão Vieira seria eleito com 51% dos votos contra 40% de Roberto Rocha. Em contrapartida, a Exata mostrava empate entre Rocha e Gastão com 36% das intenções de voto cada um, com tendência de crescimento do primeiro. Abertas as urnas, o resultado foi o seguinte: Rocha foi eleito senador com 51,54% contra 44,48% de Gastão.

Última pesquisa Exata

A nova pesquisa Exata/JP divulgada na sexta-feira (14) pelo Jornal Pequeno mostra que o governador Flávio Dino subiu de 61% para 64% dos votos válidos, vencendo a eleição no primeiro turno. Em seguida, aparece Roseana Sarney, que passou de 31% para 29%. Ainda de acordo com a Exata/JP, Maura Jorge tem 4% dos votos válidos, seguida por Roberto Rocha, com 3%. Ramon Zapata e Odívio Neto não pontuaram.

Já para o Senado, a Exata/JP mostra um cenário ainda disputado em que 5 candidatos brigam pelas duas vagas em jogo nesta eleição. A dupla de candidatos do governador Flávio Dino, Eliziane Gama (PPS) e Weverton (PDT), passou a assumir as duas primeiras posições, seguida de perto pela dupla da família Sarney, Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV); Zé Reinaldo (PSDB) vem logo atrás.

Eliziane passou de 18% para 27% das intenções de voto e Weverton subiu de 20% para 25%. Ambos aumentaram a intenção de votos além da margem de erro, de 3,3 pontos para mais ou para menos.

De acordo com o novo levantamento, feito entre segunda (10) e quinta-feira (13), Lobão (MDB) oscilou de 25% para 24%. Sarney Filho (PV) foi de 24% para 22%. Zé Reinaldo (PSDB) passou de 20% para 18%. Alexandre Almeida (PSDB) tinha 11% e agora tem 10%.

Preta Lu (PSTU) foi de 4% para 3%. Samuel Campelo (PSL) tinha 3% e agora tem 2%. Saulo Pinto (PSOL) passou de 2% para 1%. Saulo Arcangeli (PSTU) e Iêgo Bruno (PCB) mantiveram 1% cada.

Registrada no TSE sob o nº MA-09907/2018, a pesquisa Exata/JP realizou 1.400 questionários na Grande São Luís e nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central do Maranhão, entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiabilidade é de 95%.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens