Fechar
Buscar no Site

Informes e últimas pesquisas eleitorais em vários municípios do MA – parte 2

Gil Cutrim se reelege tranquilidade, revela pesquisa em Ribamar

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) tem a sua reeleição totalmente consolidada no município de São José de Ribamar. É o que aponta nova pesquisa da Prever Pesquisas e Consultoria Ltda contratada pelo Jornal Aqui Maranhão, veículo de comunicação pertencente ao grupo do Jornal O Imparcial, e divulgada nos dois matutinos nas suas edições deste sábado (06).

Na nova pesquisa, Gil Cutrim aparece com 70,4% das intenções de votos válidos, praticamente dois pontos percentuais acima do resultado apresentado no primeiro levantamento, divulgado pelo Aqui Maranhão no dia 19 do mês passado e no qual ele apareceu com 68,5% da preferência do eleitorado ribamarense.

Em segundo lugar, de acordo com a nova pesquisa, está o candidato do PC do B, Júlio Filho, com 26,4% de intenções de voto, 44 pontos percentuais atrás do prefeito e candidato a reeleição, que comanda a coligação “Força Popular Ribamarense” – formada por 20 partidos e que figura, hoje, como o maior grupo político disputando as eleições deste ano em São José de Ribamar e no Maranhão. Arnaldo Colaço (PSB) aparece na terceira colocação com 3,2% das intenções de voto.

A nova pesquisa da Prever foi realizada nos dias 02, 03 e 04 deste mês. Foram entrevistadas mil pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA-505/2012 e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pergunta “Independentemente de seu voto, quem você acha que vai vencer as próximas eleições para prefeito?”, Gil Cutrim amplia sua vantagem: de resposta espontânea, 79,6% dos entrevistados acreditam na reeleição do prefeito. Júlio Filho aparece com 10,7% e Arnaldo Colaço com 0,8%.

No quesito rejeição, os percentuais se mantiveram os mesmos do levantamento anterior. Arnaldo Colaço é o mais rejeitado com 38,7 pontos percentuais. 27,5% dos entrevistados afirmaram não votar, de maneira alguma, no candidato Júlio Filho. Gil Cutrim é o menos rejeitado com 16,2 pontos percentuais.

A nova pesquisa, mais uma vez, avaliou o desempenho da atual administração municipal de São José de Ribamar. 67,7% dos entrevistados a classificaram como ótima e boa. 28,7% consideraram como ruim e 3,7% não souberam ou não responderam.

Perseguição em Pinheiro

Certo da derrota que se aproxima, o grupo Sarney, representado em Pinheiro pela família Mendes, que tem como candidato Filuca Mendes (PMDB) tentaram ontem intimidar mais de 30 mil pessoas que foram as ruas levar seu apoio ao candidato que faz oposição a oligarquia Sarney, o atual prefeito e candidato à reeleição José Arlindo (PSB).

A população ficou ainda mais revoltado com a forma que eles tentaram pressionar para a não realização do ato político na Praça do Centenário. O juiz Anderson Sobral da 106º Zona Eleitoral entendeu que o ato caracterizava comício, que está proibido de ser realizado desde a quinta-feira (4).

O coronel Ramos, comandante do 10º BPM, enviou uma tropa para ficar de prontidão na praça impedindo a manifestação dos partidários.

Zé Arlindo e o vice Luciano Genésio subiram na sacada do Comitê, onde “amordaçados” acenavam para a multidão que entusiasmada. (Com informações do Blog do Gustavo)

Consuêlo vence com facilidade em Jatobá, aponta pesquisa Inop

Se as eleições fossem hoje no município de Jatobá, a candidata Consuêlo venceria com a folga. Ela tem 71,60% das manifestações de voto estimulada, contra 23,26% do seu adversário, Louro do Benvindo. Não souberam ou não opinaram somaram 5,14% dos entrevistados.

De acordo com o levantamento, a candidata Consuêlo tem uma vantagem de 48,34 pontos percentuais à frente de Louro. A consulta, realizada pelo Instituto Inop entre os dias 24 a 27 de setembro, ouviu 331 pessoas.

A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 6,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 94%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo MA-00366/2012.

Simplesmente Maria tem a preferência em Arari

A candidata Simplesmente Maria (PMDB) lidera a disputa pela Prefeitura de Arari, de acordo com a pesquisa do Instituto Inop. Ela tem 54,86% das intenções de voto. O segundo colocado é Djalma Melo (PTB), com 40,92% dos votos.

Os demais candidatos registram os seguintes índices: Aurinete Freitas (PP) ficou com 2,20%; e Totó Vale (PCdoB), com 0,37% das manifestações de voto estimulada. O total de indecisos é de 1,65%.

Registrada no dia 1 deste mês no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº MA-00494/2012, a pesquisa ouviu 545 eleitores em Arari, nos dias 1 e 2 de outubro. A margem de erro máxima estimada é de 4,2%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.

Instituto Gênesis mostra Gleide Santos na frente em Açailândia

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Gênesis Pesquisas Ltda – ME, entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2012 mostra a candidato do PMDB, Gleide Santos, com 43,66%, seguida de Elson Santos (PSDB) com 34%. O terceiro e último colocado no levantamento, Milton Texeira Santos Filho, o Prof. Milton (PSOL), da coligação “Frente Popular”, tem apenas 7,6% de intenções de votos. Não opinou, indecisos: 14,6%.

A pesquisa, encomendada pela Rede TV Imperatriz Ltda, foi registrada no dia 28 de setembro de 2012 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), sob o número MA 00401/2012. Foram realizadas 600 entrevistas.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4% pontos percentuais para mais ou para menos.

Lobato na frente em Santa Helena

O advogado e candidato do PPS à prefeitura de Santa Helena, Lobato, da coligação ‘Santa Helena para todos’ só confirmou a sua liderança na pesquisa de intenção de votos nesta semana. A pesquisa realizada dia 24 de setembro pela Econométrica, empresa qualificada no ramo de estatísticas, sob o registro ma 00360/2012, aponta na espontânea Dr. Lobato com 54,8% e Zezildo Almeida, seu adversário, com 40,7%, uma diferença de 14,1% a frente do seu adversário.

No quesito estimulada, Dr. Lobato aparece com 56%, enquanto Zezildo tem 41,4%. Não sabe/Não responde, 2,6%.

A pesquisa contratada por Carlos Augusto Mesquita Reis foi registrada no TSE no dia 27 de setembro com uma margem de erro de 4,7% e intervalo de confiança de 95%. A Econométrica ouviu 423 moradores da sede e povoados.

Escutec diz que Miltinho Aragão mantém liderança em São Mateus

O candidato Miltinho Aragão (PSB), da coligação “Unidos para Reconstruir São Mateus”, é o líder disparado da mais recente pesquisa Escutec realizada em São Mateus. Ele encabeça o levantamento com 70,4% das intenções de voto.

Quem aparece em segundo lugar é o candidato da coligação “Frente Popular de São Mateus”, Genilson Alves (PT). Ele detém 20,3% das intenções de voto. Em terceiro lugar está José Maria Teixeira, o Zé Maria (DEM), da coligação “A Força que Vem do Povo”, com 3,0% das intenções de voto. Brancos, nulo: 2%. Outros 4,3% disseram não saber, ou preferiram não responder ao questionário.

A pesquisa Escutec, contratada pela A4 Serviços e Entretenimento, foi registrada no dia 1º de outubro de 2012 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, sob o protocolo MA-506/2012. Foram ouvidas 300 pessoas, para uma margem de erro de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Escutec: Alan Linhares é o favorito em Bacabeira

Segundo o que foi apurado pela Escutec em pesquisa realizada nos dias 03 e 04 de outubro, se a eleição em Bacabeira fosse hoje o candidato Alan Linhares do PTB teria 47% das intenções de voto contra 32% de Calvet e 17% de Fernanda Gonçalo, com 1,3% de branco e nulo e 2,7% dos que responderam que não sabem e não respondem. Se convertidos em votos válidos estes números seriam 49% para Alan, 33,3% para Calvet e 17,7% para Fernanda Mendonça.

Perguntados se seu voto já está definido ou ainda poderiam mudar os eleitores de Bacabeira declararam que 83% estão definidos e apenas 12,3% ainda pode mudar. Sendo assim, segundo a pesquisa, a eleição estaria definida em favor de Alan Linhares.

Perguntados se independentemente do seu voto, quem o eleitor acha que será o próximo prefeito de Bacabeira, 43,7% dos eleitores acha que será Alan, 30% acha que será Calvet e apenas 15% Fernanda Mendonça.

Exata aponta liderança de Zé Mário em Vitória do Mearim

O candidato a prefeito do PSB, Zé Mário, lidera com folga pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Vitória do Mearim, de acordo com pesquisa realizada por Lino Emiliano Praseres Silva – Instituto Exata, no período de 1º a 3 de outubro.

A pesquisa, contratada por Fernando César Cordeiro Pestana, foi registrada no dia 30 de setembro de 2012, no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 00458/2012. Foram ouvidos 450 eleitores na sede e na zona rural do município.

Zé Mário, na pesquisa estimulada, detém 35% das intenções de votos, enquanto a candidata do PV, Dóris Rios, aparece com 31%. A candidata Dídima Coelho detém 23%. Não sabe: 6% e nenhum, branco e nulo: 5%. A pesquisa foi realizada com a margem de erro máxima de 3% e nível de confiança de 95%.

Data M indica liderança de Junior Franco em Cururupu

O candidato Junior Franco (PMDB) é o que tem mais chance de vencer a corrida eleitoral para prefeitura de Cururupu. A poucas horas do pleito, a coligação “Cururupu não pode parar” comemora sua liderança em uma pesquisa apresentada e registrada no TSE pelo Instituto Data M no dia 28 de setembro sob o nº 00418/2012.

A pesquisa contratada pela Rádio Vale – Rádio e Televisão Vale do Farinha Ltda diz que Junior Franco tem (no quesito estimulada) 43,5% dos votos da coleta feita entre os dias 1º a 2 de outubro naquele município. Em segundo lugar aparece a Professora Rosinha (PSC) com 29,5% dos votos e Maria Rita em terceiro com 23,2%.

Segundo o Instituto Data M, foram ouvidos 300 moradores da sede e povoados, sendo que a margem de erro apresentada foi de 5,0% com um intervalo de confiança de 95%.

Instituto Econométrica mostra Djalma Melo na frente em Arari

Djalma Melo, candidato pelo PTB, é quem aparece na frente em uma pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Econometrica na cidade de Arari entre os dias 29 e 30 se setembro.

No quesito espontânea, Djalma Melo lidera com 44,7% dos votos, sendo seguido pela candidata do PMDB Simplesmente Maria que surge com 38,5%. Em terceiro lugar a pesquisa mostra Aurinete Freitas do PP com 3,1% dos votos e Toto Vale como 2,5% em quarto lugar. Votos Nulos 0,6% e Não sabem e não responderam 10,6% dos entrevistados.

Na pesquisa estimulada, Djalma Melo tem 46,4%. Simplesmente Maria 39,9%, Aurinete Freitas 3,6%, Toto Vale 2,5%. Nulos 0,6% e Não sabe/Não responde 10,6%.

A pesquisa registrada no TSE no dia 1º de outubro sob protocolo Ma-00508/2012 ouviu 368 moradores de Arari. O erro amostral ficou com 5,2% com um intervalo de confiança de 95%.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens