Fechar
Buscar no Site

Informe JP

Refinaria: Lobão admite dificuldade financeira

Apesar de a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, negar qualquer problema de caixa na companhia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu, ontem, que a Petrobras tem ‘uma certa dificuldade financeira’ para tocar as obras da Refinaria Premium, em Bacabeira, no Maranhão. Segundo ele, no entanto, o empreendimento é prioritário para o país, e, por isso, Graça Foster foi à China negociar o projeto. ‘Um projeto nessa altura não pode acabar, ele é uma necessidade para o país. Estamos importando gasolina e diesel não porque não temos petróleo, mas porque não temos refinarias’, disse Lobão.

‘Pedi que a Graça fosse à China buscar parceria com estatal para completar a refinaria do Maranhão’, completou.

A entrada em operação da usina do Maranhão era prevista pela Petrobras para 2016, mas o governo estadual já estima que o empreendimento só esteja concluído em 2018. ‘A refinaria está na fase de terraplenagem’, disse Lobão. Os projetos das refinarias não serão abandonados’, assegurou o ministro.

Sarney feliz

Se a presidente Dilma Rousseff queria mesmo fazer um aliado feliz, conseguiu. O senador José Sarney ficou radiante com a presença de Dilma no jantar de homenagem que o vice-presidente Michel Temer lhe ofereceu anteontem no Palácio do Jaburu.

Dilma fez um breve discurso em homenagem a Sarney, que se licenciará do mandato hoje para concluir uma autobiografia. Orgulhoso, Sarney mostrou ontem a amigos fotos da reunião.

A foto mostra o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves; Temer, a presidente, Sarney e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Extrapolando fronteiras

A proposta de retirada do PT do governo Roseana Sarney começa a extrapolar as fronteiras do estado. Na última segunda-feira (25), o PT de Santa Catarina emitiu nota oficial manifestando apoio à luta dos militantes maranhenses pelo retorno do partido ao campo da oposição ao grupo Sarney e declarando ‘persona non grata no PT’ o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, pré-candidato ao governo em 2014.

A briga interna pela saída do partido do governo promete esquentar ainda mais na próxima reunião da executiva estadual, quando o tema voltará à ordem do dia. Na última reunião, com a presença de 15 dos 17 membros, os aliados do vice-governador Washington Luís que defendem a permanência tiveram que esvaziar o encontro para não serem vencidos e terem que entregar os cargos.

Votação de vetos

Atendendo solicitação do deputado Marcelo Tavares, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa colocará em votação, até o dia 7 de março, todos os vetos do Poder Executivo aos projetos de lei dos parlamentares.

Tavares pediu prioridade para a deliberação sobre o veto da governadora Roseana Sarney ao projeto de lei de sua autoria que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas em ferryboats.

Ao vetar a matéria, aprovada no plenário da Assembleia, Roseana alegou que a proposição seria inconstitucional, por ser competência apenas do próprio Estado tratar o assunto. Tavares, no entanto, contesta e pede a derrubada.

Estatuto do Educador

O líder da oposição, deputado Rubens Júnior, cobrou na manhã de ontem, na tribuna, celeridade do governo em mandar para a Assembleia Legislativa o Estatuto do Educador.

O parlamentar lembrou que, o então ex-secretário Chefe da Casa Civil, Luís Fernando, garantiu que o governo mandaria em uma semana o projeto, mas não cumpriu o prazo.

Déficit docente

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão denuncia defasagem de aproximadamente 20 mil professores no estado e cobra do governo a realização de concurso público para suprir a carência.

Segundo o presidente do sindicato, Julio Pinheiro, ‘não temos meta e planejamento para atacar os problemas cruciais da educação no estado. Precisamos, urgentemente, de um Plano Estadual de Educação’, ressaltou.

Pela investigação

A decisão do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, de pedir à Polícia Federal a abertura de inquérito policial para apurar denúncias sobre suspeita de fraude na eleição de 2010, encontrou eco no presidente da Embratur, Flávio Dino.

Pelo Twitter, Dino se manifestou favorável à iniciativa do desembargador, ex-corregedor do TRE. ‘Muito positiva a ideia de inquérito na Polícia Federal para apurar as suspeitas de crimes e fraudes na eleição de 2010. Apoio a ideia’, escreveu Flávio Dino no seu perfil do miniblog.

De acordo com os dados da votação eletrônica fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral, referentes à eleição de 2010 no Maranhão, constatou-se que em um restrito número de municípios mais 18 mil votos foram registrados após as 17h, e que o tempo entre os votos foi inferior a 1 minuto.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens