Fechar
Buscar no Site

Informe JP

Vai se entregar à PF

O jornal O Globo divulgou, ontem, que Adarico Negromonte Filho, último foragido da “Operação Lava-Jato”, deve se apresentar na Superintendência da PF entre segunda-feira e terça-feira. A informação foi atribuída à advogada Joyce Roysen.

A notícia causou inquietação no Palácio dos Leões, pois Adarico trabalhava para o doleiro Alberto Youssef, e, segundo a PF, sua função era entregar dinheiro a políticos.

Em depoimento à PF, a contadora Meire Poza, também funcionária de Youssef, revelou que Adarico pagou uma das parcelas da propina da Constran à governadora Roseana Sarney. O valor foi de R$ 300 mil. A pessoa que recebeu o dinheiro teria reclamado da quantia e consultado Roseana se o montante deveria ser recebido, conforme apurou a PF.

Lição de casa

O governador eleito, Flávio Dino, promoveu, durante a sexta-feira, e deve prosseguir esta semana, uma série de sabatinas com alguns dos seus futuros auxiliares.

A todos os sabatinados Dino concedeu o tempo de 20 minutos para que apresentassem suas considerações sobre o setor que ficará sob sua responsabilidade. Em seguida, disse o que pretende e o que espera de cada um.

O governador eleito explicou, nos mínimos detalhes, como pretende conduzir a administração para alcançar os resultados desejados pela população que o elegeu com uma votação extraordinária.

Alternativa de Dutra

Dutra

O governador eleito, Flávio Dino, tentou manter o deputado Domingos Dutra na Câmara dos Deputados, mas a engenharia política falhou.

A intenção era fazer o ex-governador José Reinaldo secretário de Planejamento, a primeira suplente Luana Alves secretária de Turismo e abrir caminho para a permanência de Dutra na Câmara, mas a articulação não vingou.

A alternativa foi manter Dutra em Brasília, mas na Representação do Maranhão, onde comandará uma equipe para acompanhar a tramitação de projetos e assuntos de interesse do Estado.

Partidos no governo

Aos poucos e sem pressão, Flávio Dino está concluindo a montagem do seu governo prestigiando os partidos que formaram a aliança “Todos pelo Maranhão”. Os que ainda não tinham sido contemplados tiveram o ego afagado neste final de semana.

O PDT, por exemplo, apesar de não possuir mais a pujança de outrora, indicou três secretários (Educação, Trabalho e Agricultura), enquanto o Solidariedade emplacou Simplício Araújo na Indústria e Comércio e Domingos Dutra na Representação do Maranhão em Brasília.

PPS, PSB, PCdoB e PP já haviam sido contemplados logo nas primeiras indicações anunciada via Twitter.

Revendo o projeto

O deputado Alexandre Almeida deve se manifestar esta semana sobre o pedido para que retire de pauta o projeto que trata de eleição indireta para governador, a fim de proporcionar a fluidez das matérias que estão na ordem do dia.

Por conta da polêmica, a oposição já avisou que todas as vezes que a proposição foi colocada à deliberação do plenário, a oposição deverá obstruir a votação retirando-se do recinto para evitar quórum qualificado.

Semana passada, os projetos somente foram votados após entendimentos entre os líderes partidário e com a proposição fora da pauta por conta da viagem de Alexandre à Brasília.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens