Fechar
Buscar no Site

Informe JP

Flávio Dino avança

Em mais uma semana de campanha eleitoral, Flávio Dino continua atuando como se estivesse atrás nas pesquisas e não com uma folgada margem de 30 pontos à frente, como apontam todas as pesquisas registradas e divulgadas ao longo do mês.

Dino e o candidato ao Senado, Roberto Rocha, percorreram vários municípios de regiões diferentes do estado, conseguindo sempre realizar atividades com grande receptividade da população. Foi assim no leste maranhense, no baixo Parnaíba e na região dos cocais. Neste domingo, a coligação Todos pelo Maranhão percorrerá cinco municípios da região do Munin.

Flávio Dino também inovou na semana ao descentralizar as atividades. A grande carreata realizada ontem entre Dom Pedro e São Domingos foi iniciada com a presença do candidato a governador, mas prosseguiu sob liderança do candidato a vice, deputado federal Carlos Brandão. “É uma forma de fazermos a campanha alcançar o maior número de municípios em todas as regiões”, explicou o deputado Marcelo Tavares, membro da coordenação da campanha oposicionista.

A julgar pelo ritmo das três semanas iniciais de campanha, Flávio Dino está conseguindo atuar na ofensiva como tem que ser. Ele sabe que os adversários são fortes e tudo farão para tentar reverter o sentimento que hoje contagia a maioria dos eleitores maranhenses, que, segundo mostram as pesquisas, querem acabar com o longo ciclo político de domínio do grupo Sarney.

Sarney e Lobão

Num esforço concentrado para tentar alavancar a candidatura de Lobão Filho, o senador José Sarney e o ministro Edson Lobão assumiram o comando das ações de campanha.

Os dois estão se dividindo em receber lideranças e fazer visitas, além de orientar os principais auxiliares do candidato, por eles considerados inexperientes.

Tensão

Por mais que tentem esconder, observa-se um certo clima de tensão na campanha de Lobão Filho.

A expectativa não confirmada é de que ele chegaria às convenções, no final de junho, na casa dos 30% de intenção de votos.

O prazo para chegar ao índice foi prorrogado pela campanha para o início dos programas de rádio e tv, em 19 de agosto. Agosto já se aproxima e a meta não consegue ser alcançada. Esforços estão sendo redobrados para isso

Um não sobe…

Lobão Filho ostenta na média das pesquisas divulgadas e nos levantamentos internos o mesmo patamar que tinha o ex-candidato Luís Fernando quando desistiu da disputa.

Depois de um influxo inicial, Lobão Filho não consegue avançar na velocidade necessária e desejada pelo grupo.

O elevado índice de rejeição explicaria a dificuldade de crescimento.

O outro não cai…

Já o candidato oposicionista consegue manter o mesmo patamar médio que ostenta há vários meses.

Analista veem sinais de cristalização do voto em Flávio Dino, o que pode ser atestado pela permanência nas pesquisas acima de 50% das intenções.

Dino mantém, além disso, mais de 30% de intenção espontânea e uma rejeição média na casa dos 14%, segundo as pesquisas registradas e divulgadas.

Situação incômoda

O deputado Sarney Filho anda muito preocupado com a situação do Partido Verde, cuja ata da convenção está sub judice. Pelo documento protocolado no TRE-MA, além de não constar coligação para a eleição proporcional, apresenta Washington Rio Branco como candidato ao Senado.

A direção do PV retificou a ata e encaminhou ao Tribunal fora do prazo, constando a coligação no chapão governista e manifestando apoio às candidaturas de Lobão Filho ao governo e Gastão Vieira ao senado. Mas o pleno do Tribunal Regional Eleitoral ainda vai decidir de aceita ou não as correções.

Sarney Filho estaria preocupado porque, se for mantida a primeira ata, o PV terá que disputar a eleição sozinho e com apenas dois candidatos a deputado federal: ele próprio e Vitor Mendes, sendo que este último já manifestou o desejo de desistir da disputa em tais condições.

Prazo furado

O prazo prometido pelo governo do estado para colocar em funcionamento o hospital para tratamento oncológico, na Avenida São Luís Rei de França, Turu, não foi cumprido.

Há cerca de quinze dias uma comissão de parlamentares esteve no local e denunciou a falta de instalações adequadas e de equipamentos, o que levou o secretário de Saúde, Ricardo Murad, a garantir, através do facebook, que o hospital estaria atendendo o público apartir do dia 25 de julho.

O prédio alugado pelo governo do estado, desde fevereiro de 2014, da Difusora Incorporações, ao valor de R$ 30 mil/mês, continua fechado. O locador já recebeu 120 mil.

Real e virtual

Os entreveros entre os candidatos Flávio Dino e Lobão Filho vão além dos palanques instalados no interior do estado e das caminhadas e carreatas de fim de tarde nos municípios visitados.

Antes de começar o palanque eletrônico no horário eleitoral, os representantes das duas coligações travam um verdadeiro duelo no campo virtual e estão em todas as mídias sociais.

A disputa no campo virtual é tão intensa, que os marqueteiros das campanhas dos dois principais candidatos estão criando mídias específicas para as redes sociais.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens