Fechar
Buscar no Site

Imagem mostra sucesso do ‘Diálogos pelo Maranhão’ e descontrói tese de fracasso

O concorrido blog do jornalista Gilberto Léda publicou um post sob o título “Comunistas colocam foto oficial de Roseana no chão em Açailândia” (veja aqui). Neste, seguindo a linha editorial do órgão de imprensa de propriedade da família Sarney, é questionada a legitimidade do movimento “Diálogos pelo Maranhão”, que reúne membros da oposição ao grupo político liderado pelo senador José Sarney, e que tem na própria governadora Roseana Sarney a representante da continuidade no Poder.

O post destaca o fato de terem retirado da parede a fotografia da governadora Roseana Sarney, colocando-a no chão. Segundo Léda, antes do evento se iniciar, “os comunistas fizeram questão de tirar de uma das paredes da Câmara Municipal da cidade a foto oficial da governadora Roseana Sarney (PMDB)”. Assim, concluiu: “uma cena lamentável”.

Oposição-Diálogos-2Ora, isto demonstra cabalmente como pensa o clã Sarney sobre o Maranhão.

Por que a Câmara Municipal de Vereadores de Açailândia deve ter pregada na parede uma foto da governadora? Certamente, o motivo é o mesmo pelo qual o Tribunal de Contas do Estado ostentava até bem pouco tempo o nome da governadora em letras garrafais em sua fachada e vários órgãos públicos ainda são nominados por figuras da família ainda vivas. A Constituição Federal, no artigo 37, exige da Administração Pública uma atuação impessoal. Mas não é assim que pensa o grupo político da governadora Sarney.

A situação é ainda pior pelo fato de a Câmara Municipal de Açailândia ser um órgão do Poder Legislativo, e de outro ente da Federação, do Município, e não do Estado do Maranhão. Esta deveria ser a pergunta feita pelo escriba, e não quem retirou a fotografia da parede. Pouco importa quem tirou ou não a imagem, que pela Constituição jamais deveria estar ali.

No mais, cabe ressaltar que em nenhuma dependência do Congresso Nacional, muito menos ainda nos plenários da Câmara ou do Senado, não se encontra nenhuma foto oficial da presidente Dilma Rousseff. Na Assembleia Legislativa do Maranhão ou na Câmara Municipal de São Luís não existe qualquer foto oficial da governadora. Muito pelo contrário, no Plenário da AL foi inserida a frase “Não há Democracia sem Parlamento livre”, assinada pelo senador José Sarney (PMDB-AP), ex-presidente da República que traz uma mensagem de independência entre os poderes.

Depois de questionada esta conduta, de ter sido suplantado o quadro da filha do senador José Sarney da Câmara de Açailândia – onde ela nem deveria estar – é publicado a foto do evento realizado pelo grupo de oposição. Na fotografia, é possível ver o local quase vazio, passando ao leitor a impressão de que o ato não contou com o apoio popular. Mais um capítulo da tentativa de questionar a legitimidade do movimento.

Este blog e o do Jorge Vieira também publicaram um post sobre o evento realizado pelo movimento “Diálogos pelo Maranhão”, o que acaba desconstruindo a tese de que o ato foi um fracasso de público. A mesma fotografia do mesmo auditório, no mesmo dia, no mesmo local demonstra o sucesso da cerimônia comandada pelos oposicionistas.

Ao contrário do retrato publicado na mídia sarneisista, o auditório está com a capacidade completa de pessoas.

Evento 'Diálogos pelo Maranhão' (2)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens